Tribunal russo multa Wikipedia por divulgar ‘informações militares secretas’

10

Um tribunal russo multou nesta quinta-feira a Wikimedia Foundation, dona da Wikipédia, em dois milhões de rublos (US$ 24.510) por não deletar o que disse ser “conteúdo proibido” relacionado aos militares russos, informou a Interfax.

Ele disse que esta foi a sétima multa imposta à Wikimedia em 2023 por não remover informações proibidas. As multas agora totalizam 8,4 milhões de rublos.

A última penalidade foi por não remover um artigo sobre uma unidade militar que continha “informações militares classificadas” sobre sua localização, composição e equipamento, incluindo informações relacionadas ao andamento do que a Rússia chama de operação militar especial na Ucrânia.

A Wikimedia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Ela disse anteriormente que as informações das quais as autoridades russas reclamaram eram de boas fontes e estavam de acordo com os padrões da Wikipedia.

A Wikipédia é uma das poucas fontes independentes de informação em russo que sobreviveram desde que a repressão estatal ao conteúdo online se intensificou após a invasão da Ucrânia no ano passado.

“Ainda não estamos bloqueando a Wikipédia, não há tais planos por enquanto”, disse o ministro de assuntos digitais Maksut Shadaev, da Interfax, na semana passada.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zorann
Zorann
11 meses atrás

Os artigos do Wikipedia podem ser editado por qualquer usuário.

Difícil fiscalizar este tipo de coisa.

Last edited 11 meses atrás by Zorann
Jagdv#44
Jagdv#44
11 meses atrás

Maldita Wikipedia!
Sempre atacando a democracia!!!

Nuno Taboca
Nuno Taboca
11 meses atrás

Absurdo isso. O regime democrático russo, transparente e nada corrupto sofre com esse tipo de coisa. Como pode não obedecer ordem do líder supremo, salve salve Putin.

Tá merecendo uma operação especial militar pra desnazificar e desmitarizar a Wikipédia tb.

M4l4v|t4
M4l4v|t4
11 meses atrás

Ainda não estamos bloqueando a Wikipédia

Poderia ser um Flávio Dino ou Alexandre de Moraes falando, mas é um funcionário público russo, ou seja, o mesmo tipo de lixo.

Falta pouco para perdermos a paciência com esse tipo de gente que acha que vai colocar restrição em algo que não foi criado por eles e que através do qual, dependem para quase tudo.

IvanF
IvanF
11 meses atrás

Se são “informações militares classificadas”, pq tá na Wikipedia? Tem que melhorar essa segurança da informação aí, heim!

Zoe
Zoe
Reply to  IvanF
11 meses atrás

O Governo não falha, a culpa sempre é dos outros malvados!

Hank Voight
11 meses atrás

A que ponto chegou o Putinstão

Nei
Nei
11 meses atrás

Cuidado Forças Terrestres!

Segundo os “especialistas russos” aqui, com suas fontes seguras, estão disseminando informações verdadeiras dos planos Russos aqui, logo Putinzinho bloqueia.

Felipe
Felipe
11 meses atrás

Interessante a frase “ repressão estatal ao conteúdo online”, isso não seria aplicável também à midia ocidental que bloqueou todos os canais russos de todas plataformas existentes, bem ainda no começo da guerra (antes da midia russa bloquear o conteudo estrangeiro)?

DanielJr
DanielJr
Reply to  Felipe
11 meses atrás

É aplicado em qualquer lugar onde se têm governo e políticos de um lado e seres humanos em outro.