Foguetes caíram na base aérea de Ain al-Asad, no Iraque, onde estão forças americanas, disse uma autoridade americana à Reuters.

Ainda não há informações sobre danos, vítimas do ataque com foguetes, segundo a autoridade dos EUA.

O ataque à base aérea de Ain al-Asad ocorreu depois que facções pró-Teerã no Iraque prometeram unir forças para “responder” a um ataque aéreo americano que matou o general iraniano Qassem Soleimani e o principal comandante iraquiano Abu Mahdi al-Mohandes em Bagdá na semana passada.

Declaração do Departamento de Defesa dos EUA sobre os ataques de mísseis balísticos iranianos no Iraque

Declaração do Assistente do Secretário de Defesa para Assuntos Públicos Jonathan Hoffman:

Aproximadamente às 17h30 (EST) em 7 de janeiro, o Irã lançou mais de uma dúzia de mísseis balísticos contra forças militares dos EUA e de coalizão no Iraque. Está claro que esses mísseis foram lançados do Irã e atingiram pelo menos duas bases militares iraquianas que hospedam pessoal militar dos EUA e da coalizão em Al-Assad e Irbil.

Estamos trabalhando nas avaliações iniciais de dano de batalha.

Nos últimos dias, e em resposta às ameaças e ações iranianas, o Departamento de Defesa tomou todas as medidas apropriadas para proteger nosso pessoal e parceiros. Essas bases estão em alerta devido a indicações de que o regime iraniano planeja atacar nossas forças e interesses na região.

Ao avaliarmos a situação e nossa resposta, tomaremos todas as medidas necessárias para proteger e defender o pessoal dos EUA, parceiros e aliados na região.

Devido à natureza dinâmica da situação, continuaremos fornecendo atualizações assim que estiverem disponíveis.

(A notícia será atualizada com a chegada de novas informações).

Subscribe
Notify of
guest

325 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Moreno
Claudio Moreno
4 anos atrás

Boa noite Senhores,

Lamento pelos civis, que mais uma vez vão pagar a fatura, com a escalada das hostilidades.

CM

Matheus Costa
Matheus Costa
4 anos atrás

Houve uso de misseis balisticos e de curto alcance

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Matheus Costa
4 anos atrás

Os americanos estavam comprando o Iron Done, o Patriot pode até ser bom, mas o Iron Done é muito melhor, nos ataques na Arabia Saudita os Patriots não foram tão eficientes!

Bosco
Bosco
Reply to  Fabio Araujo
4 anos atrás

Iron Dome e Patriot são sistemas com funções diferentes. Um não é melhor que outro e um não substitui o outro. São complementares.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
4 anos atrás

E deixam passar tudo, né?
O Iron Dome toda hora tem sido vazado por toscos foguetes palestinos e o Patriot nem preciso dizer.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

“E deixam passar tudo, né?”
Com certeza! Se fosse russo ou chinês não passava nada, no melhor estilo “la garantia soy yo”

Tutu
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Também, tem dia que o Hamas lança 140 mísseis, me diz qual sistema não iria vazar.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

O Iron Done calcula a rota dos foguetes/mísseis e procura atingir os que se dirigem para áreas habitadas, se o foguete ou míssil vai para uma área em que não oferecem riscos e ele nem tenta abater. É claro que ele não vai abater 100% dos mísseis em que ele tentar abater, mas pela grande quantidade de foguetes e mísseis disparados contra Israel e a pequena quantidade que atinge as regiões habitadas podemos dizer que o sistema é eficiente!

Bosco
Bosco
Reply to  Fabio Araujo
4 anos atrás

O Iron Dome ainda não está de posse dos americanos. A única defesa C-RAM disponível ao USA é o sistema Centurion. Se os mísseis foram lançados de território iraniano, a defesa ficaria por conta do sistema Patriot já que são mísseis balísticos táticos e não simples “RAM” (foguetes SSM, obuses e morteiros). Os “RAMs” capazes de serem interceptados pelo Centurion são lançados até 20 km de distância. Acima disso até uns 70 km ficaria por conta dos Irom Dome (ainda não implementados). Acima de 70 km de alcance assume o Patriot. Além de 1500 km de alcance (mais ou menos)… Read more »

Eliel
Eliel
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

O Iron Dome avalia a ameaça: se ela não atingir area habitada, o sistema permite a passagem do foguete, tosco ou não.

WVJ
WVJ
Reply to  Matheus Costa
4 anos atrás

Como sabe, qual fonte?

Matheus Costa
Matheus Costa
Reply to  WVJ
4 anos atrás

BREAKING from Chief Pentagon Spox Jon Hoffman: Iran launched more than a dozen ballstic missiles against US and coalition forces in Iraq, including Iraqi bases Al-Assad and Irbil. US still working on damage assessment.

Carlos
Carlos
Reply to  WVJ
4 anos atrás

WVJ Por essa sua pergunta sobre fontes da pra Afirmar que Você é da Thurma do SUPER Trunfo né ? Kkkkk
A Fonte é ESTUDAR e ESTUDAR ..
Deixe de Preguiça e faça Suas Pesquisas

WVJ
WVJ
Reply to  Carlos
4 anos atrás

Porque naquele momento ninguém tinha os detalhes. O cabeçalho do artigo fala em foguetes não em mísseis. Entrei aqui justamente pra me informar.

Santiago
Santiago
Reply to  Matheus Costa
4 anos atrás

Então esses mísseis partiram de território Iraniano.

SN-10 Álvaro Alberto
SN-10 Álvaro Alberto
4 anos atrás

Aí complicou gurizada!

Fabio Araujo
Fabio Araujo
4 anos atrás

O governo iraniano esta falando que este é o início da retaliação! O Trump esta acompanhando a situação, a confusão vai aumentar pois o Trump não vai deixar barato se algum americano foi ferido ou morto!

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Fabio Araujo
4 anos atrás

Os soldados americanos foram avisados pouco antes dos ataques e tiveram tempo de se abrigar em tempo. Apenas perda material. Agora resta saber quantos milhões de dólaresficará para reformar, por que 12 mísseis balísticos devem ter causado um estrago e tanto!

Marcos R.
Marcos R.
4 anos atrás

Agora veremos qual é a do Trump, vai cumprir as ameaças ou fica só latindo…

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Marcos R.
4 anos atrás

Pelas respostas aos ataques anteriores e a morte do Qassem Soleimani mostra que o Trump não esta para brincadeira.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Fabio Araujo
4 anos atrás

Se os EUA atacarem, o Irã vai fechar Ormuz.
Aí, teremos seríssimos problemas econômicos no Mundo inteiro

Tutu
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Se o Irã fechar Ormuz posso garantir que até a China vai latir contra eles.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tutu
4 anos atrás

Navios chineses poderão passar.
E russos também
Inocente.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Mas nem todos os petroleiros que seguem para a China para a Rússia tem bandeira destes países.

Tutu
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

E o preço do barril?, todos vão dar desconto para China?
Alienado.

Blind Mans Bluff
Blind Mans Bluff
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Voce eh uma piada…

José Luiz
José Luiz
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

O Irã pode causar problemas no estreito é um fato. Eles estão há 40 anos se preparando para uma guerra assimétrica naval. Desenvolveram SSM de diversis tipo e armas submarinas como torpedos e minas. Mas bloquear estreitos vai contra as leis internacionais e isto vai legitimar a ação norte americana. E sinto muito será o fim das forças militares convencionais iranianas.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Hummm….e como eles, iranianos, fariam essa seleção, de quem passa e quem não passa?? Colocariam um pedágio no estreito?? Ora, deixa de besteiras!!
Se o Irã fizer isso, vai ser atacado até reabrir….

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Reply to  Flanker
4 anos atrás

E o “Sem parar” ??

RPiletti
RPiletti
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Fechar Ormuz é ultrapassar a linha vermelha. Trump e Israel agradeceriam o favor de poderem justificar os ataques, a tanto esperados, contra o Irã… depois disto é outra história.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  RPiletti
4 anos atrás

Os militares americanos sabem que o Irã podem fechar o Estreito e nada podem fazer contra isso.
Aquele Estreito é altissimamente favorável a isso.

Felipe
Felipe
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

O Irã não possuem na ativa nem 12 fragatas, um strike group apenas é suficiente para eliminar do mapa a Marinha do Irã

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

O que sabemos é que precisamos assegurar os portos do Yemen, para assim neutralizar essa possível jogada do Irã.

