A Ucrânia traçou uma linha no chão, e essa linha é Bakhmut. É uma cidade que poucos dizem ser importante estrategicamente, mas pela qual dezenas de milhares morreram lutando. Começou há mais de sete meses e é a batalha mais longa da guerra até agora.

Duas brigadas do exército ucraniano que defendem o flanco sul da cidade deram à BBC acesso a suas posições na semana passada, enquanto combates ferozes continuavam dentro e ao redor de Bakhmut. Os homens passaram meses enfrentando forças regulares do exército russo e prisioneiros recrutados pelo grupo militar privado de Wagner, que invadiram suas trincheiras em massa. As tropas dizem que as baixas russas superam em muito as deles, mas o inimigo está empregando novas técnicas para tentar tomar a cidade e os arredores.

As forças da Ucrânia estão em menor número e armamento, mas em uma encosta de giz ao sul, está o grupo antitanque da 3ª Brigada de Assalto Separada. 3Storm – como são conhecidos – são inflexíveis. Eles cavaram trincheiras bem fundo na terra. Os adereços de madeira que sustentam o telhado estremecem quando a artilharia russa aterrissa a uma curta distância e os ratos do campo correm ao longo das pranchas. Um antiquado telefone de campo fica em um canto de madeira; essas são condições que seus avós reconheceriam.

“Eles não podem chegar até nós, podemos ver por um quilômetro em todas as direções”, diz um soldado barbudo de 26 anos que atende pelo indicativo de chamada “Dwarf “, apontando as posições russas. “Podemos atingir o inimigo com tudo o que temos”, diz ele. O jovem de 26 anos atende pelo indicativo de chamada “Dwarf “, pois é um grande fã do Senhor dos Anéis – embora o nome na armadura seja realmente traduzido como “Gnomo”.

Nem os exércitos russo nem ucraniano divulgam números oficiais de baixas em Bakhmut, ou em outro lugar, mas a cidade quase abandonada se tornou um matadouro.

Em uma semana lutando pela cidade, a companhia de Dwarf enfrentou prisioneiros recrutados do grupo Wagner da Rússia. “Tivemos batalhas a cada duas horas”, diz ele. “Acho que uma única companhia eliminava 50 pessoas por dia.” Em caso de dúvida, ele ressalta que esses números foram confirmados por reconhecimento aéreo. “O [veículo russo] chega, 50 corpos saem, um dia se passa, 50 corpos saem novamente”, diz ele. Sua companhia perdeu uma fração desse número, diz ele.

Oficialmente, a Ucrânia estima que, para cada um de seus soldados mortos, a Rússia perde sete. No início desta semana, a Rússia disse ter matado mais de 220 militares ucranianos em um período de 24 horas na batalha por Bakhmut. Nenhum desses números pode ser verificado independentemente.

Em entrevista a um jornal, dois recrutas capturados do Wagner disseram ao Wall Street Journal que, antes de serem enviados, recebem pouco treinamento além de aprender a rastejar pelas florestas no escuro. Depois de seis meses servindo no front, eles são libertados – presumindo que sobrevivam.

As condições ao longo de toda a frente leste de 600 milhas começaram a mudar. O esconderijo calcário de 3Storm no topo da colina parece terra seca em comparação com o território circundante. O início da primavera transformou o solo duro do inverno em mingau de lama – o que pode favorecer os defensores. Para chegar lá, tivemos que seguir os soldados ucranianos a pé – em poucos passos minhas botas ficaram grumosas e pesadas com terra grossa. Uma ambulância do campo de batalha acelera de forma instável, seus rastros de lagarta arando o solo e espalhando poças de lodo enquanto luta para se agarrar.

As aldeias por aqui – a localização não pode ser revelada – estão em ruínas. Placas manuscritas nos portões, principalmente em russo, anunciam “As pessoas moram aqui”, tanto um apelo quanto uma declaração. Mas as ruas estão totalmente vazias, exceto por cachorros abandonados que vagam pelas ruínas de fazendas e casas destruídas.

Nos últimos dois meses, as forças russas avançaram constantemente, tentando cercar Bakhmut. O comandante das forças terrestres ucranianas, general Oleksandr Syrsky, diz que suas forças continuarão a resistir. “Cada dia de resistência inabalável nos dá um tempo valioso para reduzir as capacidades ofensivas do inimigo”, diz ele, enviando mais reforços para a área. Mas não são apenas os russos que caíram na armadilha de Bakhmut. Os ucranianos também estão morrendo lá, em números cada vez maiores.

