Lançamento do VLS

Lançamento do VLS

Lançamento do VLS
Lançamento do VLS brasileiro

Mário Chimanovitch

A denúncia do ex-técnico da NSA Edward Snowden de que os EUA usam métodos sofisticados para nos espionar, que gerou furor nos meios governamentais, não deveria ter causado tanta comoção.

Casos ocorridos nos anos 80 e 90, e até antes, mostram que os segredos políticos e tecnológicos do Brasil são bisbilhotados há décadas não só pelos americanos, mas também por franceses, israelenses e sabe-se lá quem mais.

Documentos ultraconfidenciais do extinto Serviço Nacional de Informações revelam que várias instituições do governo e indústrias estratégicas foram alvo permanente de espionagem externa –os mais visados eram o CTA (Centro Técnico Aeroespacial) e o Instituto de Estudos Avançados da Aeronáutica, em São José dos Campos (SP).

Com o SNI voltado para o “inimigo interno”, a atividade de contraespionagem era praticamente nula no Brasil. Mesmo assim, vez por outra, investigavam-se agentes de “países amigos”, como John James Gilbride Jr., que também utilizava os nomes John Gilbraith ou Jack O”Brian. Credenciado como vice-cônsul para assuntos econômicos, fachada comumente usada pela CIA no exterior, operou no Brasil de 1988 a 1992, nos consulados dos EUA no Rio e em São Paulo. Estava empenhado em recrutar cientistas e pesquisadores do CTA, principalmente do programa aeroespacial. Deixou o país quando já estava “queimado” –ou seja, identificado como agente empenhado em ações prejudiciais a interesses brasileiros.

Apurou-se que Gilbride nunca fora diplomata de carreira. O assunto foi encoberto, já que o governo do Brasil queria evitar a eclosão de um escândalo diplomático.

O espião americano marcara almoço com importante cientista brasileiro numa churrascaria da alameda Santos (SP). Os agentes brasileiros que o vigiavam descobriram ser impossível pôr escutas no local devido à fortíssima interferência das antenas de rádio e TV. Terminado o almoço, o americano despistou nada menos que 11 agentes.

O interesse estrangeiro recaía também sobre os centros de pesquisa de universidades como a Unicamp e a USP, com tentativas persistentes de aliciar técnicos e cientistas.

Entre 1983 e 1985, a então Telesp, hoje Vivo, teve roubados carros e macacões dos serviços de manutenção. Após os furtos, a Polícia Federal localizou gravadores em postes do Vale do Paraíba.

Esses grampos –especulou-se– objetivavam registrar telefonemas de pessoas ligados ao setor aeroespacial.

MORTE MISTERIOSA

A misteriosa morte do tenente-coronel José Alberto Albano do Amarante, da Aeronáutica, em 3 de outubro de 1981, evidenciou a atuação de um espião do Mossad, o célebre serviço secreto de Israel.

Nos anos 70, o Brasil desenvolvia secretamente um programa nuclear para fins militares. Parceria com o Iraque assegurava os altos recursos financeiros necessários à sua execução; em troca, os iraquianos teriam acesso aos conhecimentos tecnológicos dos cientistas brasileiros.

O responsável pelo programa na Aeronáutica era Amarante, engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica visto como o pai da pesquisa nuclear no país.

Em outubro de 1981, ele foi atacado por uma leucemia galopante: morreu em dez dias. Sua morte passou a ser investigada pela Aeronáutica –teria sido contaminado de propósito por radiação.

A família acreditava que o cientista fora morto pelos serviços secretos de EUA e Israel, mas nada se comprovou. Na época, a mulher de Amarante contou que ele se queixava de ser seguido quando ia a SP ou ao Rio. Depois, quando seus restos mortais foram exumados para novo enterro no Rio, a família constatou sinais de violação da sepultura.

Amarante fundara o Laboratório de Estudos Avançados, grande centro de estudos destinado a se constituir na espinha dorsal da pesquisa nuclear do país. Seu objetivo era ambicioso: desenvolver o enriquecimento de urânio por raios laser (usados para detonar a reação nuclear), em vez do sistema de centrífugas, mais oneroso e lento.

No exterior, cresciam as suspeitas de que as experiências objetivavam desenvolver armas nucleares, o que sempre foi negado pelo Brasil.

ESCUTAS NO HOTEL

As investigações sobre a morte de Amarante revelaram a existência de um misterioso personagem, Samuel Giliad ou Guesten Zang, um israelense nascido na Polônia, que lutara contra os alemães na Segunda Guerra.

O israelense, apelidado de “Mister Pipe” por fumar cachimbo, chegou a São José em 1979 para gerir o Hotel Eldorado, o principal da cidade, que hospedava muitos estrangeiros, civis e militares, envolvidos em atividades industriais e científicas na área.

Extremamente simpático, Giliad mancava de uma perna devido a um tiro levado na guerra, contava. Hábil, instituiu no Eldorado reuniões sociais de secretárias e gerentes de indústrias, gente solitária capaz de soltar a língua estimulada por drinques. Assim, tinha acesso a informações valiosas: sabia quais delegações visitavam quais indústrias da região e, sempre que possível, a razão das visitas.

O israelense tentou se aproximar de Amarante, mas o oficial o repelia: nunca atendeu a nenhum convite. Passou a frequentar o dentista que atendia Amarante, procurando marcar horários logo depois dos do oficial.

O coronel aborrecia-se com a insistência, e suas suspeitas cresceram quando o dentista o alertou das perguntas que Giliad fazia: “O que é que a Aeronáutica está construindo em Cachimbo (Pará)? Ouvi dizer que se trata de uma grande pista de pouso. Mas para que servirá, se já existem as de Manaus e Belém?”.

Era em Cachimbo que estava sendo preparado o local para a primeira experiência do projeto nuclear brasileiro.

Diante dessas perguntas, o alarme foi dado, e Giliad passou a ser vigiado de perto. Descobriu-se que ele tinha cinco passaportes com nomes diferentes e instalara escutas nos quartos e demais dependências do hotel, para ouvir hóspedes e empregados.

Após dois anos, o israelense bateu em retirada de forma hábil quando percebeu que a vigilância crescia: publicou anúncio num jornal local procurando uma acompanhante para dividir despesas numa viagem à Argentina.

O Centro de Informações e Segurança da Aeronáutica errou ao responder ao anúncio enviando um agente (homem). Percebendo que fora desmascarado, Giliad deixou a cidade e desapareceu.

Foi durante a ação do agente israelense em São José que a mídia internacional revelou que o Brasil fazia remessas secretas de urânio enriquecido ao Iraque, disfarçadas em material bélico da Avibrás.

Foi também durante a sua estada na região que o “Latin America Weekly Report” noticiou a misteriosa morte de Amarante, expondo suas atividades secretas com impressionante riqueza de detalhes.

Finalmente, quando se divulgou, em 1981, a história das remessas secretas, o Mossad já sabia de tudo e as documentara com fotos. O episódio brasileiro, acreditam os especialistas, serviu como manipulação da opinião pública para que Israel justificasse seu bem-sucedido ataque aéreo ao complexo atômico de Tamuz, no Iraque.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

229 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Floriano Alves
3 anos atrás

WEsyamos tao atrazados que dificilmente alguma nação vai quyerer !riubar! nossos projwetos. Imaginem que nem malha de tewrra possuis aquela malfadada platforma do VLS.