Joaquim Silveira
Joaquim Silveira
Reply to  Joao Moita Jr
4 anos atrás

É João…. Só lamentos ??‍♂️

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Joao Moita Jr
4 anos atrás

Joao Moita Jr você é um militar americano?

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Heinz Guderian
4 anos atrás

Sim

MMerlin
MMerlin
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Nem se o Irã tivesse posse das duas margens faria uso desse recurso inútil para não dizer enfadonho.
Se achar que tem poder (e direito) para tal feito, Rohani é deposto na hora pelos países orientais e ocidentais.
Este estreito é demais importante para ficar na mão de um único país.

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Marcos R.
4 anos atrás

na minha opinião ele esta com um p.. pepino nas mãos

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Rene Dos Reis
4 anos atrás

Ele miscalculou.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Marcos R.
4 anos atrás

A questão é se houve mortos e feridos no ataque, se só foi danos materiais os iranianos podem cantar vitória e o Trump ficar só na ameaça, mas se houve vítimas aí o Trump vai responder.

Bosco
Bosco
Reply to  Marcos R.
4 anos atrás

Quem costuma latir, por tradição, não são os americanos. Eles não se negam a colocar a bota (ou suas “bombas”) onde acham que é necessário. Se tem coisa que não falta aos americanos é coragem.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Os EUA estão totalmente vendidos no Iraque e sua expulsão é questão de tempo.
Só precisam escolher com mais ou menos sofrimento.
Erro grave de estratégia de Trump (mais um) que terá um custo alto para a América.

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Nao me lembro de uma base americana ser atacada por uma força regular de qualquer nação que seja nos meus 48 anos de vida.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rene Dos Reis
4 anos atrás

Ataques de pouca monta são corriqueiros no Afeganistão.
Só que os rebeldes de lá tem poucas armas e quase todas leves.

Jorene
Jorene
Reply to  Rene Dos Reis
4 anos atrás

Então você nunca viu a guerra do Vietnam ?

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Jorene
4 anos atrás

Bom, se ele tem 48 anos, nasceu em 72. Como a guerra terminou em 75, provavelmente ele não pôde compreender o que estava acontecendo, até pq a época era outra e não era tão fácil ter acesso à informações da guerra.

Quanto ao xings, note que ele disse “ataque de forças regulares”. O Taliban não é uma força regular.

Rene Reis
Rene Reis
Reply to  Felipe Morais
4 anos atrás

Perfeito , ja fica sendo a minha resposta ,para quen tem a minha idade ou próximo disso entendeu muito bem oque eu quis dizer

Cidadão
Cidadão
Reply to  Rene Dos Reis
4 anos atrás

Libano 83, por terroristas. Fizeram estrago grande.

Jorene
Jorene
Reply to  Marcos R.
4 anos atrás

Ainda fica latindo… Fica aí na torcida…

Marco
Marco
Reply to  Jorene
4 anos atrás

Bom se o mundo acabar pelo menos eu comi a mulher que eu queria ter comido ?

Renato
Reply to  Marco
4 anos atrás

Um assunto pra adultos e vem esses adolescentes com essas tiradas, pqp

Marco
Marco
Reply to  Renato
4 anos atrás

Tô me sentindo adolescente kkkkkk

Oséias
Oséias
4 anos atrás

O regime iraniano irá pagar muito caro.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Oséias
4 anos atrás

Quem vai pagar caro são os consumidores americanos.
A era de gasolina barata extraída do OM está começando a acabar.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Antoniodamus e sua previsões que nunca se cumprem.

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Americanos não sei mas a Petrobras com certeza já esta lambendo o beiços.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rene Dos Reis
4 anos atrás

E o petróleo já chegou a US$ 65,50;

Junior
Junior
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Vai abrir amanhã por cima dos 70 dólares e pressionado esperando a resposta americana

Jacinto
Jacinto
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Azar de quem importa mais né?

Gabriel
Gabriel
Reply to  Bosco
4 anos atrás

O Tonho Gilo não cansa de passar vergonha.

MBP77
MBP77
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Já ouviu falar em shale gas, Tonim?
Ah, desculpe! Tinha me esquecido que no diretório do partidão, vocês só leem Marx e não Economia.
Sds.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MBP77
4 anos atrás

Shale gas é aquele que tem custo de produção sete vezes mais alto que o petróleo do O.M.
Sim, já ouvi falar.
Custo de produção de um barril de petróleo no O.M. = US$ 9,00
Custo do shale = US$ 60,00.
Vai que sua Trump!!!

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Isso é verdade e foi o motivo da retração da industria do fracking, causada pela persistente política de baixos preços provocados pelos sauditas. Mas o que conta é o preço final do óleo, que está aumentando, e não o custo de extração. De qualquer forma, o fracking não voltará da noite para o dia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  paddy mayne
4 anos atrás

Vc está correto.
Inclusive uma das maiores empresas so setor, a Chesapeake Energy, deve decretar falência.
Economistas falam que ela é grande demais para quebrar, mas não deve ter jeito.

Marcelo-SP
Marcelo-SP
Reply to  paddy mayne
4 anos atrás

https://www.google.com.br/amp/s/economia.uol.com.br/noticias/reuters/2019/12/10/eua-devem-se-tornar-exportador-liquido-de-petroleo-em-2020-diz-aie.amp.htm

Os EUA serão em breve os maiores exportadores de petróleo do mundo. Com as reservas encontradas em outros lugares do mundo (México, Vietnã, etc.), o petróleo do OM vai ficar cada vez menos essencial para o preço internacional.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Aza da China, que tem a maior reserva de shale gas do mundo.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Fonte ?

Ray
Ray
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Primeiro: os americanos investem pesado na produção de petróleo a partir do xisto betuminoso e são praticamente autossuficientes;
Segundo:se tem algo que a crise do petróleo de 79 ensinou aos EUA é que não se pode depender do OM e por isso eles estão substituindo motores a combustão pelos elétricos;
Mas mesmo assim vc tem razão em uma coisa o petróleo e seus derivados vão subir de preço, porém como aquela região sempre foi instável isso não é nenhuma novidade.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Ledo engano. São os maiores consumidores sem dúvida, mas quem paga caro é a economia global. Sem protecionismo não tem segredo. Com protecionismo existe prejuízo. Os EUA estão caminhando para, até meados de 2025, se tornarem o maior produtor mundial de petróleo, ultrapassando até a Rússia. Em se tratando de economia, o país é igual mineiro. Come quieto. Enquanto o Trumph fica latindo e desviando a atenção para o que mídia que ver, como conflitos econômicos e militares, por trás ele investe bilhões na automatização industrial. Investe outros bilhões na escalada de extração e refino de petróleo. E investe mais… Read more »

Fernando (Dragon44)
Fernando (Dragon44)
4 anos atrás

Bom pelo menos, até agora, não foram covardes a ponto de atacar alvos civis em solo americano. Só acho que realizar um pequeno ataque desses e esperar a resposta não é muito estratégico, ou entram de vez no jogo ou só vão ficar levando truco.

Kira
Kira
Reply to  Fernando (Dragon44)
4 anos atrás

Por isso esse jogo é perigoso. O Iran talvez tenha feito esse ataque pra dar uma resposta ao público. Se algum soldado americano morrer Trumpe vai ter que responder e se responder como prometeu…. infelizmente o caldeirão ferverá.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Fernando (Dragon44)
4 anos atrás

Prezado
Alvos civis em solo americano, definitivamente, não é o caso.
Os EUA saíram do Vietnã, deixando a merenda pro Vietnã do Sul, sem q o Norte ou Vietcongue lançasse um estalinho em solo americano.
Os árabes fodoes atacaram, malandramente, atacaram…. o resultado já se sabe…

Fernando (Dragon44)
Fernando (Dragon44)
Reply to  Agnelo
4 anos atrás

Sério que quer comparar Vietnã com Oriente Médio? uma das dezenas de diferenças é que o jogo da guerra mudou e sobretudo que o Irã tem Hamas e Hezbollah como parceiros, além de outros grupos terroristas. Não é atoa que todas as cidades americanas estão em alerta.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Fernando (Dragon44)
4 anos atrás

Acredito q vc não entendeu o q eu tentei dizer.
Não é comparar as guerras ou locais, pois as diferenças são gritantes e óbvias demais.
É comparar a reação americana.
Quem não atacou o solo americano teve um resultado.
Quem atacou, tá levando bomba na cabeça até hj, e com inúmeros voluntários a atacar mais.
No Vietnã, mesmo com o Serviço Militar Obrigatório, faziam de tudo pra não servir.
Depois do 11/9, há fila pra servir.
Sds

nonato
nonato
Reply to  Fernando (Dragon44)
4 anos atrás

É hora de alguém passar o rodo no Hammas e no Hezbollah.
Acabar com o Irã e com essas milícias.
O erro dos Estados Unidos é ter tido muita tolerância.
Não fizeram nada com bin Laden, veio 11/9.
Se nada for feito com o Irã agora, depois pode ser tarde demais.

