O Exército Ucraniano tentou se modernizar, mas ainda falha na coordenação entre as unidades, então muitas vezes lutam independentemente umas das outras – com resultados às vezes mortais

Por Thomas Gibbons-Neff and Natalia Yermak – The New York Times

ESLOVIANSK, Ucrânia – Nos últimos dias da batalha pela cidade oriental de Sievierodonetsk, um sargento da Guarda Nacional Ucraniana teve um problema: o flanco de seu pelotão estava exposto e ele precisava dizer a seus homens que os russos estavam se aproximando.

Mas ele não podia. Para 15 soldados espalhados por uma linha defensiva que se estende por cerca de 200 metros, ele tinha apenas dois rádios. E não importa o quanto ele gritasse para a floresta ao redor, sobre o barulho da artilharia e metralhadoras não houve resposta.

Quando o sargento, que atende por seu nome de guerra, “General”, conseguiu correr para a posição de seus homens, três deles foram mortos.

“Nós não tínhamos uma conexão um com o outro”, disse ele. “Chegamos no flanco direito e os caras que ficaram lá já estavam mortos.”

Enquanto os líderes do governo em Kyiv clamam por mais armas de alta tecnologia e longo alcance para competir com o poder de fogo superior da Rússia, deficiências em uma escala muito menor, mas igualmente importante, estão minando a capacidade das forças ucranianas de defender o território que ainda detêm no leste e retomar o que eles perderam.

A falha na comunicação que o pelotão do general sofreu no início deste mês não é uma anomalia para as forças ucranianas que lutam no leste; é um problema generalizado nas linhas de frente e afeta quase todos os aspectos da guerra – coordenação no campo de batalha, entrega de suprimentos, movimentos de tropas.

O New York Times entrevistou quase duas dúzias de soldados ucranianos nas últimas semanas, todos apontando problemas semelhantes: os russos bloqueavam seus rádios constantemente; eles não tinham equipamento de comunicação suficiente; e muitas vezes tinham dificuldade em falar com um comandante para pedir apoio de artilharia. Conversar com unidades estacionadas nas proximidades também foi um problema, disseram eles, o que levou as forças ucranianas a disparar ocasionalmente umas contra as outras.

“A capacidade de coordenar diferentes tipos de forças no campo de batalha é essencial, mas ambos os lados têm dificuldades com comunicações e comando e controle efetivos”, disse Michael Kofman, diretor de estudos russos do C.N.A., um instituto de pesquisa em Arlington, Virgínia.

Em 2014, quando os separatistas apoiados pela Rússia formaram duas repúblicas separatistas no Donbas, as forças armadas ucranianas, construídas no modelo das forças armadas da era soviética, tiveram que se modernizar rapidamente.

Nos anos seguintes, essa abordagem foi, na melhor das hipóteses, desequilibrada. Unidades ucranianas adquiriram drones pequenos, comerciais e prontos para uso, e alguns maiores e mais modernos, e desenvolveram programas de mapeamento baseados em aplicativos que podem ser usados em tablets de computador para ajudar a direcionar o fogo de artilharia.

Mas faltava uma modernização mais ampla, deixando as forças armadas ucranianas em transição – ainda ancoradas nos modos da era soviética, mesmo quando buscavam as atualizações necessárias no campo de batalha. Isso significava que brigadas de cerca de 4.000 soldados ainda lutavam independentemente umas das outras e os aspectos importantes da tomada de decisões no campo de batalha, incluindo a capacitação de oficiais de baixo escalão, permaneciam amplamente aspiracionais para muitas unidades.

“Os aspectos importantes de comando e controle, juntamente com delegação versus centralização de funções militares, continuam sendo um trabalho em andamento”, disse Kofman.

A guerra esmagadora no leste esgotou lentamente os militares ucranianos, com autoridades estimando que haja até 200 baixas por dia. Como resultado, as linhas de frente são cada vez mais defendidas por uma constante rotação de unidades compostas por tropas menos treinadas. Essas forças, muitas vezes da Guarda Nacional e da Defesa Territorial, são colocadas nas brigadas maiores e são rapidamente instruídas a cavar e defender.

“É muito ruim quando algumas unidades da Guarda Nacional são subitamente retiradas para serem jogadas na linha de frente para reforçar algumas outras unidades”, disse um motorista de ambulância da Guarda Nacional chamado Vadym, estacionado em Donbas. “Os caras ficam lá sem nada, só com fuzis.”