Zé Mané
Zé Mané
Reply to  Luiz Floriano Alves
3 anos atrás

O comunismo continua a ser o fetiche da milicada brasileira. Nossas FFAA não são atrasadas somente em equipamentos. Somos também atrasados mentais. No mundo atual, as disputas se dão em torno de tecnologia e conhecimento. Mas nossos militares continuam atrelados ao fetiche comunista, continuam com suas cabeças nos anos 50 e 60 do século passado. Para eles, se você é anti comunista então é meu amigo. E se for meu amigo, pode me espionar, me sabotar, agir contra os meus interesses. E o que ganhamos em troca? Nada! E a vida continua, damos meia volta volver e seguimos em frente.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Zé Mané
3 anos atrás

Isto não é o resultado apenas de uma administração em particular, quando te oferecem “LULA ou FHC” a culpa não é só do povo, é o sistema todo…os partidos só colocam para concorrer no pleito quem está no “esquema”, educação de baixa qualidade, dificuldade de acesso a saúde e tecnologia, enfraquecimento econômico e militar, para que assim sejamos sempre escravos das nações que nos exploram, essas mesmas que vem introduzindo no governo ao longo dos anos políticos que trabalham apenas em prol dos seus interesses, até hoje não tivemos um único governo que não seguiu essa cartilha, somos escravos e… Read more »

Charles Dickens
Charles Dickens
Reply to  Zé Mané
3 anos atrás

Pois é. Para os militares brasileiros, o anti comunismo justifica qualquer tipo de adesão e alinhamento incondicionais aos EUA. Porém, algumas perguntas não querem calar, apesar de nossa histórica submissão aos interesses americanos. Que país tentou de todas as maneiras impedir o programa nuclear brasileiro? Que país impede a transferência ao Brasil de tecnologias avançadas referentes a sistemas de orientação de foguetes? Que país nos espiona há décadas, conforme ficou provado pelo wikileaks? Que país, por causa de seus conflitos com a China, quer impôr ao Brasil seus próprios interesses em detrimento de um eventual diferente interesse brasileiro? Que país… Read more »

Conan
Conan
Reply to  Charles Dickens
3 anos atrás

As bobagens suas são inúmeras e infelizmente não tenho tempo de responder a todas pois tenho que trabalhar. 1)Que país é suspeito de ter sabotado o programa espacial brasileiro, com a explosão de um foguete, da plataforma de lançamento e da morte de vários técnicos e cientistas no episódio? NENHUM, tanto a FAB como uma firma Ucraniana contratada independentemente já demostraram por A mais B que a explosão do VLS foi causada por mal aterramento e eletricidade estática. 2)Que país tentou de todas as maneiras impedir o programa nuclear brasileiro? TODOS que já possuem essa tecnologia, ate os franceses envolvidos… Read more »

MARCOS ALEXANDRE QUEIROZ
MARCOS ALEXANDRE QUEIROZ
Reply to  Conan
3 anos atrás

Esse seu: tenho que trabalhar é tipo assim: vc que não trabalha é vagabundo.. respeite os outros participantes. Todos aqui,em princípio, somos pessoas dignias e que trabalham

Conan
Conan
Reply to  MARCOS ALEXANDRE QUEIROZ
3 anos atrás

Em nenhum momento chamei algum dos colegas aqui pelos quais tenho o maior respeito em todos esses anos de indigno e vagabundo, agora se você se vê como tal problema seu.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Charles Dickens
3 anos atrás

Pois é, nós nos vemos como aliados deles más eles nós vêem como subalternos. Qual e a diferênça?
Com um aliado, você divide informações e conhecimento, chama para participar de objetivos.
Com um subalterno, você só repassa informações que você precisa que ela saiba para melhor lhe servir. Só divide conhecimento minimo necessário para você melhor lhe servir más sem nunca deixar de ser empregado.
Não vejo motivo nenhum, para nunca terem chamado a embraer nem para fazer um parafuso que seja de um F-18. Não digo nem o F-35.

Conan
Conan
Reply to  Cristiano. de Aquino Campos
3 anos atrás

Talvez pelo fato de se tratarem de programas governamentais, ou seja de governo para governo. Quem acompanhou de perto os programas de transferência de tecnologia (TOT) que a Dassault e a Boeing ofereceram ao governo brasileiro nem chega perto do que a Saab ofereceu. A da Boeing ate que não era tão ruim incluindo muita tecnologia na área industrial e de montagem mas nada próximo do pacote da Saab no campo de projeto de engenharia que é o verdadeiro filé mignon desta indústria.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Conan
3 anos atrás

Não me referia ao programa FX e sim aos 70 anos de aliança que temos com os EUA.

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Zé Mané
3 anos atrás

Após 17 anos de FA ainda tenho sérias dúvidas se é fetiche, tática diversionista ou maluquice . Fato concreto é que tem muito militar com ombro estrelado que não passa num psicotécnico para CNH. Chega a ser preocupante, se não fosse ilegal – sim, Desvio de Finalidade da Adm Pública – o país encarando toda uma dinâmica mundial, Ciberguerra, Drones, Robótica militar, etc. E o cidadão, pago com dinheiro público de TODO tipo de contribuinte, ir para o quartel combater comunismo, marxismo, gramscismo, esquerdismo, achismo , etc. E nem ficar corado. Pior, com uma jumentalha aplaudindo.

Last edited 3 anos atrás by Sergio Machado
Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Sergio Machado
3 anos atrás

E o mesmo nem dá bola para pelo menos com a desculpa de enfrentar uma revolução comunista com 50 anos de atraso, modernizar as forças para um guerra moderna. Continuamos com doutrina e equipamentos da epoca da guerra do Vietnam.

Carlos Ravara
Carlos Ravara
Reply to  Sergio Machado
3 anos atrás

Credo! Chega a ser inacreditável isso. 🙁

Agressor's
Agressor's
Reply to  Luiz Floriano Alves
3 anos atrás

Desde a era Vargas que “forças ocultas” vem interferindo sistematicamente no Brasil sabotando nossos esforços de crescimento e consolidação de nossa soberania e impedindo que possamos explorar e desenvolver nosso grande potencial. Mas grande parte do nosso povo não entende que as nossas nações “amigas” nos sabotam desde que este país foi fundado, pois entre nações não existe amizade e sim apenas interesses. São em sua maioria um povo de racistas e xenófobos que nos desprezam, nos atribuem como “macacos” e nos querem apenas para nos explorar e espoliar. Explorar a nossa nação e espoliar todas nossas riquezas até não… Read more »

JORGE
JORGE
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

Que grande parte do nosso povo não entenda, é realmente compreensível. Agora, fica claro, mais uma vez, que as forças armadas sabiam, faz muito tempo! A pergunta que deveria ficar aqui nesse ambiente que se considera tão nacionalista e tão crítico: PARA QUE a maior parte do generalato, das forças armadas, sempre tão nacionalistas, já sabia faz muito tempo, sabe, e nunca fez nada???

Marcelo-SP
Marcelo-SP
3 anos atrás

Artigo editado pelo PC Chinês… “Todo mundo espiona vocês, brasileiros… não custa nada deixar a gente instalar uma backdoor no seu 5G…”

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marcelo-SP
3 anos atrás

Não é que não custe nada.
Apenas os equipamentos chineses são melhores e mais baratos.
E para piorar para os EUA e seus espiões, a China já está testado equipamentos 6G.
Assim, quem boicotar o 5G chinês vai ficar sem o 6G também.
E será lgo.

PAULO
PAULO
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Assim como quem não tomar a “Vachina” do Governador “João Tsé Tung”, que é melhor e mais barata, logo morrerá da peste chinesa…
E para “melhorar” para o Brasil e para os EUA, a tal “vachina” já foi tomada por todas as Forças Armadas chinesas e foi “aprovada” com 109% de eficácia contra a Peste Chinesa…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  PAULO
3 anos atrás

Se vc quiser arriscar e ficar sem a vacina, o problema é seu.
Boa sorte!
P.S. Só não passe a doença para os outros.

Skyraider
Skyraider
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Intimidação/ coação detectada em resposta!

Caerthal
Caerthal
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Se a vacina é eficaz tome e seja feliz. Se está preocupado com ser contaminado por quem não quis ser cobaia é porque essa vachina, desenvolvida sabe-se lá como, não te protege. Esses soluções que só dão certo se tiver adesão de 100% são esquemas de enganação e controle. Coisa que os Xing-Lings são experts.