Antoniokings
Antoniokings
4 anos atrás

Agora, basta os xiitas iraquianos entrarem no conflito que a situação ficará totalmente prejudicada para os EUA na região.

MBP77
MBP77
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Entendi, estrategista de tabuleiro.
Daí os curdos e sunitas iraquianos vão ficar só olhando e obedecendo os xiitas?
É de beber, cheirar, tomar, injetar ou por debaixo da língua isso que você usa, Tonim?
Sds.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MBP77
4 anos atrás

Vai anotando aí.
Primeiro será no Iraque e depois no Afeganistão.
Posição vendida. Não tem jeito.

MMerlin
MMerlin
Reply to  MBP77
4 anos atrás

Realmente, as soluções e previsões mágicas são de uma simplicidade ímpar.
Nem os acadêmicos e especialistas em geopolítica mais experientes tem a confiança do Kings em se tratando de assuntos militares.

Leonardo Costa da Fonte
Leonardo Costa da Fonte
4 anos atrás

Os sistemas de defesa americanos não eram intransponíveis? Será que não tinham nenhum sistema de defesa anti-aérea na base? Alguém tem mais informações sobre possíveis sistemas de defesa?

Bosco
Bosco
Reply to  Leonardo Costa da Fonte
4 anos atrás

“Os sistemas de defesa americanos não eram intransponíveis? ”
Onde você viu referência a isso? Até onde sabemos os únicos sistemas bélicos “intransponíveis” e “infalíveis” são os S300 e S400 e alguns outros “brinquedinhos” russos.
Os sistemas americanos têm alto grau de falibilidade , principalmente em operações reais. Coisa inerente à falibilidade humana.
Em relação aos sistemas defensivos das bases americanas contra foguetes de curto alcance, tem o Centurion, baseado no CIWS Phalanx.

Leonardo Costa da Fonte
Leonardo Costa da Fonte
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco, as novas notícias dizem que 2 bases foram atacadas por mísseis disparados do Irã. Portanto, não devem ser meros “foguetinhos” de terroristas. A situação parece ser séria!

RPiletti
RPiletti
Reply to  Leonardo Costa da Fonte
4 anos atrás

Também falam que os pássaros estão no ar…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  RPiletti
4 anos atrás

E as cobras estão na terra.
Prontas para dar o bote.

Bosco
Bosco
Reply to  Leonardo Costa da Fonte
4 anos atrás

Leonardo, Eu não afirmei nada até agora. A poeira dos ataques nem baixou. Só adianto que os americanos contam com 3 sistemas de defesa operacionais contra RAM e mísseis táticos e de curto alcance. 1- Centurion – capaz de engajar ameaças lançadas de até 20 km 2- Patriot – capaz de engajar mísseis táticos e de curto alcance , cobrindo mais ou menos de 100 a 1500 km de alcance. 3- THAAD – capazes de engajar mísseis com mais de 1500 km de alcance. – *Os Iron Domes ainda não estão operacionais no US Army, mas se estivessem, poderiam enfrentar… Read more »

Brummbär
Reply to  Bosco
4 anos atrás

“Onde você viu referência a isso?”
Eu acho que foi aqui:

“São somente alvos voadores para as defesas norte americanas na região.
Não tem a mínima chance de fazerem de acertarem a uma base militar americana no golfo pérsico…”
Augusto L

“O Irã com estes mísseis, não será capaz de atacar bases norte-americanas no Iraque e na Síria, e muito menos ultrapassar as defesas de Israel.
Seriam interceptados pelos sistemas Patriots e Iron Dome israelense.”
Antunes 1980

https://www.aereo.jor.br/2020/01/04/al-ghadir-a-poderosa-forca-de-misseis-do-ira/

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Bosco
4 anos atrás

O que a Rússia tem a ver com isso?

Bosco
Bosco
Reply to  Leonardo Costa da Fonte
4 anos atrás

Já um ataque de “minidrones” os americanos têm , dentre outras meios, os mísseis Stinger “J”, otimizado para se contrapor a esse tipo de ameaça, além do próprio Centurion.

Felipe
Felipe
Reply to  Leonardo Costa da Fonte
4 anos atrás

Eram….Pior que a base estava em alerta máxima, conforme informado pelos EUA. Mais uma falha catastrófica dos Patriot. Será que o Putim não vende uns S-400 pros EUA?

Matheus Costa
Matheus Costa
4 anos atrás

“It is clear that these missiles were launched from Iran and targeted at least two Iraqi military bases hosting U.S. military and coalition personnel at Al-Assad and Irbil.”

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
4 anos atrás

Os principais conselheiros brasileiros, entre eles os militares, recomendaram ao presidente uma postura neutra e pragmática em relação ao embate americano-iraniano, tendo em vista a boa relação comercial com ambas as nações. Ma lí em um site que o governo brasileiro sediará uma conferência daqui a um mês, nos dias 5 e 6 de fevereiro, o governo brasileiro aceitou sediar um encontro entre aliados militares dos EUA para debater a situação no Oriente Médio e no Golfo… Sinceramente acho uma atitude imbecilizada de sediar algo sobre um tema que não é de nossa conta para debater assuntos como crise humanitária… Read more »

ANGELO CHAVES
ANGELO CHAVES
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
4 anos atrás

Rpz tudo isso aí é verdade e não é. Um certo molusco uma vez fez um acordo nuclear com o Irã, sei lá porque o Brasil se meteu naquilo naquele momento. No final virou piada. Só depois saberemos os resultados.

Eduardo Holanda
Eduardo Holanda
4 anos atrás

Se algum americano morrer nesses ataques, os generais da Guarda Revolucionária do Irã irão assinar suas sentenças de morte.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Eduardo Holanda
4 anos atrás

O General Soleimani só foi morto porque foi em um avião civil, a mando do Governo de Teerã em comum acordo com Riad para discussões políticas e de paz.
Daí se explica sua morte no Aeroporto de Bagdá e a vileza do ataque americano.

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

História fraca. Quem vai para acordo de paz é diplomata, e não um cara que só pensa em guerra.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  paddy mayne
4 anos atrás

Um cara que só pensa em guerra… Amigo, engana se, soleimani não era apenas isso.

Gilson Elano
Gilson Elano
4 anos atrás

Segundo reportagem da GloboNews, foram disparados mísseis, vindos do território iraniano.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Gilson Elano
4 anos atrás

E a Base de Erbil no Curdistão também foi atingida.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Gilson Elano
4 anos atrás

O Irã confirma o ataque com mísseis balísticos.

Camargoer
Camargoer
4 anos atrás

Olá Colegas. Dias atrás, o Celso Amorin disse que o momento era tão grave quanto foi a crise dos mísseis em Cuba. Tenho a impressão que se tornou mais grave. Fico pensando se o Iran comunicou a China e a Rússia antes. Como está muito confuso, é preciso ir com cautela para não afirmar boato. Li há pouco que foram foguetes lançados pelo hezbollah. Isso é um pouco diferente do que seriam mísseis lançados pelas forças armadas do Iran (talvez faça ou não diferença, nao sei). Li que foram seis mísses, mas também que já foram mais de 30…. a… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Do meu ponto de vista, seria melhor que fosse pelo Hezbollah.
Vai caber aos rebeldes xiitas iraquianos a missão de atacar os americanos e causar o maior número de baixas e prejuízos possíveis.
Uma guerra não interessa no momento.
Em tempo: Parece que a Guarda Revolucionária assumiu diretamente o ataque.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Prezado Camargoer
Difícil considerar como a crise de mísseis de Cuba.
Aquela situação mexeu no imaginário do mundo todo, pelo risco da eclosão da 3ª GM, com emprego amplo de artefatos nucleares.
Pessoas simples até mesmo no Brasil lembram do fato, pra se ter noção.
A Guerra Fria movia corações e mentes fortemente naquela época, e influenciou demasiadamente as políticas dos países, e as vidas das pessoas comuns.
Sds