Soldados nessas unidades disseram que geralmente estavam isolados, com poucas maneiras de se comunicar uns com os outros, bem como com o comandante que controla a artilharia e os tanques muito necessários. Quando essas unidades de substituição chegaram às linhas de frente, elas sabiam pouco sobre as forças próximas e se referiam a elas simplesmente como “vizinhas”.

“Parece-me que a comunicação está um pouco desequilibrada, porque quando vamos realizar alguma tarefa, não podemos contar com apoio de artilharia”, disse Kostya, um soldado de uma unidade de Defesa Territorial que recentemente havia rotacionado para fora do front. Sua companhia de cerca de 100 homens sofreu cerca de 30 baixas em seu primeiro dia na frente.

Questionado sobre problemas de comunicação, o estado-maior das forças armadas ucranianas não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Nos dias finais da batalha por Sievierodonetsk, que terminou na semana passada quando as forças ucranianas se retiraram para a cidade vizinha de Lysychansk, o general, 53, foi confrontado com várias questões de comunicação e institucionais que ilustram as dificuldades enfrentadas diariamente por essas tropas sob ataque russo:

  • Tanques russos emergiram de uma linha de árvores perto de Syrotyne, uma pequena vila na periferia sudeste de Sievierodonetsk.
  • Um pelotão ucraniano precisava de artilharia para disparar contra os tanques, mas não conseguiu chegar ao comandante, seja porque seus rádios estavam bloqueados ou não tinham relação com o comandante, então chamaram o general.
  • O general telefonou para o comandante da unidade do exército ucraniano ao qual estava ligado e perguntou se poderia chamar a bateria de artilharia. Mas a bateria de artilharia precisava das coordenadas dos tanques.
  • O general não tinha mapas adequados, então pediu ao pelotão que havia solicitado ao fogo de artilharia que pilotasse um drone para obter as coordenadas. Isso também não deu muito certo.

“Enquanto eu estava descobrindo se era possível chamar apoio de artilharia, o drone ficou sem energia”, disse o general. “Então o gerador quebrou, e eles não conseguiram carregá-lo, e ficamos sem tempo, eu realmente não me lembro agora. E os tanques estavam rodando como antes, batendo em nós.”

As tropas ucranianas da linha de frente geralmente não conseguem se comunicar com as unidades de artilharia que as apoiam com obuses e vários lançadores de foguetes. Isso leva essas unidades de artilharia a confiarem frequentemente em seus próprios drones e inteligência frequentemente fornecida pelos EUA, disseram soldados e autoridades de defesa dos EUA. Essa desconexão deixou os soldados nas linhas de frente cada vez mais sozinhos, propensos a sofrer baixas, e tornou algumas baterias de artilharia lentas para reagir às violações russas ao longo da linha de frente.

“Que artilharia devemos pedir apoio?” disse um soldado depois de sair do front perto da cidade oriental de Bakhmut, pedindo que não fosse identificado por razões de segurança. Acrescentando que “não temos comunicações” e que a artilharia de seu lado “disparou duas vezes, e fomos atingidos mais 300 vezes”.

Essa divisão entre tropas e unidades, onde uma compreensão compartilhada do que está acontecendo no campo de batalha é difícil para qualquer militar permanente, foi exacerbada pelas forças armadas tecnologicamente superiores da Rússia. As tropas de Moscou não apenas podem liberar muito mais fogo de artilharia, mas também se mostraram eficazes em bloquear as comunicações.

O General disse que seus dois rádios de prateleira estavam constantemente bloqueados.

“Eles usariam o sinal mais forte na mesma frequência”, disse ele.

Tropas em unidades mais especializadas receberam rádios criptografados fornecidos pelos EUA e podem falar umas com as outras sem impedimentos, disse um soldado, mas a alta potência do rádio significa que os russos podem encontrar os locais de onde estão transmitindo.

“É por isso que paramos de nos comunicar e comunicamos apenas o mínimo necessário, como se fosse necessária uma evacuação ou uma ajuda urgente”, acrescentou o soldado, que atende pelo nome de Raccoon. Apenas cerca de um quarto dos rádios seguros que a Ucrânia precisa foram enviados pelos Estados Unidos e outros aliados, disse um consultor ocidental na Ucrânia, pedindo anonimato para discutir detalhes militares sensíveis.