Gamayun
Gamayun
Reply to  Caerthal
3 anos atrás

Se não sabe como a vacina é feita, sua visita é bem vinda no instituto Butantã.

Salim
Salim
Reply to  PAULO
3 anos atrás

Lembrando vacina inglesa usa matéria prima chinesa.

Conan
Conan
Reply to  Salim
3 anos atrás

Alemães usam aço brasileiro, chineses também. Alemães fabricam BMW, chineses Cherry……eu prefiro BMW. ou seja é o que se faz com a matéria prima o que realmente importa…..qualidade…confiabilidade!!!

Ted
Ted
Reply to  Conan
3 anos atrás

E ainda temos uma fábrica da BMW em solo brasileiro gerando empregos

Luiz Mendes
Reply to  Salim
3 anos atrás

Qual materia prima? precursores quimicos?

A chave esta no RNA do Virus. O problema reside no RNA viral, alterando o RNAmensageiro, o qual veio do nucleo (DNA), a caminho do Ribossoma.

Se vacina usa materia prima da China, em nada altera o problema.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  PAULO
3 anos atrás

Pois é!
Aím eu quero ver se um sujeito desses fica doente, leva a doença apara casa e causa a morte de um familiar, se ele vai com esse blá blá blá, de ‘vachina’, “João Tsé Tung’ e outras tontices.

MCruel
MCruel
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Poucas vezes e vi concordando com o sr. Kings… essa foi uma.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MCruel
3 anos atrás

Valeu!

Skyraider
Skyraider
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

intimidação/ coação detectada em resposta!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Você está no Rio..

Tá falando o que de Vachina ? Se liga…

Isto é um problema de SP que será resolvido entre nós..

Estou ansioso esperando a nova quarentena

Wagner
Wagner
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Caro amiguinho terraplanista, analfabetismo científico é prejudicial à saúde.

Luiz Mendes
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Vai para Sao Paulo e tome a sua vacina chinesa. Good luck.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  PAULO
3 anos atrás

Deixa eu te contar um segredo…

Vacinas contra a poliomielite e sarampo, dentre outras que são utilizadas a décadas no Brasil, tem componentes…

Chineses.
Mas não espalha, é segredo, viu?

Conan
Conan
Reply to  Willber Rodrigues
3 anos atrás

Chocolate suíço tem componente brasileiro. Chocolate suíço é considerado o melhor do mundo o nosso não. Alemanha usa aço brasileiro produz Mercedes, BMW. Chinês também importa ferro do Brasil, produz Cherry. Vai comprar Cherry eu fico com a BMW/Mercedes. Se você ainda não entendeu vou te contar um segredo. É o que se faz com a matéria prima o que realmente importa, o produto final, seja carros ou vacinas…..qualidade….confiabilidade é o que importa. E para encerrar: Se a matéria prima vem da China é porque simplesmente é a mais barata, só isso, pois qualquer desses países possuem conhecimento tecnológico para… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Conan
3 anos atrás

Tú quer comparar cacau com um composto usado em vacinas humanas, é isso mesmo?
Tá serto…

Conan
Conan
Reply to  Willber Rodrigues
3 anos atrás

Eu acho que tu não entendeu direito a ideia!

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Conan
3 anos atrás

Só para informação, o melhor chocolate do mundo é da Belga Godiva!!

Conan
Conan
Reply to  Marcelo Andrade
3 anos atrás

Verdade, o Godiva é bom demais!!

Luiz Mendes
Reply to  Conan
3 anos atrás

Exatamente.

Luiz Mendes
Reply to  Willber Rodrigues
3 anos atrás

Quais sao os componentes chineses?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  PAULO
3 anos atrás

O Dória comprou a vacina sem saber o valor que vai pagar..

A CNN já divulgou o contrato…

MARCOS ALEXANDRE QUEIROZ
MARCOS ALEXANDRE QUEIROZ
Reply to  PAULO
3 anos atrás

Isso é típico de um governo que ideologiza tudo. Tudo pra essa extrema direita capitaneada pelo capitão é ideologia. E ideologia atrasada 50 anos. Dai tome confusão com a china nosso maior parceiro comercial. É muita loucura

Heitor
Heitor
Reply to  PAULO
3 anos atrás

Fascismo nivel brasil é tristonho

Richard Stallman
Richard Stallman
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Lembrete diário: 5G não serve pra nada.
Usem Fibra+WiFi e LoRa na Banda III VHF.

Skyraider
Skyraider
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Barato tudo bem, mas melhores, forçou a barra, opinião típica de quem não entende do assunto. Além disso, olha a velha tática da intimidação (˜…vai ficar sem…). Que enfiem o 6G naquele lugar, sistema com backdoor não!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Falou o engenheiro…

Skyraider
Skyraider
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Sou mesmo, formado em uma das mais prestigiosas federais do país, 20 anos de atuação na área de alta tecnologia.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Skyraider
3 anos atrás

Não você… falei do Kings…

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Marcelo-SP
3 anos atrás

Mas o sobrenome de quem escreveu parece ser lá daquelas bandas da Rússia…

gordo
gordo
3 anos atrás

Estamos com uma boa coleira e não pense que ela se resume a isso. Redes sociais e seus algoritmos seletivos para conduzir a opinião pública também fazem parte da nossa enforcadeira.

M65
M65
Reply to  gordo
3 anos atrás

Engloba também Governadores e Prefeitos que usam a máquina pública de forma ilegal para vigiar os cidadãos de bem que reclamam de forma justa da sua desgovernança. Espionagem tradicional seguindo pessoas com o uso de agentes publicos ou com aquela maleta (esqueci o nome) que grampeia ilicitamente ligações telefônicas e e-mails.

Agressor's
Agressor's
Reply to  gordo
3 anos atrás

Vários tipos de operações clandestinas têm sido financiadas pela CIA para serem usados ​​para divulgar propaganda e influência estadunidense no Terceiro Mundo. Uma das principais destas operações promovidas hoje pela inteligência dos EUA é a “Earnest Voice”, revelada em 2011. O objetivo da iniciativa é usar sockpuppets para espalhar propaganda pró-estadunidense pela internet e redes sociais fora dos EUA. Tal operação foi criada pelo Comando Central dos EUA. O governo assinou um contrato de US$ 2.8 milhões com uma empresa de segurança para desenvolver um software especializado, permitindo aos agentes do governo postarem propaganda em “websites de língua estrangeira”. Usam… Read more »

Mabeco
Mabeco
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

Análise perfeita.

Conan
Conan
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

Analise perfeita. Pensado bem acho que comecei a ter minha mente dominada pelos malditos yankes desde que comecei a colecionar o Tio Patinhas ainda na década de 60. Depois perdi totalmente o controle pois viajei de Boeing 707 da Pan Am para a Califórnia conhecer a Disneylândia (ainda não havia Disneyworld em Orlando), assisti todos aqueles enlatados made in Holywood, Perdidos no Espaço, Túnel do Tempo, Terra de Gigantes, enquanto me entupia de Coca Cola. Depois como adolescente passei a usar jeans e ouvir Rock, fiquei maravilhado com o programa Apolo que levou o homem à Lua (que alguns dizem… Read more »

Luiz Mendes
Reply to  Conan
3 anos atrás

Caro Conan, Que bom que tivemos influencia Yankee. Imagina se fossemos influenciados pela cultura russa, cubana, cambojana, norte coerana, iraniana, ou qualquer outra cultura anti-ocidental que existe por ai. Eu tambem viajei a California em 1982, e um L-1011 500 Tristar da Pan Am, desde Miami ate San Jose. Fui a Disneilandia em carro. Tambem fui muito influenciado pela televisao e todos aqueles seriados maravilhosos que assistimos naquela epoca, e as revistas do Mickey, Tio Patinhas, Superman, e Science Fiction. A influencia foi tao grande que emigrei para os EUA em 1985. Um pais maravilhoso. Longe de ser perfeito, mas… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Reply to  Luiz Mendes
3 anos atrás

Eu gosto do Arby’s, mas foram embora do Brasil.