Camargoer
Camargoer
Reply to  Agnelo
4 anos atrás

Olá Agnelo. Segundo a entrevista do Celso Amorin (acho que ele é capaz de compreender o que esta acontecendo melhor do que eu) que a possibilidade do Iran entrar em guerra com os EUA só era menor do que foi a possibilidade dos EUA entrarem em guerra com a URSS (a diferença é de um lado estava JFK e do outro Kruschev, ambos profissionais. Agora não). Os mísseis lançados elo Iran ultrapassaram o limite do bom senso. Eu não quero acreditar na III GM (ainda) mas temo que possa ser uma longa crise.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Entendi a posição dele.
Eu não entendo q era menor, pois a crise entre os dois já está instalada há muito tempo, com atrito.
Com a postura e operações dos dois na região, a possibilidade de “esquentar” vem crescendo há um bom tempo.
Parece q o caldo entornou…
E, sim, a crise vai continuar por muito tempo, ainda q “nas sombras”.
Sds

Camargoer
Camargoer
Reply to  Agnelo
4 anos atrás

Olá Agnelo. Nasci praticamente 10 anos após a crise dos mísseis de Cuba. Tive medo quando BushPai lutou contra o Iraque (temia que o Iraque fosse ao tudo ou nada. Felizmente BushPai parou na fronteira) e uma sensação de revolta quando BushJe invadiu o Iraque (eu ficava muito incomodado com a escala de mentiras do governo dos EUA e o cinismo de BushJr). Atualmente, considero os atuais líderes ao redor do mundo tão medíocres que acabo me decepcionando com o que vejo. A qualidade dos governantes para ter caído junto com o muro de Berlin.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Provavelmente, e não caiu pouco.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Agnelo
4 anos atrás

Olá Agnelo. Quem diria que sentiríamos falta do muro de Berlin? Há alguns dias assisti novamente “O espião que sabia demais” (com Gary Oldman) e “O espião que veio do frio” (Richard Burton). Quando penso na qualidade da trama política desses filmes, entendo porque o pessoalzinho gosta tanto do “Johnny English”, “Austin Powers” ou “Zohan”.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

O filme que eu acho mais legal sobre os dois lados de Berlim é “One two three” (Cupido não tem bandeira), de Billy Wilder, um dos últimos feitos pelo ator James Cagney. Ele está impagável no papel de executivo da Coca-Cola que desejava estar na filial de Londres mas foi parar em Berlim, e cuja filha se apaixona por um berlinês oriental.

É de chorar de rir. E já li uma vez que durante as filmagens o muro de verdade começou a ser erguido, por isso tiveram até dificuldades com cenas previstas para o portão de Brandemburgo.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

As obras do John le Carré geralmente rendem bons filmes e séries. Mas se você gosta do “Espião que sabia demais”, procure assistir à série em 7 capítulos da BBC de 1979. O George Smiley é interpretado pelo grande Alec Guinness. E para melhorar esta série teve uma segunda temporada chamada “Smiley’s People” que conta como acaba a disputa entre o George Smiley e Karla.

Camargoer
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Olá Jacinto. Obrigado pela sugestão. Os episódios estão disponíveis no youtube. Muito legal.

Mário SAE
Mário SAE
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Falei sobre isso no post anterior.

Sinceramente, temo pelas notícias do dia de amanhã.

Wellington Kramer
Wellington Kramer
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Caro Camargoer, realmente, o Celso Amorim é um profundo conhecedor da realidade. Vide sua frase abaixo:

“Ninguém vai querer repetir o Lula. Pelé só teve um, mas nem por isso o Brasil deixou de ser campeão do mundo outras vezes. O Lula é um caso singular, mas nós teremos uma excelente candidata e acho que haverá outros candidatos de valor“

Camargoer
Camargoer
Reply to  Wellington Kramer
4 anos atrás

Caro Wellington. Talvez você esteja sendo irônico ou não. 1) caso concorde comigo, agradeço e peço para você contextualizar a frase do Amorin, porque eu não entendi. 2) caso você discorde de mim, eu pediria para você esclarecer sua opinião para que eu possa refletir no que eu poderia estar errado. O risco de ser irônico é ser incompreendido.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Não dá para comparar o poder bélico do Irã com o da URSS. Não sei se o Celso Amorim tem noção disso (infelizmente ocupar cargo de ministro não assegura a competência e conhecimento do ocupante).
Por outro lado, pode ocorrer uma guerra EUA-Irã (que não viraria uma 3ª GM justamente por falta de poderio do Irã e seus aliados – China e Rússia não lutariam ao lado do Irã), o que não aconteceu na crise dos mísseis cubanos.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
4 anos atrás

É, parece que o Irã não é um rato que ruge. Está mais para uma hiena, ataca quando vê oportunidade, na surdina.

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
4 anos atrás

“São somente alvos voadores para as defesas norte americanas na região.
Não tem a mínima chance de fazerem de acertarem a uma base militar americana no golfo pérsico, so teriam alguma chance se disparassem antes dos americanos trazerem seus mísseis antiaéreos para região o que não é difícil para eles, logisticamente.”

https://www.aereo.jor.br/2020/01/04/al-ghadir-a-poderosa-forca-de-misseis-do-ira/

Pois é

É isso que dá a colonia endeusar demais a metropole

Augusto L
Augusto L
Reply to  Rafa_Positronn
4 anos atrás

Qual defesa anti-aerea balística americana há no Iraque ?
Resposta: Nenhuma.

”so teriam alguma chance se disparassem antes dos americanos trazerem seus mísseis antiaéreos para região “ essa parte aqui é bem apropriada, rsrsr, tentou lacrar e passou vergonha.

Gorgoroth
Gorgoroth
4 anos atrás

Se trump revidar, poderemos afirmar que já seria uma guerra?

Edimar
Edimar
4 anos atrás

Em breve um novo batlefield, piadas a parte o pai vai comer naquelas bandas, não duvido que até amanhã de manhã já não tenha uma chuva de tomahawk caindo

PauloR
PauloR
4 anos atrás

Ministro das Relações Exteriores ainda esta de férias? Só no governo Bolsonaro que ministro tira férias num momento que a presença dele deveria ser exigida.

Bosco
Bosco
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Nos governos do PT ministros não tiravam férias. Roubavam em tempo integral.

PauloR
PauloR
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Os ministros do Bozo devem estar roubando pra financiar milicianos, afinal direitista adora um bandido de estimação, correto? Mais do que justo descansar depois de tanto desviar.

Bosco
Bosco
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Paulo,
O “devem” faz toda a diferença. Já no caso do ladrão de estimação de vocês, é certeza que roubava e roubava muito.
E sim, entre milicianos e o PCC gostamos mais dos milicianos. Diferente de vocês.

nonato
nonato
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Você fala das conversas cabulosas?
Ou do fato que as facções se espalharam pelo nordeste com 650 mil homicídios em 13 anos?

Gorgoroth
Gorgoroth
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Olha onde o sujeito vai reclamar hahahahahaha

Camargoer
Camargoer
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Olá Paulo. Nos fomos e não incontremos ninguém. Noutro dia, encontremos o Arnesto, ele pidiu discurta mais nois num aceitemo: “Isso não se faiz Arnesto, nois num simporta, mas divia ter ponhado um recado na porta”.

Leonardo Costa da Fonte
Leonardo Costa da Fonte
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Você sabia do ataque? Avisou o Itamaraty a tempo do ministro voltar de férias?

WVJ
WVJ
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Melhor ele de férias. Deixa o corpo diplomático resolver essa.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  WVJ
4 anos atrás

kkkkkkk

Ele vai voltar dizendo que Trump é um cruzado lutando contra os infiéis.
Deixa ele de férias.

PauloR
PauloR
Reply to  WVJ
4 anos atrás

Putz, eu não tinha pensado nisso. KKKKK
Melhor essa gente de férias do que trabalhando, com essa gente no Itamaraty e no Planalto vamos acabar virando bucha de canhão dos americanos.

Bosco
Bosco
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Sobrevivemos quando fomos bucha de canhão do índio cocaleiro e dos Castros. Sobreviveremos agora. O brasileiro não desiste nunca.

PauloR
PauloR
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Felizmente nunca fomos bucha de canhão de índio, muito menos do Castro. Agora o que sobra pra você é rebater fatos replicando fake news do youtube e pagina direitista com gente surtada nos comentários.