Os soldados dizem que o equipamento mais confiável que receberam, embora em pequenas quantidades, foi a internet via satélite Starlink, habilitada por uma pequena antena quadrada que pode ser conectada para funcionar como qualquer rede Wi-Fi.

Mas mesmo a presença de internet via satélite, que até agora os russos não conseguiram bloquear, não foi uma panacéia. As imagens obscuras da frente às vezes se tornaram mortais, com as forças ucranianas virando suas armas erroneamente umas contra as outras.

Um combatente estrangeiro estacionado na região leste de Kharkiv relembrou um incidente recente em que meia dúzia de unidades ucranianas estavam estacionadas em uma área de cerca de três quilômetros de floresta e atiraram umas contra as outras, matando dois soldados amigos.

“Nenhum deles se comunica um com o outro”, disse o combatente estrangeiro, um ex-fuzileiro naval da realeza britânica.

O general enfrentou problemas semelhantes durante a defesa de Sievierodonetsk quando seu pelotão estava na linha de frente perto de um pequeno rio. Na margem oposta havia outro pelotão com o qual ele não tinha como se comunicar. Então, quase toda vez que o inimigo atacava, a outra unidade não apenas atirava nos russos, mas também, sem saber, nos homens do general que estavam na linha de fogo – com tudo, desde fuzis a metralhadoras pesadas.

“Ninguém sabia como se conectar com eles”, disse o general. “Todos os dias, enquanto estávamos lá, por mais de 20 dias, pelo que entendi, ninguém conseguia se conectar à unidade ao nosso lado e avisá-los que estavam atirando contra seus amigos.”

FONTE: The New York Times

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Estão atirando sem saber se é inimigo ou amigo e quando descobrem não conseguem se comunicar, que situação ..

Last edited 1 ano atrás by Slow 🇧🇷
George
George
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Pô, mas só ficam postando essas notícias dessas fontes do Ocidente, blá,blá, blá. “Ah, mas se é contra a Ucrânia eu não vou reclamar da fonte”. Eheheheheh. Parcialidade a gente vê aqui.

Gugs
Gugs
Reply to  George
1 ano atrás

Relaxa, esse aí é juvenil. Se gosta do texto a fonte não interessa, essa é a mentalidade de torcedor.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Gugs
1 ano atrás

Tá batendo um papo com você mesmo ?

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  George
1 ano atrás

“ Parcialidade a gente vê aqui.“

Não sou eu que escolho a fonte ..

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Mas e o New York Times que falou, em outra postagem vc disse que o New York Times não tem credibilidade?! Como faz?

RPiletti
RPiletti
1 ano atrás

Que sirva pra abrir os olhos de uma certa nação… a comunicação entre a churrasqueira e a mesa dos estrelados tem que funcionar, picanha fora do ponto é inadmissível… brincadeira a parte, 300 mil homens com equipamentos obsoletos só servem para dar despesa…

Mafix
Mafix
Reply to  RPiletti
1 ano atrás

E ainda falam que o efetivo é um dos menores que existe, o ideal seria um exercito menor mas com bom treinamento de uns 2 a 4 anos para ter uma boa reserva ..

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Mafix
1 ano atrás

O problema é que tem muito “cacique” pra pouco “Índio”

Léo Neves
Léo Neves
1 ano atrás

Hoje o Smerch com munição cluster destruiu o primeiro Ceasar doado pela frança.

George
George
Reply to  Léo Neves
1 ano atrás

Primeiro? Mas você disse que a Rússia já tinha destruído 10 e capturado uns 20!

Léo Neves
Léo Neves
Reply to  George
1 ano atrás

Tá confundindo eu com o Toinho maluco. Eu nunca disse nada disso. Se buscar comentários antigos meus verá que eu comento aqui a tempo e já briguei com Toinho e sempre elogio os comentários do Bosco ou faço perguntas a ele.
Provavelmente você é um que torce para um lado cegamente

George
George
Reply to  Léo Neves
1 ano atrás

Ah, então me desculpe. É que ele tem tanto nick que a gente fica até tonto.