Conan
Conan
Reply to  Luiz Mendes
3 anos atrás

Pois é Luiz Mendes, também morei lá muitos anos, ate serviço militar eu prestei, são os dois países que eu amo, Brasil e Estados Unidos. Como todos os países do mundo os EUA tem seus problemas, seus prós e contras mas ouso dizer que é o único pais no mundo em que o povo é realmente livre e consciente disso.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Conan
3 anos atrás

Sim, e daí? O que uma coisa tem a ver com a outra?

sub urbano
sub urbano
3 anos atrás

O Brasil é um gigante bobão. É tipo o Congo, o gigante africano que foi assoberbado por Ruanda que é um paiseco microscópico, guerrilheiros desse país exploravam as minas de diamante no leste do Congo e ainda levavam as mulheres dos congoleses kkkk. Aqui no brasil o presidente presta continência para a bandeira dos EUA e seus seguidores colocam adesivinhos de Israel e EUA no carro, eles nem usam adesivo do Brasil kkk Esses bobões ainda se dizem patriotas kkkk

Alessandro
Alessandro
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Só faltou vc falar tbm do outro lado, os bobalhões que ficam de quatro pra uma ilhota falida como Cuba, e colam adesivinhos deles, da China e Palestina.

Os dois lados se merecem, são tudo um bando de entreguistas sem personalidade.

Last edited 3 anos atrás by Alessandro
Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

2!!!!!!!!!!!!

Augusto Mota
Augusto Mota
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Touché!!!!

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Os dois lados formados por patetas bisonhos e boquirrotos complexados de viralatas, capazes de prestarem continências à bandeiras estrangeiras. Um país cujos governantes não defendem os interesses estratégicos do país.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Antonio Palhares
3 anos atrás

A nossa classe política e militar em CONLUIO com boa parte da nossa mídia tradicional só defende uma coisa, seus interesses pessoais, e eles não estão alinhados com as necessidades da população brasileira, isso eu lhe garanto.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Agora virou ‘isentão’.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

CONSERVADOR sempre!

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Agora vc foi batizado de Isentão pelo Xings, assim como eu, bem vindo ao clube.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Pelo menos assuma sua culpa com o que está acontecendo com o País.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

o que tá acontecendo com o país?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Talvez vc esteja no espaço sideral e já esteja vendo ele passar aí. Pertinho.

Edimar
Edimar
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Lucido, direto e reto como deve ser um belo tiro a queima roupa.

Luiz Mendes
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Eles adoram os regimes autoritarios.

Augusto Mota
Augusto Mota
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

E os abestalhados da esquerda antes desse governo patriota do MITO? Pagaram bilhões aos americanos para encerrar o caso Pasadena, não é bem pior? Dar dinheiro aos americanos, BILHÕES DE DÓLARES, em troca desses “líderes” vermelhos abestados não irem pra cadeia é bem pior do que prestar continência à bandeira americana, NMHO.

Wagner
Wagner
Reply to  Augusto Mota
3 anos atrás

Governo patriota do Minto? Kkkkkkkkkkkkk cara, você precisa ler mais.

filipe
filipe
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Por favor General Morão, salve o BRASIL…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  filipe
3 anos atrás

Isso é que é desespero!
A que ponto chegamos.
Socorro Mourão!
kkkkk

José Carlos David
José Carlos David
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Quando estudava no ginásio, um dos professores falava que o Brasil era um gigante de calças curtas. Hoje, atrevo-me a dizer que levaram as calças…é um gigante pelado!

Agnelo
Agnelo
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Esqueceu de falar dos terroristas apoiados por URSS, China, Cuba e Pacto de Varsóvia, q foram massacrados por nossa inteligência aqui….

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Agnelo
3 anos atrás

Matar espião desarmando é fácil.
Quero ver enfrentar os soldados deles, né?

Agnelo
Agnelo
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Bilu Bilu, conta outra

Conan
Conan
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Lamarca, ,Marighela e seus seguidores desarmados??!! Opa!!kkkkkkkk. Toninho, Toninho, só você e suas piadas conseguem nos trazer tanta alegria kkkkkkkkk

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Conan
3 anos atrás

o cara é tão maluco que defende terrorista de interesses estrangeiros em atividade no Brasil, depois chama os outros de entreguista, vai entender.

Leo Rezende
Leo Rezende
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Isso não émaluquice. É traição.

sub urbano
sub urbano
3 anos atrás

Eles conseguiram fantasiar uma aliança imaginária entre Brasil, USA e Israel…

Mauro Cambuquira
Mauro Cambuquira
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Somos amadores em quase tudo.
Existe uma chance de nos tornarmos uma Líbia?
Já ouvi falar que a Líbia tem um gigantesco reservatório de água fóssil, que é o maior interesse estrangeiro no país.
E o Brasil te muita riqueza que desperta muitos interesses comuns internacionais. E nós somos enganados sem o menor esforço.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Mauro Cambuquira
3 anos atrás

Mas aqui no Brasil os estrangeiros não precisam vir e roubar,nós damos tudo quase de graça,seja na exploração de gás e petróleo,assim como na exploração de minérios.

Botamos para vender nosso setor energético e nossas refinarias para os gringos abocanharem entre outros tiros no pé…

Tiger777
Tiger777
3 anos atrás

O fato do programa nuclear estar envolvido com o Iraque, colocou o Brasil na mira do Mossad. E eles não brincam em serviço.
Somente um ataque ao Brasil, fará com que voltemos ao desenvolvimento do VLS e a bomba nuclear.
A nossa sociedade ainda não entendeu o caráter predatório do Direito Internacional.

Paulo
Paulo
3 anos atrás

Já passou da hora do Brasil ficar esperto, dar musculatura para a Abin e jogar o jogo que nem gente grande. No mundo não existe amigos. Existe interesses em comum.

Tudo começa nas escolas, ensinando ciências e botando sangue de nacionalismo nos olhos das crianças.

Marcos 10
Marcos 10
Reply to  Paulo
3 anos atrás

O sistema educacional brasileiro deveria ser questão de segurança nacional.
Mas tente alguém impor alguma coisa para melhorar! Pais, alunos, professores, políticos, jornalistas são contra.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Marcos 10
3 anos atrás

Sim. E o resultado vemos todos os dias, inclusive aqui.

O analfabetismo funcional de nossos jovens e adultos.

Um show de pesquisas bizarras na área de humanas que não agregam em nada.

Um país cada vez mais dependente de commodities que não ainda não percebeu que o segmento de serviços, que dependente de mão de obra especializada, é muito mais lucrativo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

pra você ver, pesquisas em humanas, deixa esse área com os países ricos, temos que investir em pesquisas na área de ciências, se o projeto de LASER da FAB tivesse ido em frente, já teríamos nossas armas nucleares semi-prontas, ou até já teríamos.

Wagner
Wagner
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

Um monte de analfabetos funcionais, criacionistas, negacionistas e terraplanistas que se orgulham de apoiar um outro analfabeto funcional, criacionista, negacionista e terraplanista que ocupa a chefia do estado. Cegos seguindo cego.

joão Fernando
joão Fernando
Reply to  Wagner
3 anos atrás

Não seria “um jumento guiando outros jumentos”?