Bosco
Bosco
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Te respondi mas o doberman pegou.

nonato
nonato
Reply to  PauloR
4 anos atrás

O comunismo e o estado Islâmico são muito parecidos.
Ambos são coisas ruins
Maa arregimentam seguidores fanáticos com facilidade.
Que defendem a causa, se achando muito certos de que estão numa missão.
E estão. A serviço do comunismo.
Putin e China agradecem.
O PC do B, PSOL, Lula e Maduro também agradecem.

Camargoer
Camargoer
Reply to  nonato
4 anos atrás

Caro Nonato. A única coisa parecida entre comunismo e islamismo é que são escritos com nove letras em português. Talvez seja o momento de você ler o Corão e O Capital novamente.

Flanker
Flanker
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Bucha de canhão, não fomos. Fomos o papai bonzinho….que dava mesada, carro novo e bancava as festas…alem de dar uns presentinhos, como uma refinaria da Petrobrás para o cocaleiro.

nonato
nonato
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Falou o representante da Rússia.
Fala mal dos americanos porque impediu o avanço do comunismo.

Foxtrot
Foxtrot
4 anos atrás

Os americanos procuraram até achar.
Acharam que todos iriam aceitar seus desmandos sem fazer nada, agora terão que enfrentar um forte adversário.
Só espero que a insanidade do “louco rei do norte” não leve o mundo a uma nova guerra mundial !

Gorgoroth
Gorgoroth
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Irã que caiu na armadilha.
Tudo ponto de vista

Quem ler esta porcaria acha que os persas que são potencia.
Patético

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Claro, um adversário tão forte que mesmo junto de outros dois bocós, tomou uma surra de pau mole dos israelenses kkkkkkkkk
Irã não dura uma semana contra o EUA em guerra declarada.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Rodrigo
4 anos atrás

Quando foi que o Irã guerreou contra Israel? Essa guerra aí é nova para mim.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Rodrigo
4 anos atrás

Caro Rodrigo, onde escrevi que o Irã é tão forte?
E mesmo assim ele é mais forte que o Brasil com suas forças limitadas e dependentes.
Deixa de ser soberba e puxa saco e vai estudar um pouco !

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

“Acharam que todos iriam aceitar seus desmandos sem fazer nada, agora terão que enfrentar um forte adversário.”

Vocês negam até o que escrevem…

nonato
nonato
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Colega, vá lá ajudar.
Admiro sua luta pela causa.
Os Estados Unidos são maus.
Uma coisa boa na sua luta é que se o cara morrer, será recebido no paraíso por 20 virgens.
Boa sorte.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  nonato
4 anos atrás

Caro Nonato, nem vou me estender muito para te responder. Não estou a favor do Irã e muito menos dos americanos. O problema americano é que estão levando ingerências ao mundo disfarçada de combate ao terrorismo e achando que todo o mundo aceitará isso passivos. Agora, mesmo que o Irã não seja uma potência o mesmo está demonstrado que não tem medo dos americanos e que possuem aliados poderosos. Só espero que a insanidade das duas nações não levem o mundo a um apocalipse nuclear por ganância e arrogância americana e fanatismo iraniano. Você fala isso agora, quero ver você… Read more »

Wellington Kramer
Wellington Kramer
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Tratando-se de Irã e Iraque, lembro sempre do relato do Lincoln Tendler, sobre o “Phantom das 5 hora”.

nonato
nonato
4 anos atrás

Análise 1: essaa bases estão muito desprotegidas.
Serem atingidas por mísseis iranianos.
É preocupante.
Não vejo ninguém discutir isso em detalhes.
Quê armas e estratégias cada um tem.
Os satélites e radares americanos não foram capazes de identificar o lançamento dos mísseis?
Isso mostra que tem sido um erro se manter omisso por todos esses anos, assistindo Irã e Coreia do Norte se armarem.

Bosco
Bosco
Reply to  nonato
4 anos atrás

Nonato,
Calma! Você nem sabe o que aconteceu de fato. Deixe as notícias chegarem primeiro. Não cabe nenhum tipo de julgamento acerca da eficiência ou não das defesas americanas ou do ataque iraniano, mesmo porque, uma base ser “atacada” e ser “atingida” são duas coisas completamente diferentes.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Se a base foi atingida, logo os sistemas defensivos falharam, inclusive a inteligência. Só não me venha dizer que não tinha nada lá protegendo a base, por que soa como piada uma base americana no Iraque sem defesa antiaérea. Isso é meio óbvio.

Bosco
Bosco
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Defensor,
Os EUA confia muito na aviação para sua defesa aérea convencional. Aos mísseis é reservado a função ABM .
A defesa das bases do USA no Iraque deve privilegiar a capacidade C-RAM e C-UAS , contando no máximo com o Centurion e mísseis Stinger e interferidores.
A defesa contra mísseis balísticos, representados pelos Patriot e THAAD, não estaciona em bases militares isoladas e não teria havido tempo de deslocá-las.
O general iraniano foi um alvo de oportunidade. Não dava para adiar por conta das bases não estarem preparadas para se defender de ataques de mísseis balísticos.

Bosco
Bosco
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Os sistemas defensivos atuais são especializados em: AA: antiaérea convencional, contra aviões e helicópteros ACM: defesa contra mísseis de cruzeiro C-RAM: defesa contra foguetes , obuses e morteiro C-UAS: defesa contra pequenos drones C-PGM: defesa contra armas guiadas lançadas por aviões como bombas e mísseis antirradiação; ABM: defesa contra mísseis balísticos ASAT: defesa contra satélites – O US Army, como confiam na USAF para sua defesa contra ataque aéreo convencional, privilegia as atividades ACM, C-RAM, C-UAS e ABM, Os sistemas defensivos do US Army “atuais” são: Stinger manpads Avenger M-SHORAD (poucos recebidos e em fase de aquisição) Iron Dome (sendo… Read more »

Hélio
Hélio
4 anos atrás

NOSSA, E OS SISTEMAS AMERICANOS NÃO FORAM CAPAZES DE ABATER OS BUSCAPÉS IRANIANOS?
Depois ainda se acham no direito de falar algo quando a força aérea israelense destrói um Pantsir.

Leonardo Costa da Fonte
Leonardo Costa da Fonte
4 anos atrás

Um militar da reserva, entrevistado pela ABC, acaba de dizer os mísseis usados não são muito precisos. Portanto, é possível que tenham errado os alvos. Além disso, ele postulou algo interessante. Comentou que seria possível que o Irã tenha disparados os misseis deliberadamente fora dos alvos, para atingir regiões remotas, assim eles diriam que retaliaram, ao mesmo tempo não haveria danos aos EUA e não haveria maiores consequências….

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Leonardo Costa da Fonte
4 anos atrás

Se os misseis são tão ruins, como passaram pela anti-aerea?

Bosco
Bosco
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
4 anos atrás

Um míssil balístico de médio alcance impreciso continua a ser um míssil balístico de médio alcance. Seu nível de precisão não implica em capacidade maior ou menor de sobreviver às eventuais defesas que possam existir.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Um míssil balístico de médio alcance e muitos dos de curto alcance , obrigatoriamente contam com um veículo de reentrada. Para se chegar a níveis de precisão decamétrico ou métrico, ideais para mísseis com ogivas convencionais, o veículo de reentrada deve preferencialmente ser do tipo “manobrável”, o que pressupõe que possua aletas móveis, e claro, algum sistema de orientação de precisão, seja baseado numa cabeça de busca ou num sistema de navegação por satélites ou numa unidade inercial de alta tecnologia. Não sei o grau de tecnologia dos mísseis iranianos de curto e médio alcance e não sei se eles… Read more »

XFF
XFF
Reply to  Leonardo Costa da Fonte
4 anos atrás

Um militar de reserva que só sabe receber salário, comer e dormir. Brasil não tem míssil balístico e esse militar falando besteira.

Pedro
Pedro
4 anos atrás

Ja estou estourando uma pipoca! Pena que vai ser rápido, mais rápido e tao cruel como foi na Líbia. Daqui a 10 ou 15 dias teremos novamente ditadores pitorescos rasgados e quebrados em meio a uma turba furiosa.

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Reply to  Pedro
4 anos atrás

Será ?

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Reply to  Pedro
4 anos atrás

Esperemos

Alessandro
Alessandro
4 anos atrás

Se for verdade a noticia que o Irã realmente atacou usando foguetes em seu território, na minha opinião é uma declaração de guerra.
Podem armazenar gasolina que a coisa vai ficar muito feia!!