Rayan
Rayan
1 ano atrás

A matéria do NY Times surpreendeu quanto aos graves problemas de coordenação e segurança de comunicação no campo de batalha entre unidades ucranianas porque foi onde justamente houve pesado investimento e assistência técnica -militar dos EUA nos últimos anos. Todas as brigadas de combate das Forças Armadas Ucranianas foram providas com o L3Harris, sistema de rádio de nível tático -operacional considerado estado de arte, operando em banda estreita e alcance estendido e criptografia avançada de ponta a ponta. As unidades de defesa territorial foram dotadas com o sistema de rádio tático ASELSAN de fabricação turca e produzido localmente. Creio que… Read more »

Alexandre
Alexandre
1 ano atrás

O texto por varias vezes confirma a capacidade e competência dos russos no que diz respeito à guerra eletrônica. O mesmo texto deixa claro que os anos ( desde 2014), intensos e caros recursos e treinamentos executados (infindáveis exercícios militares) do Ocidente com os ucranianos não foram suficientes para se contrapor de forma eficaz aos russos. O mais importante, o texto deixa claro que a narrativa predominante no ocidente de que a Russia estaria fadada à derrota não se sustenta! Os fatos se impõe. É preciso e necessário que a diplomacia ocidental seja capaz de resolver esse conflito. Pois ,… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

Boa analise. Realista e sem torcida..

Carvalho
Carvalho
Reply to  Rayan
1 ano atrás

“Militarmente o Ocidente não está apto a derrotar 20 porcento das forças envolvidas no conflito”
Realista? Sem torcida?
Desculpe, mas a afirmação é uma extrapolação por demais grosseira.

Rayan
Rayan
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Qual o problema de eu elogiar o comentário do colega no que teve de positivo e pugnar para que seja realista sem torcida? Entrar na provocação moleque típica de alguns e sair provocando? Prefiro ser construtivo quando há uma análise boa, ainda que imperfeita. Sua resposta é de ofendido por justamente ter sentimentos próprios nesse conflito.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Não me ofendi. Apenas chmaei a atencao que a posição do colega tem embutido uma torcida beeeem consistente.
Abraço!

Rayan
Rayan
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Ok, esclarecido.

Sobre a OTAN não ter capacidade militar de superar as forças convencionais russas, até o Putin expressamente de declarou que o poderio militar da OTAN é incomparavelmente superior à Rússia e que esta tem que responder com medidas assimétricas, como uso de armas nucleares.

Rayan
Rayan
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Para variar, a torcida é tão forte que até eu pedir que seja realista e sem torcida gera problema de interpretação. Da próxima vez terei que falar ainda mais óbvio e sair agredindo os outros? Estou fora disso.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Ok Rayan ! Não se amofine !
Tb não quis criticar vc.

alexandre
alexandre
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

caro Carvalho. Caso você tenha alguma informação sobre o total percentual das forças russas empregadas na Ucrania, por gentileza nos apresenta. Quanto ao fato do ocidente( nâo me referi a Otan pois nem ela mesma é capaz de se colocar como parte no conflito) portanto ao me referi ao ocidente esto apontando para o fato do mesmo não ter sido capaz de interfirir ou mudar o rumo do conflito a ponto de dizer que seus esforços obtiveram algum sucesso. caso voce seja capaz de não recorrer ao tolo e juvenil sentimento maniqueista, por gentileza prove que os fatos apontados não… Read more »

Alexandre
Alexandre
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Me indique qual o tatal percentual das forças russas envovidas. Me apresente fatos que comprovam algum sucesso objetivo do ocidente em derrotar as forças russas. E , por gentileza , me indique onde há extrapolação grosseira da minha parte quando digo que de fato o Ocidente tem se mostrado incapaz de impedir as forças russas de , paulatinamente e sistematicamente caminhar na direção dos seu objetivos, a saber: desmilitarização da Ucrania (armas ocidentais estão sendo destruídas sistematicamente antes de possibilitar qualquer mudança do cenário), desnazificação da Ucrania (Azov, kraken e outros tantos de raiz nazifascista sendo sumariamente e sistematicamente neutralizados)… Read more »

LUIZ
LUIZ
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

Enquanto estiver entrando bilhões de dólares em armas aos cofres das empresas fabricantes de armas dos EUA a diplomacia fica em segundo plano ou último. E pelo que vemos a cada fase dessa guerra a Rússia vai engrossando os ataques com armas mais pesadas.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

Interferência em rádios nível GC….
A segunda maior potência militar q entrou nos 20% q a Ucrania já não tinha domínio e conseguiu mais 5%…
Uma força armada atuando como guerra assimétrica ao mesmo tempo q alta intensidade….

