Um grande incêndio irrompeu em um depósito de petróleo na Crimeia depois que foi atingido por dois drones ucranianos, informou um funcionário nomeado pela Rússia no sábado, o último de uma série de ataques na península anexada enquanto a Rússia se prepara para uma esperada contra-ofensiva ucraniana.

Mikhail Razvozhayev, o governador russo de Sevastopol, uma cidade portuária na Crimeia, postou vídeos e fotos do incêndio em seu canal no Telegram.

Razvozhayev disse que o incêndio no porto da cidade recebeu a classificação mais alta em termos de quão complicado será extinguir. No entanto, ele informou que o incêndio aberto havia sido contido.

Razvozhayev disse que o depósito de petróleo foi atacado por “dois drones inimigos” e quatro tanques de petróleo incendiados. Um terceiro drone foi abatido do céu e outro foi desativado por meios radioeletrônicos, de acordo com o governador da Crimeia nomeado por Moscou, Sergei Aksyonov.

A Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014, uma medida que a maior parte do mundo considerou ilegal. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse em uma entrevista esta semana que seu país tentará recuperar a península na próxima contra-ofensiva.

O presidente russo, Vladimir Putin, viajou para a Crimeia no mês passado para marcar o nono aniversário da anexação da península do Mar Negro da Ucrânia. A visita de Putin ocorreu um dia depois que o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra o líder russo, acusando-o de crimes de guerra.

O ataque relatado em Sevastopol ocorre um dia depois que a Rússia disparou mais de 20 mísseis de cruzeiro e dois drones na Ucrânia, matando pelo menos 23 pessoas. Quase todas as vítimas morreram quando dois mísseis atingiram um prédio de apartamentos na cidade de Uman, localizada no centro da Ucrânia.

Seis crianças estavam entre os mortos, disse o ministro do Interior ucraniano, Ihor Klymenko, no sábado, acrescentando que 22 dos 23 corpos recuperados foram identificados. Duas mulheres continuam desaparecidas, disse Klymenko.

As forças russas lançaram mais drones na Ucrânia durante a noite. O Comando da Força Aérea da Ucrânia disse que dois drones Shahed auto-explosivos de fabricação iraniana foram interceptados e um drone de reconhecimento foi abatido na manhã de sábado.

Razvozhayev disse que o incêndio no depósito de petróleo não causou vítimas e não prejudicaria o abastecimento de combustível em Sevastopol. A cidade tem sofrido ataques regulares com drones, especialmente nas últimas semanas.

No início desta semana, Razvozhayev informou que os militares russos destruíram um drone marítimo ucraniano que tentou atacar o porto e outro explodiu, quebrando janelas em vários prédios de apartamentos, mas sem causar nenhum outro dano.

O porta-voz da inteligência militar da Ucrânia, Andriy Yusov, disse ao site de notícias RBC Ukraine no sábado que o incêndio no depósito de petróleo foi “punição de Deus” para “os civis assassinados em Uman, incluindo cinco crianças”.

Ele disse que mais de 10 tanques contendo derivados de petróleo para a Frota Russa do Mar Negro foram destruídos em Sevastopol, mas não chegou a reconhecer a responsabilidade da Ucrânia por um ataque de drones. A diferença entre o número de tanques que Yusov e Razvozhayev deram não pôde ser imediatamente reconciliada.

Após ataques anteriores à Crimeia, Kiev também não reivindicou abertamente a responsabilidade, mas enfatizou que o país tinha o direito de atingir qualquer alvo em resposta à agressão russa.

Em outro lugar, as forças ucranianas bombardearam a cidade de Nova Kakhovka, de acordo com autoridades instaladas por Moscou na parte ocupada pela Rússia na província de Kherson, no sul da Ucrânia. “Forte fogo de artilharia” cortou a energia na cidade, disseram as autoridades.

A parte da província controlada pela Ucrânia também foi atacada no sábado. Um bombardeio russo na área do vilarejo de Bilozerka matou uma pessoa e feriu outra, segundo a promotoria de Kherson.

FONTE: AP

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS
DOUGLAS
1 ano atrás

Olha, quem não tiver uma defesa área boa e drones, tá lascado!