Na encosta, um grupo de soldados se reuniu em torno de uma posição, e pergunto a Dwarf – já que a Ucrânia está perdendo soldados para condenados russos não treinados – se a defesa da cidade morta, cercada pelo inimigo, faz sentido.

Ele diz: “Eu mesmo estava me perguntando se devemos continuar defendendo Bakhmut. Por um lado, o que está acontecendo aqui agora é terrível. Não há palavras para descrevê-lo. Mas a alternativa é desistirmos de Bakhmut e nos mudarmos para outro assentamento. Qual é a diferença entre defender Bakhmut ou qualquer outra aldeia?”

Seu camarada, um homem forte com uma barba escura cheia que atende pelo indicativo de chamada Holm, concorda. “Não é uma questão estratégica para nós aqui. Somos soldados comuns, quatro, cinco – mas temos que lutar por cada pedaço da nossa terra.”

Os homens lutam há mais de um ano e dizem que os russos estão evoluindo.

“Eles estão aprendendo, estão ficando mais espertos e isso realmente me assusta”, diz Dwarf. “Eles enviam um grupo – cinco idiotas tirados da prisão. Eles são baleados, mas o inimigo vê onde você está, dá a volta e você é cercado por trás.”

Holm afirma que a Rússia agora está usando drones armados com granadas de forma mais eficaz. “Costumávamos largá-los e assustá-los”, diz ele. “Agora eles estão lançando granadas de drones em nossas posições.”

Antes da guerra, Dwarf trabalhava com jovens ao ar livre e levava os jovens para caminhadas nas montanhas dos Cárpatos, no extremo oeste do país. Aqui na frente leste da Ucrânia, isso é uma lembrança distante. Ele esteve em muitas batalhas desde então, mas o horror de Bakhmut é o que vive com ele agora.

Quando pergunto sobre o exército de condenados de Wagner, ele faz uma pausa para pensar e diz: “Vou ser honesto. É genial. Cruel, imoral, mas tática eficaz. Funcionou. E ainda está funcionando em Bakhmut.”

Dias depois, estou de volta à mesma área, amontoado com outras quatro pessoas em um jipe ​​UAZ da era soviética. Seu volante tem o logotipo da BMW – uma piada diz o motorista, Oleg. Ele fala pouco mais enquanto agarra o volante e se concentra fortemente enquanto o carro geme e luta pelas colinas e pela lama. O tiroteio automático à frente sinaliza que estamos nos aproximando da 28ª Brigada Mecanizada, que enfrenta diretamente os russos.

A paisagem da guerra muda em um instante – os homens estão escondidos em uma pequena floresta, suas árvores quebradas e divididas pelo fogo russo. Em um mês, a madeira lhes oferecerá cobertura. Por enquanto, seus galhos nus os expõem a drones de vigilância. Nas proximidades, há uma troca de tiros e projéteis russos atingem cerca de 500m de distância. Mas Borys, um ex-arquiteto de 48 anos que agora serve como capitão, parece tranquilo.

“A guerra de hoje é uma guerra de drones”, diz ele, “mas podemos andar livremente, porque hoje há vento e chuva e os drones foram levados embora. Se estivesse quieto hoje, tanto nossos drones quanto os de nossos inimigos estariam pairando sobre nós. “

No caminho de volta, Oleg faz o jipe ​​parar repentinamente. Deitado na terra à nossa frente está um drone que foi desviado do curso. Sua bateria é rapidamente removida e trazida para dentro – acaba sendo ucraniana.

Mas a guerra de hoje não é muito diferente do passado.

Duas noites antes, a 28ª Brigada foi atacada por infantaria e tanques russos. Em uma posição de madeira abaixo do solo, a chuva fria pinga do telhado para o chão de terra, e lá, olhando para a paisagem nua, está uma metralhadora Maxim com rodas de ferro robustas.

“Só funciona quando há um ataque massivo acontecendo… então realmente funciona”, diz Borys. “Então nós usamos toda semana”.

E é assim que a batalha por Bakhmut está sendo travada, enquanto o inverno se transforma em primavera na Europa do século XXI. Uma arma do século 19 ainda abate homens aos montes na negra terra ucraniana.