Leo Rezende
Leo Rezende
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Pra vc destilar tantos epítetos grosseiros,mentirosos e intolerantes,é pq vc provavelmente é o supra-sumo da inteligência,cultura e conhecimento humano,um verdadeiro demiurgo,tipo aquele de Garanhuns. Mas não.
Essa condescendência hipócrita e arrogante é extremamente ofensiva,mas graças a ela conseguimos identificar facilmente os verdadeiros mal-intencionados com o destino do Br e de seu povo.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Marcos 10
3 anos atrás

Se tem que ser imposto já é sinal que esse “partido único das boas intenções”não é bom. Não existe como aplicar um sistema educacional único num país desse tamanho. Solução simples para um problema complexo geralmente está errada.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Paulo
3 anos atrás

Vixe falou o ponto fraco. Políticos dar capacidade pras crianças pensarem e não os reelegerem. É duro hein kkkkk.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Paulo
3 anos atrás

Quanto menos educado o cidadão mais fácil é manipula-lo…Por isso que no braziu sempre deixam a educação em último lugar…A polarização ideológica favorece apenas uma classe, a política…Existe direita e esquerda mas nem uma das duas levam pra frente…Nem esquerda nem direita…quero um Brasil para frente..!!!..

JORGE
JORGE
Reply to  Paulo
3 anos atrás

Dar musculatura pra Abin fazer o quê???? Essa deveria ser uma pergunta a ser respondida. Porquê as forças armadas, incluindo aí obviamente todos os seus serviços de “inteligência” já sabiam de tudo. NUNCA fizeram nada. Para quê, para quem???

Renato B.
Renato B.
Reply to  JORGE
3 anos atrás

Que eu saiba o que mais se tem feito é dar recursos para a ABIN nos últimos dois anos.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
3 anos atrás

Os países do tratado ukusa (também conhecido com 5 olhos) sempre trocaram informações sigilosa desde a guerra fria (combate ao comunismo) depois com a guerra ao terror, não tem nada de novidade nisso aí, o uso de algoritmos para minerar dados e trata-los para inteligência visando proteção (rede echelon)….o problema é usar esse tipo de ferramenta para vantagens comerciais…nunca saberemos

Alessandro
Alessandro
3 anos atrás

O Brasil nunca vai deixar de ser uma colônia aos olhos dos grandes players mundiais, cabe a nós aprendermos a defender nossos interesses, mas para isso temos que parar de importar PAUTAS estrangeiras que só serve para nos dividir, essas discussões sobre racismo, L G B T, ideologia de gênero, empoderamento feminino que vem embutidas em leis prontas da ONU e outros organismo internacionais, são ideias da ELITE Europeia e americana que só serviu para a nossa classe política, desviar dos verdadeiros problemas sociais que temos no país para manter sua corrupção e ineficiência a todo vapor. Não adianta pedirmos… Read more »

Caique
Caique
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Já eu acho ao contrário, devemos sim colocar em pauta questões raciais, de gênero e etc. Me incomoda profundamente ver as pessoas falarem que essas questões tem que ir para o segundo plano enquanto vários dos nossos morrem por motivos fúteis, problemas esses que poderiam ter sido sanados a muito tempo. Postergar a resolução desses problema e postergar a evolução do país, sem existir uma sociedade resolvida com sigo mesmo não haverá país forte e soberano.
O que garante que no futuro os nossos inimigos não usem esses problemas contra nós?

Alessandro
Alessandro
Reply to  Caique
3 anos atrás

Se a classe política quisesse mesmo acabar com as diferenças raciais e de gênero já teriam feito isso HÁ MUITO TEMPO meu jovem rsrs… enquanto se mantiver assim eles podem manter esse discursinho DEMAGOGO pra ganhar mentes e corações para se reelegerem. Era só parar de ROUBAR e desviar recursos fazendo o básico nas comunidades carentes, como por exemplo, SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA TRATADA, investir em EDUCAÇÃO DE QUALIDADE na base (ensino fundamental e médio), com toda certeza o estudante POBRE (em geral) e NEGRO da comunidade teria boas chances de competir de igual para igual com o aluno branco rico… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Alessandro
Wagner
Wagner
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Essa mania de culpar os outros pelos problemas e atrelar aos outros as soluções é típica do brasileiro.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Wagner
3 anos atrás

Eu não culpo os outros, culpo o próprio brasileiro de não cumprir com suas obrigações mais básicas, e ainda importar problemas de fora pra desviar a atenção, para esconder a incompetência e corrupção que impera no país, releia com mais calma meu texto que vc entenderá.

Last edited 3 anos atrás by Alessandro
fewoz
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Problemas de fora? Os assuntos que você menciona e que parece menosprezar são 100% brasileiros, afinal acontecem no Brasil e não na Antártida ou Marte. Dizer que não existem é simplesmente colocar uma venda nos olhos para tudo o que acontece. Se o grau é menor ou maior do que o observado em outros países, já é outro assunto.

De qualquer modo, concordo em geral que o ponto principal a ser resolvido deveria ser infraestrutura.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Caique
3 anos atrás

O problema é que não pode acabar, não é bom para os negócios, se não onde certas pessoas ia crescer politicamente? defendendo o interesse dos donos de cachorro?

Conan
Conan
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Concordo plenamente com o que disse. Acho que as minorias étnicas devem ter seus direitos respeitados e preservados como qualquer cidadão mas esta mais do que obvio que estão importando e fomentando pautas claramente estranhas ao nosso convívio e estrutura social. Não estão querendo mais justiça para os mais desprotegidos, se assim fosse a prioridade dessa turma seria educação de qualidade para todos, desde a base da pirâmide social. Querem mesmo é ruptura social paga com destruição, sangue e sofrimento para depois surgirem das cinzas (ou do pó) como um Fênix. Os nacionalistas extremos (que se acham patriotas porem não… Read more »

Vovozao
Vovozao
3 anos atrás

29/11/2020 – domingo, bdia, até aí não há nenhuma novidade, não nós esqueçamos que durante o governo Dilma foi vazada a informação que a NSA estava espionando o governo, entretanto, a real intenção era/é a PETROBRÁS, já que poucas empresas no mundo possuem a tecnologia e o conhecimento para exploração de petroleo em águas ultraprofundas, ou seja com a “”ajuda”” de um órgão de segurança dos USA, CHEVRON, EXXON, obtiveram um conhecimento que levariam decadas para conseguir e um grande investimento. Quando outras nações copiam descobertas/conhecimento dos USA, não pode, quando são eles, qual a desculpa????

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
3 anos atrás

Muitos irão dizer que esta reportagem é teoria da conspiração, assim como ocorreu com a explosão na base de Alcântara, da mesma forma com os “médicos” cubanos com suspeita grave de serem espiões e no golpe militar, porque a rússia tramava, Joseph Mengele…. Infelizmente nos ajoelhamos e apalpamos ( ) para eua, israel, europa, cuba, bolívia, venezuela, china, rússia, c.do norte e até grupos terroristas. Vejo muitos com dupla nacionalidade destes países citados e a 2a, por apenas terem nascidos em nossa terra. Chegam ao cúmulo de apoiar uma invasão da Amazônia pelo biden, por acharem que ele é socialista,… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Saldanha da Gama
3 anos atrás

Prezado Saldanha

E de quem é a culpa disso?
Quem se vangloria de, em um jantar familiar, dizer que foi à Nova York?
Quem diz envaidecido, em um mesinha de bar que, trabalha em uma multinacional americana?
Quem manda os filhos fazer intercâmbio ou Faculdade nos ‘States?
É ela mesmo!
Nossa classe dirigente. ‘Nossa ‘elite’.
Só que agora, infelizmente, apertou para todo mundo.
Segure o cinto que vem mais por aí.

Marcos 10
Marcos 10
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Tem toda a razão. E que banca a esquerda? Essa mesma classe dirigente.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marcos 10
3 anos atrás

Empresários e militares é que não são, pois se uniram para afastar a esquerda e afundar o País.
Mais uma vez.