C G
C G
Reply to  Guilherme Poggio
1 ano atrás

Disse a muito tempo que resolver a Crimeia antes do Dombass faz todo o sentido, o flanco não está aberto mas a possibilidade é real, só precisamos ver até onde vai chegar esse contra ataque da primavera, se cortar até o mar de Azov a Crimeia Russa está a uma ponte já danificada de ficar em apuros!

Hcosta
Hcosta
Reply to  C G
1 ano atrás

Tem que atacar as bases da Força Aérea, obrigando os aviões a usarem bases cada vez mais distantes. A defesa AA, por si só, não basta.

.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Reply to  Hcosta
11 meses atrás

Se acontecer um desembarque anfíbio na Crimeia a primeira coisa que vaza de lá é justamente a força aérea russa. Não tem essa de força aérea com o inimigo no terreno.

Hank Voight
Reply to  Guilherme Poggio
1 ano atrás

Interessante leitura dos fatos Poggio, algo que a cognição das P*tinz€t€s as impede de ver.

Realista
Realista
Reply to  Guilherme Poggio
1 ano atrás

 pode paralisar a Frota Russa do Mar Negro por falta de combustível ”

Mas já não estavam sem combustíveis ?

Heinz
Heinz
Reply to  Guilherme Poggio
1 ano atrás

Poggio, você acha real essa possibilidade? Não a vejo, um assalto anfíbio demandaria muito esforço e material que os Ucranianos não possuem. A não ser que, eles os tenham por debaixo dos panos.

Thunder
Thunder
Reply to  Guilherme Poggio
1 ano atrás

Toda ação em qualquer flanco contra os russos nesse momento é complexa. Com a chegada de munições e equipamentos, permitirá à Ucrânia pela primeira vez tempo para realizar operações de armas combinadas nesta guerra em particular, algo que a Rússia não fez no passado e algo que os ucranianos fizeram, em grau modesto, na ofensiva de Kharkiv no outono passado. O uso de tanques junto com a infantaria para manter a infantaria inimiga e seus mísseis guiados antitanque fora dos tanques, com artilharia e morteiros suprimindo o inimigo, e com engenheiros e disposição de munições explosivas para reduzir obstáculos e… Read more »

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Reply to  Guilherme Poggio
11 meses atrás

Se o objetivo foi aleijar a frota do Mar Negro para um efentual desembarque anfíbio na Crimeia então isso tem que acontecer em no máximo 2 semanas +-

Hcosta
Hcosta
Reply to  M4|4v1t4
11 meses atrás

Ainda falta muito para a Crimeia. Talvez algum desembarque fluvial para complicar as coisas para os Russos na margem esquerda do Dniper…
E continuando a atacar a logística.
Mas para a Crimeia ainda falta muito e talvez o melhor nem seja invadir mas isolar…

Underground
Underground
Reply to  DOUGLAS
1 ano atrás

Douglas,
De fato o uso de drones tem se mostrado imprescindível na guerra moderna. Fico aqui pensando quando se dará o primeiro embate aéreo e naval. Nisso, o uso extensivo de drones navais podem deixar em cheque grandes frotas navais. Alguns analistas já colocaram que enquanto a China desenvolve uma grande frota de navios, pode em algum momento se ver diante de o dilema da obsolescência de meios.

Heinz
Heinz
Reply to  DOUGLAS
1 ano atrás

Então o BR já era.

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Como “já era”, se nunca foi?
Agora o tema é a defesa aérea e os drones, mas podemos retroceder no tempo à vontade, e vamos sempre encontrar nossas FFAA defasadas e distantes do estado da arte de cada momento.

Last edited 1 ano atrás by Afonso Bebiano
Hcosta
Hcosta
Reply to  DOUGLAS
11 meses atrás

E tem uma base militar no outro lado.

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Com esse ataque toda a Rússia estará sem combustível e será possível realizar a prometida contraofensiva ucraniana para daqui uns 200 anos… Enquanto isso, ficamos sem as fábricas da Antonov e sem 1/4 do PIB ucraniano… Putz, o que a CNN irá inventar agora?