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Aeb30
Aeb30
1 ano atrás

As notícias de ontem à noite são de que os russos entraram e tomaram a maior parte de Khromovo, última rota para Bakhmut.
Ao sul, estão avançando e começam a se aproximar do Centro, onde está o Hotel Bakhmut.
Ao norte, tomaram a parte norte da siderúrgica e avançam para o sul.

Jagdv#44
Jagdv#44
Reply to  Aeb30
1 ano atrás

Tonho, esse novo apelido já vai ser bloqueado pelos editores.

MFB
MFB
Reply to  Aeb30
1 ano atrás

Tonho muda de nome mas os textos são idênticos. Já sabemos dos seus boletins diarios dos fantásticos avanços russos. Fazendo minhas contas, eles já avançaram o suficiente para dar uma volta ao redor do globo. Mas por algum motivo estranho, talvez uma ruptura na Matrix, Kiev nunca chega. O comandante geral da invasao é quem, o mestre dos magos?

Luis H
Luis H
Reply to  MFB
1 ano atrás

seria muito, muito divertido somar a quilometragem do avanço russo dados como certo de todos os comentários aqui na trilogia desde o começo da guerra. é muito avanço, é avanço pra krleo

Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 ano atrás

O poderoso exército russo, quer dizer, os patetas do putimm, que diziam que chegariam em Berlin em 7 dias, não conseguem invadir uma cidade minúscula que fica a menos de 130km da fronteira russa.

Bahkmut não tem 8km de comprimento…. é absurdo a incompetência

Já passou o tempo da vergonha, não existem palavras pra descrever tanta incompetência.

Cade os poderosos Sukhois, Armatas,Migs, T-72, míssil do apocalipse e todo o resto que viviam reverberando aqui??

Imagina se fossem lutar contra a Otan….. hehehehe

CARLÃO
CARLÃO
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

EDITADO

Comentar nos blogs Forças de Defesa não é um direito, é um privilégio

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Maromba
Maromba
Reply to  CARLÃO
1 ano atrás

EDITADO

Comentar nos blogs Forças de Defesa não é um direito, é um privilégio

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Monarquista
Monarquista
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Gosto daquela: como saber que a Rússia não está lutando contra a Otan? Fácil, as forças russas não foram pulverizadas ainda hehehehehehe

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Fala assim não que magoa os sobrinhos do titio Putin. Depois eles jogam um monte de calcinha rasgada em cima de vc! kkkkkk

Elintoor-_
Elintoor-_
Reply to  Marcos Silva
1 ano atrás

Calcinha rasgada? Vader !!! Você por aqui !!!

Aeb30
Aeb30
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Mais interessante é descobrir como o oficial ucraniano sabe que os cinco russos eram presidiários?
E, pior.
Sabendo que os russos fazem isso, por que caem sempre no velho truque?

Luis H
Luis H
Reply to  Aeb30
1 ano atrás

e quem mais haveriam de ser? os oficiais de carreira e alta patente, os familiares de putin? os russos declaram abertamente sua tática com esses prisioneiros desde o começo. comentário e perguntas sem sentido pra gente normal.

Bueno
Bueno
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

 prisioneiros recrutados do grupo Wagner estão tomando Bakhmut
esta será desmoralização do FAU e a relaidade no TO

Luis H
Luis H
Reply to  Bueno
1 ano atrás

mais ketchup de tomate wagner

Leitor.
Leitor.
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

O exército russo está enfrentando um povo muito forte e determinado armado pela otan.
Qualquer outro exército e país europeu já teria se rendido aos russos ,ucranianos são muito fortes.

Maximus
Maximus
1 ano atrás

Senhor dos anéis ate na guerra esta presente!

Thiago
Thiago
1 ano atrás

A utilização da Maxim de um lado e do Mosin-Nagant do outro, só mostra as dificuldades com a escassez de armamentos dos dois lados do conflito. Se demorar mais um ano vão partir para as cargas de cavalaria e lutas campais com lanças e espadas. (Risos)

C G
C G
Reply to  Thiago
1 ano atrás

Vale como piada mas não é bem assim, a OTAN está fazendo a lição de casa, a tendência é que a Ucrânia seja cada vez melhor suprida!