Renato B.
Renato B.
Reply to  Alessandro
4 anos atrás

O chanceler iraniano disse que foi uma resposta proporcional e o Trump comentou que está “tudo bem”. Talvez termine como várias brigas de boteco, com os dois lados se xingando e só.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Renato B.
4 anos atrás

se ficar só no twitter ótimo, melhor assim!

Caio
Caio
4 anos atrás

Realmente agora o negócio ficou sério! quem recuar ficará com a vergonha. As consequências serão de qual lado for enormes, até da turma do deixa disso, pois terão que falar muito com os dois lados.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
4 anos atrás

Segundo a imprensa iraquiana há iraquianos mortos no ataque, mas não há confirmação de vítimas americanas e alguns relatos informam que caças americanos estavam em chamas na base.

tadeu54
4 anos atrás

Se os americanos querem dissuadir o Irã de continuar com o terrorismo, devem responder a esse ataque.
Dissuassão não é apenas uma palavra, deve se apoiar em ações.

Pedro
Pedro
4 anos atrás

Entre as primeiras noticias, os buscapes lançados contra duas ou tres bases no Iraque aparentemente mataram alguns Iraquianos apenas! Atingiram uma base no Oeste do Iraque, outra ao norte de Baghad e outra no Norte, no territorio curdo. Essa “retaliação” me fez lembrar do Homem de Ferro II, das industrias Hammer…..

Alessandro
Alessandro
4 anos atrás

A noite vai ser longa lá no Irã, por mais que eu não goste do regime autoritário deles, no fundo fico com pena dos CIVIS iranianos, vai ser um terror se os EUA resolver responder o ataque.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Alessandro
4 anos atrás

É só não mandar bomba nos civis uai, nem nos centros e locais culturais para não ser mais um Estado criminoso, embora todo Estado seja criminoso por natureza….

Alessandro
Alessandro
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Na teoria sim, mas na prática quando uma guerra onde os dois lados perdem o controle da situação e a escalada chega numa proporção sem volta, os civis são os primeiros a pagar com a vida, torço para que fique só no twitter essa briga entre EUA e Irã.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
4 anos atrás

Os aliados do Irã atacam, morrem iraquianos, os EUA atacam morrem além de iranianos também morrem iraquianos, e agora o Irã ataca e mais iraquianos morrem! O Iraque é quem esta sofrendo mais e sendo saco de pancadas!

Plínio Jr
Plínio Jr
4 anos atrás

Os iranianos deram de bandeja a desculpa que o governo americano queria para bombardear o Irã…..não vejo uma invasão, mas uma pesada campanha aérea, que os iranianos não vao conseguir deter…questão de tempo..

jef2019
jef2019
4 anos atrás

Vixiii…muito preocupante…certamente o tio SAM vai retaliar e a tendência é só piorar…me espanta a omissão dos orgãos internacionais (ONU e seu conselho de segurança) que deveriam estar agindo para arrefecer os animos…não sei a opinião dos colegas, mas acho que isso tá ficando muito perigoso…não quero guerra não…só sofrimento….e quase nenhum pais no mundo saíra ileso (seja com perdas militares ou economicas)…logo agora que o Brasil estava recuperando a economia vem esse balde de agua fria

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  jef2019
4 anos atrás

O ONU reagiu, ainda ontem o Guterres fez um discurso, apelando ao óbvio, restabelecimento dos diálogos, acordos e da paz.

Jagderband#44
Jagderband#44
4 anos atrás

Não vou comentar nada. Apenas negativar o Toninho,

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Jagderband#44
4 anos atrás

Siga o Toninho Reis.
Minas predições estão se confirmando.
Previ:
1) A Boeing teria sérias dificuldades;
2) Que os americanos terão sérios problemas no O.M.
3) Que os americanos terão sérios problemas no Afeganistão.

Estou acertando.
Só estou errando o ‘timing’, pois está sendo muito mais rápido que eu imaginava.

Leonardo Costa da Fonte
Leonardo Costa da Fonte
4 anos atrás

Na internet os americanos estão fazendo piada porque o Pentágono fechou mais cedo hoje, por causa de uma tempestade de neve… Que azar… kkkk

O bloqueado.
O bloqueado.
4 anos atrás

Agora todos sabem pq Israel nunca neutralizou Soleimani.
Merecer ele merecia, mas Israel tinha ciência de toda represália que aconteceria e preferiu deixá-lo vivo.

Antunes 1980
Antunes 1980
4 anos atrás

Resultado do ataque iraniano.

comment image?quality=80&strip=all&w=960

CRSOV
CRSOV
4 anos atrás

Globo News informando que o Iran lançou um segundo ataque de mísseis !!

Fabio Araujo
Fabio Araujo
4 anos atrás

Foram atacadas duas bases americanas de Al Asad e Irbil, no Iraque.

Gabriel
Gabriel
4 anos atrás

Tic tac…tic tac…

O relógio começou a contagem regressiva…

RENAN
RENAN
4 anos atrás

Minha opinião é de 200 míssel de cruzeiro dos EUA com endereço já gravado esperando a ordem para destruir seus alvos.

Jorene
Jorene
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Acho que o Irã mordeu a isca. Agora a ratoeira já está se fechando.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
4 anos atrás

O Putin mais cedo estava fazendo uma visita à Síria, ele foi a Damasco se reunir com o Bashar al Assad, não sei se ele ainda esta na região, mas se estiver já deve esta se preparando para voltar para Moscou! Na viagem o avião do Putin foi escoltado por caças SU-57!

paulof
paulof
Reply to  Fabio Araujo
4 anos atrás

Provavelmente é para discutir a ofensiva de Iblib e talvez Líbia, onde Assad apoia Hafer contra a radicais sunitas sírios (ligado a Erdogan).
E claro para Assad também não atacar os americanos que ainda estão na Síria.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  paulof
4 anos atrás

Com certeza foi conversar a respeito das guerras civis na Síria e na Líbia e se ele imaginasse e que o Irã fosse atacar ele nem teria ido.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
4 anos atrás

Agora é a hora dos EUA e Israel acabar com o programa nuclear do Irã de vez

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
4 anos atrás

Pera lá. Alguns em reportagens falam em foguetes, enquanto outros falam em mísseis balísticos. Quem está certo ? Afinal foram mísseis ou foguetes os usados nesse ataque ? Se foram mísseis, qual foi sua precisão e alvos acertados ?

Vid
Vid

Parece que foi um misto, os videos da tv iraniana mostra claramente misseis sendo lançados, mas em alguns lugares parece serem foguetes

https://iranpress.com/en/middle_east-i142518-irgc_says_has_hit_us_ain_al_assad_airbase_in_iraq_with_tens_of_missiles

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis

parece ser balísticos e o Irâ ta pegando pesado fez novas ameaças se o territorio deles for atacado

Fabio Araujo
Fabio Araujo

A princípio se achava que eram foguetes lançados por milícias pró-Irã, mas depois o governo iraniano confirmou que forma mísseis lançados do Irã, inclusive alguns vídeos dos lançamentos. E a precisão não foi tão ruim pois em uma das bases foi atingida por pelo menos 6 mísseis.

Bosco
Bosco

E jornalista entende algo sobre qualquer assunto? Pra eles foguete, míssil e buscapé é a mesma coisa.

Jorene
Jorene
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bomba, granada, ogiva, traque, estalinho de São João. Para jornalista brasileiro é tudo a mesma coisa.

Talisson
Talisson
Reply to  Jorene
4 anos atrás

Todos “são capazes de derrubar até helicóptero”.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bosco
4 anos atrás

A melhor definição de jornalista eu ouvi há muito tempo: um profissional que sabe um pouquinho de cada coisa e se acha especialista em tudo.

bjj
bjj
4 anos atrás

Não sei se sinto mais receio pelo que vai acontecer por lá ou pelo posicionamento e suas consequências de nossas autoridades por aqui. Parece que até mesmo alguns militares graduados já estão desconfortáveis com a facilidade com que o governo aparentemente jogaria nossa tradição de neutralidade no lixo em prol de um alinhamento que não nos beneficiaria em nada.

Dr. Telêmaco
Dr. Telêmaco
4 anos atrás

Imagina se o Trump pedir tropas para o seu Grande Irmão do Sul (nós) para formar uma coalizão contra o Irã e demonstrar toda a nossa lealdade e admiração, tão bem expressadas recentemente pelo nosso presidente?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Dr. Telêmaco
4 anos atrás

Se Bozo embarcar nessa Nhonho chuta o traseiro dele para fora do Planalto, e eu vou rir um bocado.