Underground
Underground
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Toda essa bobagem é por tua conta, mas fato é que o que restou da frota do mar Negro está comprometida em termos de abastecimento.

Arthur
Arthur
Reply to  Underground
1 ano atrás

Não inventei a estória da fábrica Antonov no Brasil e dos 50 bilhões de dólares, quem contou foi o William Waack. A “cabra da morte”, o Fantasma de Kiev, o velho da espingarda que abate Sukhois, os chips de geladeira ucraniana em tanques, a santa Javelin, essas bobagens ficam por conta da grande mídia. Como os americanos entendem que a guerra perdurará até 2024, e os russos até 2027, tendo em conta que a blitzkrieg ucraniana objetiva também a retomada da Criméia, e junto Sevastopol, então boa sorte com isso! Essa famosa contraofensiva ucraniana lembra a Operação Cidadela, em Kursk.… Read more »

Heinz
Heinz
Reply to  Underground
1 ano atrás

Agora só faltam meios para afundar essa frota no porto mesmo.

Hank Voight
Reply to  Arthur
1 ano atrás

O referido depósito continha 60% do combustível das forças russas na Crimeia, frota do mar negro inclusa. Ou seja, existe sim o risco de falta de combustível

Agora que tal você discorrer sobre os alvis civis atacados pelos russos?

Arthur
Arthur
Reply to  Hank Voight
1 ano atrás

Sim, além da constante falta de munição russa, das trocentas mil baixas do Wagner, da iminente morte do Putin, agora também suas reservas de combustivel na Crimeia estão à zero. Outra, quem está capacitado para discorrer sobre ataques russos à civis são os âncoras da CNN… que, como todos sabemos, jamais mentem.

Alex
Alex
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Se eu fosse vc…não me preocupava com os âncoras da CNN

Hcosta
Hcosta
Reply to  Arthur
11 meses atrás

Ou aceita a forma de fazer guerra da Rússia, algo que já aconteceu na Sérvia, Síria, Grozni, etc…, ou, talvez, corra o risco de perder alguma “credibilidade”.

Os mais conhecedores do discurso de Putin já evoluíram o “discurso”, não negam os bombardeamentos a civis, mas matam centenas de soldados da OTAN em cada ataque, HIMARS, etc. e ainda tem a justificação de que o outro lado faz ainda pior, como crucificar crianças ucranianas por falarem Russo…

Evolua o seu discurso porque assim leva ao engano cada vez menos pessoas…

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Hank Voight
11 meses atrás

Quando você discorrer sobre os alvos civis atacados pelos ucranianos em seu próprio território.

Underground
Underground
1 ano atrás

Desculpa dos russos. Não foram drones, foi o Mika fumando escondido.

Hcosta
Hcosta
1 ano atrás

E nesses prédios residenciais haveriam milhares de soldados da OTAN, HIMARS’s, etc…
Tudo alvos de grande valor estratégico e onde todos os alvos foram atingidos com grande sucesso, conforme o discurso do comando Russo…

Realista
Realista
1 ano atrás

Atacou deposito de combustíveis mas a Rússia já não estava sem ?

Welington S.
Welington S.
1 ano atrás

Ano passado eu falei aqui mesmo para prestarem atenção na Crimeia. Uns riram e outros acharam que era brincadeira. Bom, tá aí. E, digo mais, é só o começo!

C G
C G
Reply to  Welington S.
11 meses atrás

Disse o mesmo mas tem sempre uma putinete desconectada da realidade do fracasso militar russo e/ou fazendo propaganda, faz todo o sentido retomar a Crimeia antes do Dombass, se for o contrário haverá muita pressão para deixar a península pra lá e cair em um cessar fogo, agora resta saber se a “perna” ucraniana alcança!

Thunder
Thunder
1 ano atrás

Zelenskiy diz que teria lutado até a morte se os russos tivessem atacado seu quartel-general

https://www.reuters.com/world/europe/zelenskiy-says-would-have-fought-death-had-russians-attacked-hq-2023-04-29/

suTERMINATOR
suTERMINATOR
11 meses atrás

Os Russos vão revidar?