Aladaf
Aladaf
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

A Esquerda que estava no poder ateh 5 anos atras so andava de jatinho. So comia do melhor. Era ou nao era? So andava de jatinho e era amigo de empreiteiro ou nao era? Entao. Marcos esta certissimo. Quem banca a Esquerda tupiniquim eh a elite. Sempre foi a elite. A contradicao eh que essa Esquerda, bancada pela elite; a esquerda da “boquinha” como bem definiu alguem. ALEM de ser bancada pela elite ainda paga de “amigo dos pobres”. Foi ESSA contradicao que fez a Esquerda ser tirada do poder a pontapes. A classe media brasileira. Com todos os seus… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Aladaf
3 anos atrás

Vc tem de decidir quem é a elite brasileira.
Aquela que janta no Antiquarius e financia a esquerda ou a que financia os partidos de direita e distribui pão com rosbife em manifestação de verde-amarelo na Av Paulista.
E com direito a pato amarelo.

JORGE
JORGE
Reply to  Marcos 10
3 anos atrás

Então explica aí: Como é que o Golpe, a imprensa, o judiciário, a bancada ruralista, o Mercado, o cunha, o centrão, e a direita da classe política do país bancaram a esquerda???

Fabio
Fabio
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Sim . Diz isso pra Manuela . Ela que adora falar mal dos ” states ” mais tava lá com a família toda fazendo compra em NY .

FERNANDO
FERNANDO
3 anos atrás

Bha Tche,
Conta outra história que não sabemos.
Está o Brizola já contava nos anos 60.
Mas,
como sempre, era taxado de comunista.

Caio
Caio
3 anos atrás

Até hoje nada mudou, se continua espionando só inimigos políticos, hoje ressuscitados como comunistas, esquerdistas, progressistas, e outras tapiações, enquanto o monopolismo nas mãos de estrangeiros se agiganta, o entreguismo se fortifica e as divisões da sociedade são fortificadas com base em sonambulismo político. MAS AS ELITES POLÍTICA E MILITAR vão muito bem obrigado.

Doug385
Doug385
3 anos atrás

O mundo é esse aí mesmo. Os países fazem o que for preciso e onde for preciso para defender seus interesses e segurança. Quem é o culpado nisso tudo? Eles por fazerem o que fazem ou nós por permitirmos e não fazemos o mesmo? Qual o órgão de inteligência externa do Brasil? Onde ele opera? São essas questões que um país sério deve levar em consideração.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Doug385
3 anos atrás

Para começar, temos o problema de um Presidente que bate continência para a bandeira americana.
Aí, fica tudo muito mais difícil.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

na vdd isso é avanço, pq os anteriores davam dinheiro para gringos e fraudavam licitação para empresários.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Temos plena convicção disso.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

O bom mesmo é bater continência pro Foro de São Paulo e seus integrantes…

sj1
sj1
Reply to  Doug385
3 anos atrás

A Abin e seus concursados nos protegem.

Salim
Salim
Reply to  sj1
3 anos atrás

Tem certas coisas que só no Brasil. Cientista , medico e operador abin ser concursado. Comprar equipamento estratégico e sensível com concorrência publica. E justificável pra tentar travar roubo/nepotismo porem fica difícil evoluir.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
3 anos atrás

E o pior é que o presidente prefere pagar 20 vezes mais do que pagaríamos pela tecnologia 5g da China, para continuarmos sendo espionados pelos americanos.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Andreo Tomaz
3 anos atrás

Na vdd é um terror, ser espionado em primeira mão pelos americanos, depois os chineses espionam os americanos e roubam nossas informações, ou será que é melhor ser espionado em primeira mão pelos chineses?

J4S0N7
J4S0N7
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

O pior disso tudo, é que temos potencial pra desenvolver nossa própria rede 5G, mas não… Preferem nos colocar ou nas mãos da China ou EUA.

Luiz Mendes
Reply to  Andreo Tomaz
3 anos atrás

Desde quando os americanos precisam de tecnologia 5G para espionar o Brasil?

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
3 anos atrás

Se isso for verdade,só mostra que a bundamolisse das” otoridades ” é cultural,porque não trataram de neutralizar os espiões com “acidentes”? Muito da fama da Mossad nem é devido a sua competência,mas sim da incompetência dos outros, principalmente por países governados por jumentos de terno e gravata como o Brasil e países árabes.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
3 anos atrás

Complicado também ir se meter lá no oriente médio e ajudar o Iraque a obter arma nuclear. É o tipo de coisa que acaba queimando, ao invés de desenvolver esses programas para si próprio e na calada, ficam de compartilhamento com países duvidosos.

E parece que todo governo é assim, em governos passados era capaz de aparecer coisas estratégicas nas mãos de países como cuba e venezuela

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  SmokingSnake ?
3 anos atrás

Só falta vc explicar o que de estratégico tem o Brasil que interesse a Cuba e Venezuela.
Seriam as pesquisas com grafeno?

Conan
Conan
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Que tal todo ciclo de enriquecimento de uranio? Ta de bom tamanho?

OSEIAS
OSEIAS
3 anos atrás

Porque uma nação espiona? Qual o sentido por trás dessa ação? A razão da espionagem e possuir vantagem estratégica sobre qualquer um, é saber qual são as suas cartas. Nosso país passa hoje por um novo ciclo de desenvolvimento de equipamentos militares, com nossas industrias desenvolvendo equipamentos capazes de baixo custo, e alguns superiores aos estrangeiros. Seria esse movimento alvo de espionagem? Claro que sim! Nossas principais empresas no ramo estão seguras? Se protegem como podem, mas seguras nem tanto. Hoje está claro que a espionagem serve sim, para dar vantagem comercial sobre as outras nações. Atualmente nosso maior celeiro… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  OSEIAS
3 anos atrás

A Enercon GmbH é uma empresa alemã de construção de aerogeradores. Nos anos 1994 e 1995 essa empresa foi objeto de espionagem industrial por parte da Agência de Segurança Nacional dos EUA e do sistema militar Echelon. A informação obtida por ambas organizações foi repassada à uma empresa estadunidense concorrente… Dita empresa aproveitou os dados obtidos de know-how obtidos mediante espionagem industrial à Enercon GmbH e patenteou ditas “descobertas”. O sistema Echelon tem sido utilizado em prol dos interesses comerciais estadunidenses. Em 2013, documentos publicados em jornais mundialmente e revelados por Edward Snowden, confirmam o uso da rede para espionagem… Read more »

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

Perfeito seu complemento.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  OSEIAS
3 anos atrás

Eu já parto da possibilidade fazer ação direta mesmo, matar no estrangeiro agentes inimigos, e aqui dentro, problema é que não existe uma lei que autoriza isso, por isso pensei em usar a Legitima Defesa como brecha, no caso legitima defesa da sociedade brasileira, além de que precisamos de juízes federais que autorizem esse abates, tudo de forma confidencial, algo parecido com o FISA nos EUA,…. quanto a plantio na África, o Brasil jorrou bilhões em ditaduras e paísecos, devíamos comprar essas terras na África antes do Chineses,,,,,,,, entre outras ações.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Só por curiosidade: quem precisamos matar no exterior?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Wilson França
3 anos atrás

´Pessoas identificadas como agentes estrangeiros que visam de alguma forma prejudicar o Brazil.

Conan
Conan
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Passa a lista de nomes ai e vamos ao trabalho!

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Logo agora que tá uma discussão sobre o 5G chinês que a imprensa que nem especializada é começa a se interessar por relatar casos de décadas atrás sobre espionagem se outros países? Nada que uns Yuans convertidos em dólares para a imprensa brasileira que se vende por pouco não faça não é mesmo? Rsrsrs. A intenção desse tipo de notícia só engana quem não acompanha assuntos de defesa no Brasil diariamente. Depois das queimadas na Amazônia e da pandemia, o foco da extrema imprensa será o 5G rsrsr

Greyjoy
Greyjoy
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Mas a notícia por acaso mentiu?