CRSOV
CRSOV
Reply to  Dr. Telêmaco
4 anos atrás

As tropas de Putênfia serviriam apenas para fazer faxina e servir o rancho !!

nonato
nonato
Reply to  Dr. Telêmaco
4 anos atrás

E o Irã chamar seus suditos, especialmente que comentam na trilogia…

Cidadão
Cidadão
Reply to  Dr. Telêmaco
4 anos atrás

Somos aliados extra-OTAn dos EUA. Seria uma honra, como foi na IIWW, combater ao lado das forças do mundo livre para livrarmos novamente a Humanidade dum regime das trevas, como o iraniano, que patrocina e apoia extermínio de velhos , mulheres e crianças em atentados terroristas ao redor do Planeta. Deveríamos , sim, mandar tropas, dentro das nossas parcas possibilidades, ainda que um Btl FE, Bda ou até uma Divisão

Dr. Telêmaco
Dr. Telêmaco
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

Pois é, mas a minha dúvida era se nossos bravos políticos, patriotas como dizem ser, incentivariam seus filhos a serem voluntários nessa guerra, demonstrando na prática todo esse patriotismo…

nonato
nonato
Reply to  Dr. Telêmaco
4 anos atrás

Não, apenas vão mandar prender os apoiadores do regime iraniano, sempre demonstrando preocupação com guerra mas na verdade apenas reproduzindo ideias do antiamericanismo.

Nada de novo no front
Nada de novo no front
4 anos atrás

Tirando uns e outros comentários técnicos, como do Bosco (que, por outro lado, vê o mundo de forma maniqueísta), parece que estamos numa grupo de adolescentes. Todo mundo dizendo que isso ou aquilo vai acontecer, que x é mega super blaster fortão e que o outro é otário, não saca nada de estratégia, cambada de persa burro, etc. Sinceramente, vocês bem que mereciam ir para o front defender a bandeira dos gringos… Da minha parte, antes que me chamem de comunista, sou contra teocracias (aqui e lá), contra a oligarquia russa e a ditadura chinesa. Porém, não faço vista grossa… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Nada de novo no front
4 anos atrás

“Porém, não faço vista grossa para o comportamento deletério dos EUA que, para manter sua hegemonia (que se reflete em alto padrão de consumo), age como gafanhotos ou algum animal predador, destruindo tudo que vê para saciar suas ânsias.” E eu que tenho visão “maniqueísta” ? Em nenhum momento fiz juízo de valor a favor ou contra A e muito menos, antes pelo contrário, de B ou C. rsrssss Acho que devia reler o que comento. Meus conhecimentos acerca do OM e das questões de lá são ínfimos. Só sou contra exatamente a visão maniqueísta que você parece ter dos… Read more »

PauloOsk
PauloOsk
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Grande Bosco, melhor comentarista da trilogia (soh nao eh mais legal que o “saudoso” Vader). hahahah

Carlos
Carlos
Reply to  Bosco
4 anos atrás

**Uma coisa me chamou a Atenção , a ausência da Explosão no impacto **
Será WAR FALSE ?
Nãoo acho que não né ?!!

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Carlos
4 anos atrás

Eu havia pensado na possibilidade de que os mísseis foram desarmados antes do lançamento ou nunca tiveram ogivas.

CRSOV
CRSOV
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Em filmagens obtidas pela TV dá para perceber pelo menos dois clarões de explosões bem fortes !!

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Quem mina a credibilidade do presidente é ele próprio, a mais recente foi a mentira dele em sofrer impeachment pelo veto do fundão. Nem eu que sei patavina de direito sabia da impossibilidade de impeachment por vetar o fundão.

Bosco
Bosco
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Ao vetar o fundão poderia haver um contorcionismo retórico e enquadra-lo em crime de Responsabilidade.

nonato
nonato
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Em 2016, o PT falava em democracia e presidente legitimamente eleito.
Bolsonaro ganhou.
E eles e a turma que os apoia não respeitam a vontade do povo.
Gostavam era de entregar refinarias da Petrobras para Evo Morales…
Mandar dinheiro para cuba e Hugo Chaves.
Nada falam sobre o passado de Dilma Rousseff.. .
Isentos, desde que falem mal dos Estados Unidos, de Trump e de Bolsonaro.

"Analista" sem ídolos
"Analista" sem ídolos
Reply to  Nada de novo no front
4 anos atrás

Meu Deus, PRIMEIRO e ÚNICO comentário lúcido que vejo por essas bandas. Aqui rola muita paixão e pouca análise racional, mesmo quando vindo de militares e acadêmicos que pesquisam sobre defesa. Concordo e me filio ao seu posicionamentos e ponderações. Alto padrão!

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Nada de novo no front
4 anos atrás

E dois…

ANGELO CHAVES
ANGELO CHAVES
Reply to  Nada de novo no front
4 anos atrás

É um grupo de adolescentes. Foras nós, os coroas, a maioria deve está na faixa etária dos 15 anos.

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
4 anos atrás

O Irã em uma possível guerra vai ter apoio forte da China e Rússia…Eu acredito que numa eventual incursão militar do ocidente contra o Irã…a Pérsia se valha da mesma estratégia que a Coreia do Norte…a maior dissuasão do regime coreano não esta na capacidade de atingir e infligir danos aos eua mas sim aos países da região, em especial a Coreia do Sul…seguindo uma doutrina de guerra irregular eles fariam de seu principal alvo a produção e o fornecimento de petróleo da região para o mundo…no sentido de causar uma crise energética mundial com o máximo de danos e… Read more »

sub urbano
sub urbano
4 anos atrás

New York Times está fazendo a caveira do Mike Pompeo (que é judeu) colocando toda a culpa nele pelo ataque ao general Iraniano. Pelo jeito Trump foi traído em prol dos interesses de Israel.

Bosco
Bosco
Reply to  sub urbano
4 anos atrás

A credibilidade do NYT só não é melhor que a da Globolixo.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. A partir do momento que você desqualifica a credibilidade do NYT, acho que só resta ignorar a imprensa. Fica fácil refutar qualquer coisa desqualificando a fonte.

bjj
bjj
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

A qualidade da fonte depende de quais crenças ela ataca. Basta ver aqui no Brasil mesmo. Quando a mídia tradicional (Globo, Folha de SP, Estadão, etc…) batia nos governos petistas, ela servia muito bem e ninguém se incomodava (fora os petistas que chamavam de mídia golpista e tal). Agora que bate em governos de direita não possui mais credibilidade nenhuma (fora pra parte da esquerda que agora “gosta” do que ela posta). No meio disso tudo crescem meios de “comunicação” (na verdade panfletagem) como Brasil 247, Antagonista, dentre outros, e o jornalismo de verdade vai morrendo por paixões.

Camargoer
Camargoer
Reply to  bjj
4 anos atrás

Olá Bjj. Acho que concordo parcialmente. A Globo é um grande problema porque existem “globos” dentro da Globo. Ela tem um histórico de manipulação política e econômica. A empresa primeiro defende os interesses de seu departamento financeiro e comercial, mas como a empresa é gigante, tem um pessoalzinho que acerta a mão vez ou outra. O que discordo é rebater uma reportagem desqualificando o meio. Quando a reportagem está manipulando, ela deixa muita coisa incompleta, mal explicada. Alguém inteligente e mediamente informado consegue observar essas contradições e apontar os equívocos do jornalista (ele pode ter errado, ele pode estar sendo… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  bjj
4 anos atrás

Realmente bater no PT só se incomoda quem tem problema de caráter.

Camargoer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Caro Rodrigo. Acho que o caráter tem pouco a ver com a opinião ideológica. Acho até que é o contrário. Um mal-caráter, um pulha, um canalha, irá ajustar a sua opinião para agradar o poder e tirar alguma vantagem. Se o poder mudar amanhã, o canalha muda junto.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Tem bastante a ver sim…

Vejo as barbaridades e massacres que vocês ignoram, relativizam e distorcem tempo e espaço para endossar a sua narrativa.

Se isto não for falha de caráter eu não sei mais o que é.