Eu acho….. acho…. q sua análise não está bem precisa.

alexandre
alexandre
Reply to  Agnelo
1 ano atrás

guerra assimétrica travando diariamente fogo de artilharia,atuando em niveis de defesa escalonada, sendo abastecida pelo ocidente em bilhoes de dolares em material belico. onde esta assimetria no tocante a forma de lutar ucraniana. Nem mesmo em termo de contigente envovido no teatro de operação se pode afirmar assimetria, a não ser caso voçe admita que a relaçao tres pra um esta favoravel aos ucranianos.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Agnelo
1 ano atrás

Por gentileza , apresente os mapas anteriores do início do conflito. Pois neles ficará cloro quem e o quão esta impreciso. Outro favor: apresente os números das tropas ucranianas e avalie as suas defesas em camadas , verifique suas linhas de defesa entrincheiradas, observe suas artilharias em duelo com as russas e depois me explique onde esta organicamente estruturado o conceito de assimetria.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Sou leigo e pelo que entendi os rádios normais os russos conseguem interceptar/bloquear e os criptografados eles não conseguem bloquear mas conseguem localizar o sinal e consequentemente a localização de quem usa !? É isso mesmo ??
Uai e como os exércitos fazem para se comunicarem sem cair nessas 2 situações ? Zap e telegram ? kkk

Allan Lemos
Allan Lemos
1 ano atrás

Ah mas segundo os torcedores travestidos de analistas militares aqui do Forte, em poucos dias o batalhão de Azov estará marchando em Moscou, o fantasma de Kiev desfilará pelos céus enquanto o Zelensky sairá do Kremlin triunfantemente exibindo a cabeça do Putin em uma estaca.

fabio
fabio
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Só uma duvida, os orcs já chegaram em kiev?

ORIVALDO
ORIVALDO
1 ano atrás

As forças armadas da Ucrânia com todas as suas falhas estão muito bem. Não esqueçam que eles estão em Guerra com a Segunda potência militar do Planeta. 4 MESES segurando a Rússia e está muito longe de acabar.

Chuck Norris Do Paraguai
Chuck Norris Do Paraguai
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

Se não fosse a ajuda soviética com armamentos, quanto tempo o Vietnã do Norte duraria?

Gerson Farias
Gerson Farias
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

Reveja bem as suas contas.
A Ucrânia já não existe. Vamos deixar de papo furado.
A NATO está a suportar a Ucrânia tal e qual um corpo vegetando no hospital, suportado por máquinas. E aí não há “muito bem”, salvo no “Final Fantasy”.
Zelensky perdeu pelo menos entre 33% e 25% do território, tem mais de 15 milhões de refugiados e toda a nação destruída. Mas a NATO dá as armas e os ucros dão o sangue.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Gerson Farias
1 ano atrás

Zé Lenskyy tá doidão.olha o que ele falou “Onde perdemos uma pessoa, a Rússia perde cinco. Onde perdemos um tanque, eles perdem cinco. Sim, estamos a lutar”.Então ele está ganhando? hahahaha só que não.
Fonte: MSN

Adriano
Adriano
1 ano atrás

Curioso! Acompanho o canal a muito tempo (sem postar, só o fazendo a pouco). No início percebia uma certa “neutralidade” em relação ao exército russo, essa “neutralidade” se esvaiu com os acontecimentos da guerra (o que é normal, já que nem os americanos com todo o investimento e tecnologia atuais, conseguem em uma guerra neutralizar os efeitos colaterais das ações de guerra) – “Assange é testemunha viva e presa disso”. Enfim, com as informações que chegam das partes em litígio (10.500km daqui), estamos tentando montar um quadro o mais próximo possível da realidade, e principalmente, o que vai acontecer no… Read more »

Zorann
Zorann
1 ano atrás

Fico imaginando o nivel do EB em comunicação em uma situação dessas….

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Em um país no qual o general chefe do órgão responsável pela inteligência do governo publica seus dados pessoais (cpf, identidade, endereço, etc) em rede social, esperar o quê?