Wagner
Wagner
3 anos atrás

Até a KGB espionou por aqui,com relatórios ridicularizando o país. Que os alunos de ensino fundamental deles tinha mais capacidade que um formado em ensino superior por aqui .

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Wagner
3 anos atrás

É triste isso mas não deixa de ser verdade, vi em um programa de tv uma aluna de exatas em uma universidade federal que não conhecia a formula E=Mc2. Não sabia o que significava o C.

João Adaime
João Adaime
3 anos atrás

Enquanto não houver um grande acerto de contas tipo “queda da Bastilha”, jamais sairemos deste berço nem tão esplêndido assim.

sj1
sj1
Reply to  João Adaime
3 anos atrás

Com essa CF esquece Brasil potencia.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  João Adaime
3 anos atrás

Pode até a ser, mas essa merd.. que tá hoje eu ligo até 1889, os próprios militares levaram o país a esse estado.

Saulo
Saulo
3 anos atrás

O governo militar para investigar,prender ,torturar e matar seus inimigos internos”era muito eficiência,mas quando se tratava dos externos era de toda incopetência possíve!

sj1
sj1
3 anos atrás

Haha, nas primeiras linhas, quando começo a perceber o viés ideológico, eis que passo direto para o final da págin: FSP …! Não entrando no mérito, que é algo sabido há décadas.

Marcos 10
Marcos 10
Reply to  sj1
3 anos atrás

Apesar do viés ideológica, tudo que está alí é verdadeiro.

sj1
sj1
Reply to  Marcos 10
3 anos atrás

Foi o que eu disse no final.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
3 anos atrás

Isso não é novidade, deveria ser lema da bandeira do Brasil, “somos feitos de idiotas” no lugar do ordem e progresso.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
3 anos atrás

É só os patriotaxxx conxervadorexx colocar bandeirinha de Israel e dos EUA no perfil que passa! ???????

Larri Gonçalves
Larri Gonçalves
3 anos atrás

Não existe amigo quando o assunto são novas tecnologias. O Brasil peca a anos por não ter uma contra espionagem eficiente, Israel, USA, Russia, China ou qualquer país Europeu não quer mais um player no mundo de alta tecnologia, somos bobos ao pesar que temos “amigos ou aliados”, ou a gente desenvolve pesquisa e desenvolvimento,protege nossos técnicos e nossas tecnologias desenvolvidas, através de patentes registradas em orgãos internacionais ou então seremos eternos compradores de tecnologia de ponta, quanto aos “espiões” de potências estrangeiras o negócio é tentar coopta-los ou então elimina-los, não existe meio termo, basta ver o que aconteceu… Read more »

RENAN
RENAN
3 anos atrás

É somos novos, somos manipulados, reportagem assim deveria passar em cadeia nacional, a opinião pública deveria ser forçada a conhecer nossas fragilidade e nossos inimigos.

O Brasil só vai acordar quando todos seus cidadão participar ativamente de política e entender a importância do setor militar

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  RENAN
3 anos atrás

Nossos inimigos, Todos os países do mundo!

Nostra
Nostra
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

I am sorry that honour belongs to India.

I alluded to that just a week ago.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Nostra
3 anos atrás

Nostra when I Wrote this, was in anger. I do not see India as an enemy, you already know that, I see India with admiration, but every country could be a threate, the same thing to India.

Acacor
Acacor
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

You did not understand what he wrote.

Gabriel BR
Gabriel BR
3 anos atrás

E a culpa é nossa ! Nosso sistema de inteligência é ridiculo.

JORGE
JORGE
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

“Nosso” sistema de inteligência não tem nada de ridículo. Ele é bastante eficiente… mas, para quê? Para quem?

wanderley rosa
wanderley rosa
3 anos atrás

O BRASIL sempre tentando crescer mas encontra barreiras que corrompem seus ideais, causando prejuízo tecnologico e nos deixam dependentes de países desenvolvidos que não querem nos ver livre.

glasquis 7
3 anos atrás

E isso é surpresa???

Todo mundo espiona todo mundo. Sempre foi assim e sempre será assim.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Israel espiona até os EUA .

Gabriel
Gabriel
3 anos atrás

Todo mundo “que pode” espiona todo mundo “que deixa”.

Assim foi com CIA, KGB, Mossad, etc etc etc

Algumas “mentes brilhantes” acabaram com o SNI em um canetada.

Nesse momento, qualquer serviço de inteligência deixou de existir. Praticamente foi como deixar a “porta aberta”.

Nem vou colocar a ABIN na história, pois mesmo com toda boa vontade do mundo, não se estrutura um serviço de inteligência em poucos anos.

Agora, aqueles que ajudaram a acabar com o SNI se mostram “indignados” por descobrirem que o Brasil é espionado.

Vão arrumar uma horta pra plantar batata!!

glasquis 7
Reply to  Gabriel
3 anos atrás

Não.
Todo mundo espiona o vizinho, em maior ou menor grau mas, espiona.

Jef2020
Jef2020
3 anos atrás

Será que atualmente ainda existem segredos sendo guardados por autoridades aqui no Brasil? Hj tudo é questionado na justiça alegando-se necessidade de transparência e bla bla bla…e de primeira ja recebe resposta mandando abrir tudo…ate reunião de estado é divulgada quase que na integra com assuntos sem qualquer relação com investigações…nem precisa de KGB, CIA, mossad, etc…a vida dos agentes secretos mundo afora está bem facilitada quanto a assuntos brasileiros…basta gastar 2 minutos de pesquisa no youtube que consegue acesso até reuniões de estado…os agentes secretos mais perigosos estão aqui dentro mesmo e com passaporte brasileiros!!!

glasquis 7
Reply to  Jef2020
3 anos atrás

Existem segredos sim. Como por exemplo a tecnologia das centrifugas.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Jef2020
3 anos atrás

A divulgação de uma única reunião, em que só se falou besteira e asnice, não faz com que isso seja a regra.

Wellington Góes
Wellington Góes
3 anos atrás

Tá faltando os comentários de alguns “ispecialistas”, para onde foram?!

Fábio de Souza
Fábio de Souza
3 anos atrás

Cadê aqueles que sempre defende o EUA , achando que os Americanos são bonzinhos e são nossos amigos ? Os EUA só defende os seus objetivos , os seus ideais , portanto parem e reflitam sobre isso .

Rogerio Schneider
Rogerio Schneider
3 anos atrás

O Brasil sempre foi um gigante com pés de barro. Um país sem projeto de nação onde as elites nunca trataram seriamente do desenvolvimento social, econômico, e militar. Quando acesso este site, vejo comentários patéticos de pessoas preocupadas com a soberania nacional, como se ela realmente existisse. Nosso país está dominado pelo lobby de servidores públicos federais e políticos que se locupletam com elevadas verbas. O povo geme e empresários sobrevivem como podem. Passados 130 anos da proclamação da república, continuamos a ser um pinico de terceiro mundo com milhões de miseráveis e atraso.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Rogerio Schneider
3 anos atrás

Só faltou mencionar a elite da mídia que são os primeiros a adotarem as pautas das outras potências e acabam agindo como um braço deles.

rogerio schneider
rogerio schneider
Reply to  SmokingSnake ?
3 anos atrás

Perfeito. Você está absolutamente correto.

Agnelo
Agnelo
3 anos atrás

Todo mundo espiona todo mundo. Simples assim. Nossos grandes problemas foram: 1) o encerramento do SNI, pelo Collor, com essa conversa fiada de q só faziam repressão…. 2) o aparelhamento da nova estrutura de inteligência pelo Lulopetismo, q tornou a ABIN menos eficiente do q deveria ser. 3) o desmantelamento da mesma estrutura pelo governo da presidenta…. comendo na mão de Venezuela e Cuba. Dois presidentes seguidos (era 13) IGNORAVAM as instruções de segurança das comunicações, por acharem isso “coisa de milico” somado a própria incompetência. Além disso, na instituição de cargos comissionados, delegaram competência pra verdadeiros trastes. E, agora…..… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Agnelo
3 anos atrás

Nossa senhora um monte de pé rapados no meio do mato kkkkkkkkkk

Por que o poderoso SNI não impediu esse caso aí do cientista morto pelo Mossad?