Camargoer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Olá Rodrigo. Fico feliz que você não saiba o que é lidar com uma pessoa com falha de caráter. É péssimo. Uma pessoa assim pode ser mas não é necessariamente inteligente. Geralmente ela tenta ser irônica, mas muitas vezes só consegue ser ofensiva. O que consigo lembrar é que a falha de caráter é uma característica individual. É comum que um irmão seja uma excelente pessoa enquanto que o outro é um canalha. Ás vezes um ou outro primo ou prima apresenta uma falha de caráter, enquanto que o resto da família é sensacional. Os problemas que tive sempre envolveram… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer e BJJ, Não é questão de “quando batia no PT ninguém se incomodava”. A questão é que foi desfraldada a verdade sobre a grande imprensa, que em vez de noticiar fatos como nós , comuns mortais, pensávamos, ela manipula a informação de modo a impor a sua verdade. Isso ficou evidente desde que o Bolsonaro se candidatou e mais ainda quando passou para o segundo turno. Independente da ideologia dos próximos governos brasileiros, a “imprensa” nunca mais terá a credibilidade restaurada. Em relação ao PT, especificamente, fica difícil dizer que ela mente tendo em vista já terem sido devolvidos… Read more »

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. Por muitos anos, a imprensa teve o monopólio da versão. Acho que o filme “Cidadão Kane” é bem legal. Nos caso brasileiro, desde o processo de redemocratização a imprensa tem passado por alto e baixos, mas geralmente havia uma disputa entre os diversos meios. Era muito difícil uma coordenação de versões. Acho que hoje não adianta mudar de mídia porque são os mesmos jornalistas na TV, no radio, na revista coordenado uma versão. Com a Internet, o processo de estourar a bolha da noticia ficou mais fácil, mas também ampliou a capacidade de manipulação. O PN é um… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer, “Por outro lado, discutir acertos e erros do governo atual (seja qual for) é parte do processo democrático” Com seu nível de inteligência acima da média me causa estranheza notar que você não vê que o que há de fato é uma caçada deliberada ao Bolsonaro onde se tenta a todo custo minar sua credibilidade diante dos cidadãos com fins claros de interromper seu mandato via impeachment ou de fazê-lo jogar a toalha e entregar o Poder ou de pelo menos fazê-lo dançar conforme a dança. Só não vão mais longe com medo do “pessoal estrelado” e por conta… Read more »

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. Obrigado pelo elogio. Sem falsa modéstia é mais esforço que inteligência. Mas fico bastante feliz. Acredito que vai levar muito tempo para entender o que aconteceu no Brasil nos últimos anos. Acho que estamos vivendo

Camargoer
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Olá Bosco. Travou tudo. Vamos tentar mandar agora o texto inteiro: Realmente agradeço seu elogio. Acredito que vai levar muito tempo para entender o que aconteceu no Brasil nos últimos anos. Acho que estamos vivendo tempos estranhos. Também tenho dificuldade em acreditar em quem diz que entende. Vou destacar algumas coisas que me incomodam que não estão ligadas a preferencias partidárias. Espero que você consiga entender meu ponto de vista. A primeira foi o vazamento do áudio da Dilma pelo Moro. Aquilo foi um crime tão grave que comprometeu a isenção do juiz. Insisto que meu ponto é um juiz… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer, O Moro está longe de ser um santo mas é o que pedimos durante décadas. Quem nunca criticou o sistema e em especial o judiciário e rogou aos céus um juiz que tivesse culhões para prender os criminosos de colarinho branco e não só os ladrões de galinha? Talvez não o queríamos de fato e estávamos satisfeitos com a coisa do jeito que tava. Agora, achamos que ele foi longe demais e o colocamos como o criminoso, numa clara inversão de valores. Se ele passou dos limites foi a favor do Brasil e não é por uma falha ou… Read more »

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. O vazamento ocorreu em março de 2016, antes de interromperem o mandato da Dilma, antes do Lula ser preso, antes da eleição de 2018, antes dele assumir como ministro, antes da vaza-jato. Acredito que a diferença entre um criminoso e um agente do estado é a obediência à lei. Um criminoso não a obedece. Um juiz ou um policial são obrigados a obedecer a lei, sem exceção. Um juiz ou policial que quebra a lei para fazer justiça se torna um justiceiro, que essencialmente é um criminoso. Imagino que nos conhecemos ha tanto tempo que você sabe que… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

“A ideia de passar o pais a limpo a partir de um crime não faz sentido”
A divulgação da conversa da presidente Dilma , como disse, deveria ser punida conforme a lei. Não tem nada a ver com passar o Brasil a limpo.

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. Refiro-me ao Moro. Como disse, é algo que me incomoda há anos e é anterior a à eleição. O fato dele ter divulgado o áudio da presidente, de modo consciente e com propósito de judiciamento, é muito mais que um pecado. Foi um crime. O fato do crime ter sido ignorado nada tem a ver com o fato dele ter cometido um crime.

bjj
bjj
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco Com todo respeito, mas o fato de grande mídia ter noticiado verdades sobre os governos petistas não invalida os fatos, já que, nem que seja por uma questão de probabilidade, vez ou outra ela também noticiará verdades sobre o Bolsonaro. Vejamos: é um fato ou não é um fato que houve um gigantesco esquema de corrupção nos governos petistas? É um fato, devidamente noticiado. Outra: é um fato ou não é um fato que a família do Bolsonaro tem um histórico de relações pessoais com cidadãos ligados às milícias? É um fato, também devidamente noticiado. Ou seja, se noticiar… Read more »

Camargoer
Reply to  bjj
4 anos atrás

Olá BJJ. Norícia boa não vende jornal. Manchetes é escândalo, morte, desastre, crime. Um grande jornal terá cuidado para noticiar o melhor que for apurado por uma questão de credibilidade(um jornal que é pego mentindo sistematicamente fecha porque ninguém vai contratar publicidade). Por outro lado, deixar de publicar ou publicar sem destaque é comum. Fico pensando até onde vai a liberdade do jornalista de publicar algo contra o grande patrocinador. Chomsky identificou essa relação do jornalista com os interesses da empresa. Todo jornalista se sente livre na empresa (caso contrario pediria demissão), mas uma empresa nunca contratará um jornalista que… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  bjj
4 anos atrás

BJJ, Qual fato liga Bolsonaro às milícias? Ele é deputado a zentos anos e só agora o ligaram às milícias. Quem o delatou? Quais são as provas. Dizer que um deputado federal do RJ, oriundo da caserna , pertencente à bancada da bala e da evangélica, não tem e teve apreço por policiais militares e civis não é nada demais. Há de se saber se esses policiais do qual teve relação na época já haviam sido denunciados por pertencerem a milícias. As milícias cariocas são formadas quase que na sua totalidade por ex-policiais militares e civis e sabemos que 20%… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Os Bolsonaros tem um defeito..

Se você for policial ou militar ou ex nas duas carreiras, imediatamente vc vira um santo.

Ai da no que dá…

Tb não tem como sair levantando a cabrita de todo mundo que aparece para eles tirarem foto juntos.

Bosco
Bosco
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

As provas “irrefutáveis” que ligam Bolsonaro às milícias são fotos que ele tirou com milicianos quando eram policiais; filha e esposa de miliciano que trabalharam para o Flávio Bolsonaro quando já estava preso (o Flávio é tão burro que nem tentou disfarçar e pôs logo na gabinete dele), uma suposta lavagem de dinheiro do Queiroz numa empresa de um suposto miliciano, etc. São iguais as “provas” de Bolsonaro ser homofóbico, racista , machista e estuprador. *Em o argumento que o Queiroz tem ligações com as milícias e que automaticamente o liga ao Flávio e este ao presidente e portanto, o… Read more »

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. O Brasil tem um presidente eleito que tomou posse. Em quem eu votei ou você votou é irrelevante. Ele é o responsável pelos ministros que nomeou e pela decisões do governo. O papel da oposição é se opor ao governo e tentar ganhar a próxima eleição. O papel da base de apoio é defender o governo e tentar ganhar a próxima eleição. Ao longo do ano expressei minha críticas á várias decisões e falas do presidente e de sua equipe. Isso nada tem a ver com recalque partidário ou divergências ideológicas. O governo cometeu muitos erros ao longo… Read more »

bjj
bjj
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco Com todo respeito, talvez sua descrença na mídia tradicional seja pelo fato de você ter sim uma visão um pouco maniqueísta (como já foi dito), pois é evidente que, pelo menos em alguns temas, você enxerga uma verdadeira luta do bem contra o mal, e não falo isso de forma pejorativa (eu já acompanho seus comentários desde a época onde a caixa de comentários aqui era restrita). O resultado disso é que, a partir do momento em que você determina o que é o bem, qualquer coisa que pareça se opôr a ele automaticamente é o mal e deve… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  bjj
4 anos atrás

Ah! Tá bom!!! Pra mim basta!

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Ok Bosco. Bola prá frente. Ainda tem muito jogo até o juiz apitar.