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Parece que a Rússia, para evitar a forte defesa antiaéreas ucranianas e para tentar compensar a chegada dos kits JDAM, começou a usar armas de impasse Grom. O achado de destroços demonstrou, pela primeira vez, o uso desse míssil na Ucrânia. Grom é uma arma ar-superfície com um par de asas pop-out que lhe dão uma capacidade estendida de impasse, sendo que está disponível em duas formas: motorizada e não-alimentada. A família de armas Grom, voltada para exportação, é produzida pela empresa russa Tactical Missiles Corporation (KTRV) e seu design deriva do míssil ar-superfície Kh-38M. Há relatos de duas variantes:… Read more »

CARLÃO
CARLÃO
1 ano atrás

EDITADO

Comentar nos blogs Forças de Defesa não é um direito, é um privilégio

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Em relação aos combates na cidade de Bakhmut e nos seus arredores, o general Oleksiy Gromov, vice-chefe do Departamento Operacional Principal do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, teceu alguns comentários: “As batalhas mais ferozes aconteceram dentro e ao redor de Bakhmut. Milhares de ocupantes foram mortos nas batalhas por Bakhmut, onde os russos usaram as unidades mais preparadas das tropas regulares, bem como as unidades de assalto da companhia militar privada Wagner em um esforço contínuo para capturar aquela cidade de mineração de carvão. É na direção de Bakhmut que as batalhas mais intensas acontecem há sete meses. Nossos… Read more »

Aeb30
Aeb30
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Os russos estão avançando para oeste e estão a 15 km de Slaviansk/Kramatorsk.
Assim estão criando uma grande área tampão que os ucranianos terão de ultrapassar para tentar resgatar os que estão cercados em Bakhmut.
E parece que os russos já estão formando 3 linhas de defesa.
Será quase um suicídio uma ação ucraniana lá.
Vide o que ocorreu ontem em Zaporizhizhia.
275 ucranianos mortos, seis blindados destruídos e vários veículos leves destroçados.
E os russos nem suaram seus uniformes.

Sergio Machado
Sergio Machado
1 ano atrás

EDITADO

Comentar nos blogs Forças de Defesa não é um direito, é um privilégio

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Danilo Gentili 2026
Danilo Gentili 2026
1 ano atrás

Os Ucranianos com certeza estão tramando algo grande depois da lama, em Bakhmut mesmo pode estar sendo organizado uma contra ofensiva para atropelar a ponta de lança russa mais experiente.

Andre
Andre
1 ano atrás

Os dois lados exageram em seus relatórios, não há dúvidas.

Mas o fato dos russos não conseguirem tomar essa pequena cidade, há meros 130km de sua fronteira, num ataque há mais de 5 meses, é um fortíssimo indicativo de que algo de errado não está certo para eles.

Aeb30
Aeb30
Reply to  Andre
1 ano atrás

Já foi explicado o motivo dos russos não fecharem o estreito corredor que ainda liga Bakhmut ao resto das unidades ucranianas.
Aquilo virou um tiro ao alvo para os soldados russos, visto que Zelensky insiste em mandar reforços para lá.
Já foi publicado aqui que a espectativa de vida de um ucraniano em Bakhmut é de 3 dias.
Do ponto de vista russo, é perfeito.
Mas, mesmo assim, está sendo anunciada a retirada ucraniana de Khromovo.
O cerco será fechado.

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Aeb30
1 ano atrás

Se a expectativa de vida de um ucraniano é de 3 dias em Bakhmut, a de um russo deve ser de 15 minutos.

Andre
Andre
Reply to  Aeb30
1 ano atrás

Então o objetivo russo é não avançar em nenhuma frente?

Haja imaginação Da Lua.

“O cerco será fechado”..essas duas previsões que insistem em não se tornarem realidade. Em novembro passado vc já fantasiava que bakhmut poderia trocar de nome.

Bueno
Bueno
1 ano atrás

Vídeo de mercenários brasileiros espancados por soldados ucranianos em Zaporozhye, e aí?
Srá que Fk

https://www.youtube.com/watch?v=_Qa0_OzVRQ0

Monarquista
Monarquista
Reply to  Bueno
1 ano atrás

Mais falso que nota de 3 reais kkkkkkkk

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  Bueno
1 ano atrás

Tem q ter muita vontade p acreditar q é real.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
1 ano atrás

Os russos estão em uma Operação Ofensiva e os ucranianos em uma Operação Defensiva.
Significa, por si só, que aquele emprega mais efetivo no local, do que esse, e, pelo efetivo envolvido e pelo tipo de operação, aquele também acaba tendo mais baixas.
Mas, mesmo assim, a Ucrânia vem demonstrando um enorme ganho em suas capacidades.

Leônidas ferreira
Leônidas ferreira
1 ano atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/