Agnelo
Agnelo
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

Bilu Bilu… chora nenê

Greyjoy
Greyjoy
Reply to  Agnelo
3 anos atrás

Acho a pergunta bastante válida, Agnelo. Por que o SNI não deu cabo desses episódios?

DaGuerra
DaGuerra
3 anos atrás

Enquanto aqui os funcionários públicos concursados da ABIN comem e dormem tal como outras instituições…hã.. de “Estado” …sabendo de nada e agindo de menos no que interessa.. .travar a guerra em defesa dos interesses dos Brasileiros! Será que precisamos da 5G do PCC já que somos mesmo espionados?? Ohhh ninguém sabia!

AMX
AMX
3 anos atrás

Coisas bem semelhantes se passaram na Argentina envolvendo o Iraque, mais ou menos na mesma época, conforme mostrado no livro “El proyecto del misil Cóndor”.

jommado
jommado
3 anos atrás

A fonte ja diz TUDO. Manipulação de informação para desinformar. Seria a CHINA por trás disso. Lembrando que a corrupção destrói esse PAÍS desde a fundação.?????

Greyjoy
Greyjoy
Reply to  jommado
3 anos atrás

Mas a reportagem mentiu? Tudo isso aí é sabido há décadas.

trathanius
trathanius
3 anos atrás

Segredo de C* é R*. ?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  trathanius
3 anos atrás

kkkkkkk
E essa é a pauta dos ‘conservadores’.
Como dizia a Dona Bela: Só pensam naquilo!

SPQR
SPQR
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Qual é a pauta dos conservadores? O segredo, né? Porque o c* e a r* você sabe muito bem que é a sua galera que gosta.

Carlos Campos
Carlos Campos
3 anos atrás

Aí que está, até uma mula sabe que embaixadas e consulados são esconderijos de espiões e agentes externos para interferência de qualquer país, pq diabos o SNI e agora a ABIN, não despacha esses agentes, manda um recado subliminar, se o cara não parar, elimina, morre vários gringos todo ano nesse país, ia se só mais um latrocínio, ou infarto, ou sabe-se lá o que,,,,,,,,,,, agora fico vendo nos comentários, Americano malvadu, Judeu Malvadu, Comunista malvadu, gringos não gostam da gente, Presidente bate continência para a Bandeira dos EUA, os anteriores puxavam saco de Ditadores e países falidos, o problema… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
3 anos atrás

Um green-card, um ap em Paris, uma casa em Munique, um ap em Pudong/Xangai e por aí vai.

Ghutoz
Ghutoz
3 anos atrás

Normal, todo mundo tenta espionar todo mundo, basta fazer contra espionagem.

Ted
Ted
Reply to  Ghutoz
3 anos atrás

O que os chineses mais querem é a tecnologia das super sementes da embrapa responsável por transformar o país no maior produtor mundial de grãos

willhorv
willhorv
3 anos atrás

Mas é evidente a incompetência do país das lagostas, trufas e perdizes, onde o mais importante são seus soldos e não a soberania nacional..
Enquanto isto perdurar…vamos ser fantoches, marionetes e palhaços de qualquer país um pouco mais sério. Desculpem…mas é o que sinto como contribuinte de uma brincadeira de mal gosto que é o comando de nossas FAAs.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
3 anos atrás

“Apurou-se que Gilbride nunca fora diplomata de carreira. O assunto foi encoberto, já que o governo do Brasil queria evitar a eclosão de um escândalo diplomático”. Nem quando o governo brasileiro é a vítima e tem direito de expôr o acontecido,o Brasil não toma atitude de vergonha,preferiu ficar como uma Amélia… “O espião americano marcara almoço com importante cientista brasileiro numa churrascaria da alameda Santos (SP). Os agentes brasileiros que o vigiavam descobriram ser impossível pôr escutas no local devido à fortíssima interferência das antenas de rádio e TV. Terminado o almoço, o americano despistou nada menos que 11 agentes”.… Read more »

Rprosa
Rprosa
3 anos atrás

Quando nós brasileiros pararmos de colocar a culpa em outrem, talvez possamos exigir uma pátria digna e com governantes dignos, o governo que nos representa é eleito pelos mesmo cidadãos que os criticam, elegemos as mesmas raposas a mais de 30 anos, e na saída das raposas votamos nas raposas indicadas por estes, não adianta apenas criticar quem esta lá, quando nós povo brasileiro não fazemos nossa parte, um povo que lege e possuí a casta política com a qualidade que nós temos sejam nossos representantes de direita ou de esquerda, que permite um judiciário corrupto, um executivo subserviente a… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
3 anos atrás

Aí ai.
Nem vou dizer nada sobre isso.
O brasileiro tem memória curta, e se esqueceu do caso Sigam, quando os americanos usando de inteligência tentaram sabotar a vitória da França, ou no caso quando grampearam telefones do presidente (se não me engano FHC).
Aí os “gênios” de hoje resolvem dar de presente entrada grátis no Brasil sem identificação e a base de Alcântara.
Mas ficam de gracinha com o 5 G chinês e navio Russo.
Bando de energúmenos e hipócritas é o que temos aqui (todos nós brasileiros)!

Lucas
3 anos atrás

Excelente texto.
No mais, fico feliz como os “patriotas” das bandeirinhas dos EUA e de Israel estão esmaecendo.
Esse movimento que surgiu com o Bolsonaro foi uma das coisas mais boçais da história do Brasil.
E me desculpe, mas honestamente, se você votou nele espero que vc se sinta culpado.

Michel
3 anos atrás

São fatos estranhos, muito estranhos. Mas emblemático e chama a atenção é que, ainda hoje, os tais “comunistas” são o alvo preferencial da inteligência.
Enquanto isso, os ” países amigos capitalistas” fazem a festa em território brasileiro, da maneira que querem.

Professor
Professor
3 anos atrás

Espionagem é trivial e todos os países importantes fazem, para ter vantagens ou se defender. Nem matam os espiões quando não estão em guerra, guardam para trocar com os seus quando forem capturados…Até Stalin poupava espiões para trocar…O pior é quando vc não precisa realmente se esforçar, basta pagar uma propina para o Presidente (então em público vc chama de “O Cara” e joga confete no traidor corrupto, mas em privado já combinou o preço dele e ele entrega o que os caras querem), ou pagar propina para deputado, ministro, senador…Vc aprova a lei que desejar…Desinformação? existe desde sempre. Os… Read more »

Luiz Floriano Alves
Reply to  Professor
3 anos atrás

Nãom podemos falar em segredos militares. Quando o parlamento discute se vamos fabricar bomba atomica, o mundo comprova que não somos sérios. Já se viu aquelas figuras riduculas, do baixo Clero, discutir um assunto sério?. Só acionam os poucos neurônios para descobrir mais uma forma de nos extorquir, além dos proventos. Tem auxilio fatiota, auxilio sogra, auxilio amante, auxilio para ganhar eleiçã)e nos ferrar continuamente (verba partidária). E querem dar a essa escória o poder de decidir um assunto estratégico? Duvido muito….

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Luiz Floriano Alves
3 anos atrás

Segredos brasileiros??? Me engana, que eu gosto. Sigilo em um país aonde o mundo inteiro sabe que é só chegar aí com grana, e todos correm desenfreados para vender e entregar tudo o que possam? Em um país “governado” por uma legião de clones do Judas??? Olha o maravilhoso Santo Moro aí, só para exemplo…
Brasil!!!!!