Por Antonio Hamilton Martins Mourão – Vice-Presidente da República

No contexto de uma campanha internacional movida contra o Brasil, ressurgiu a antiga pretensão de relativizar, ou mesmo neutralizar, a soberania brasileira sobre a parte da região amazônica que nos cabe, a nossa Amazônia.

Acusações de maus tratos a indígenas, uso indevido do solo, desflorestamento descontrolado e inação governamental perante queimadas sazonais compõem o leque da infâmia despejada sobre o País, a que se juntou, a nota diplomática do governo francês ofensiva ao presidente da República e aos brasileiros.

O Brasil não mente. E tampouco seu presidente, seu governo e suas instituições. Em primeiro lugar porque o Brasil tem a seu lado a História, sobre a qual, em consideração à memória nacional, devemos nos debruçar.

A Amazônia que nos pertence foi conquistada no tempo em que só a ação intimorata garantia direitos.  Depois da expulsão dos franceses de São Luís (1615) e da fundação do forte do Presépio, a futura Belém (1616), corsários ingleses e holandeses foram combatidos e expulsos da foz do rio Amazonas. A União Ibérica (1580-1640) ofereceu oportunidade para que bandeirantes e exploradores rompessem as Tordesilhas, um desenvolvimento histórico que tem na primeira navegação da foz à nascente do Amazonas (1637), façanha cometida por Pedro Teixeira, seu marco definitivo.

Foram fortalezas que prefiguraram a ocupação e a delimitação da Amazônia brasileira.  Foi a catequese que aglutinou os indígenas sob a proteção da cruz, favorecendo a miscigenação que fomentou o povoamento da região. A fundação do forte de São José do Rio Negro, na confluência do rio Negro com o Solimões (1663), reuniu em seu entorno índios barés, baniuas e passés, dando origem à povoação que viria a se transformar na cidade de Manaus.

Após a Independência, em nossa primeira legislatura, quando a pretensão estrangeira de impor um monopólio de navegação no Amazonas ousou atribuir aos brasileiros a pecha de ignorantes, coube ao Senado devolvê-la lembrando que cabia aos brasileiros a primazia dos descobrimentos sobre a região, conforme atestado pelo próprio Humbolt.

E no início do século XX, enquanto a Europa se dilacerava nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial, um dos nossos maiores soldados, Cândido Mariano da Silva Rondon, completava sua campanha sertanista (1915-1919) no  Mato Grosso levantando cartograficamente os vales do Araguaia e as cabeceiras do Xingu; descobrindo minas de sulfeto de ferro, ouro, diamantes, manganês, gipsita, ferro e mica; e o mais importante, fazendo amigas as nações nhambiquara, barbados, quepi-quepi-uats, pauatês, tacuatés, ipoti-uats, urumis, ariquemes e urupás que ao final da ciclópica empreitada apontavam para as armas dos exploradores e diziam: “enombô, paranã! Dorokói pendehê”(joguem no rio, a guerra acabou).

Epopeia consumada, mas por concluir, na qual o Brasil jamais prescindiu da cooperação das nações condôminas desse patrimônio reunidas no Pacto Amazônico, que comemorou, no ano passado, 40 anos de sua assinatura, o qual, pela sua finalidade e clareza de propósitos, dispensa protagonismos de última hora movidos por interesses inconfessáveis. Se existisse algum protagonismo nacional na Amazônia sul-americana compartilhada por nove países, algo que o Brasil nunca avocou, ele seria, pelos números, pela presença e pela História, brasileiro.

Se a História dá razão ao Brasil em qualquer debate sobre a Amazônia, cabe colocar, em segundo lugar, que ele tem a seu favor os fatos.

Não há país que combine legislação ambiental, produtividade agropecuária, segurança alimentar e preservação dos biomas com mais eficiência, eficácia e efetividade do que o Brasil. Não bastassem todos os dados legais e científicos, sobejamente conhecidos, que comprovam essa assertiva, tomem-se, não as palavras, mas os atos do governo brasileiro no sentido de combater queimadas e apurar crimes de toda natureza praticados na região amazônica, o que desqualifica as desproporcionais acusações e agressões desferidas contra o País por causa do meio ambiente.

E se não bastassem a História e os fatos, cabe apontar o que se revela nas declarações oficiais, nas confidências mal escondidas, nas entrelinhas dos comunicados e no ecorradicalismo incensado pela imprensa: a velha ambição disfarçada por filantropia de fachada.

É inacreditável que, em um momento no qual guerras comerciais e protecionismos turvam o horizonte mundial, e sejam publicamente condenados em todas as instâncias internacionais responsáveis, líderes de países europeus venham, individualmente ou em conjunto, tomar inciativas contra o livre comércio, procurando sabotar acordos históricos como o firmado entre a União Europeia e o Mercosul e entre este e os países do Efta (Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein).

Como é inacreditável que pessoas que até pouco tempo ocupavam cargos públicos se esqueçam de uma das linhas mestras da diplomacia do Brasil, a de preservar a liberdade de interpretar a realidade do País e de encontrar soluções brasileiras para os problemas brasileiros, conforme colocadas pelo Chanceler Horácio Lafer em 1959.

Nada disso prevalecerá. O Brasil não tem tempo a perder. Com trabalho, coragem e determinação ele encontrará o seu destino de grandeza: ser a mais pujante e próspera democracia liberal do Hemisfério Sul.

E por qualquer perspectiva, da preservação ao desenvolvimento, da defesa à segurança, da História ao Direito, a nossa Amazônia continuará a ser brasileira. E nada exprime melhor isso do que a canção do internacionalmente reconhecido Centro de Instrução de Guerra na Selva:

À Amazônia inconquistável o nosso preito,

A nossa vida por tua integridade

A nossa luta pela força do direito

Com o direito da força por validade

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

164 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Minuteman
Minuteman
4 anos atrás

Precisamos de dissuasão. Precisamos de novos armamentos. Precisamos de armas nucleares. Simples.

Sequim
Sequim
Reply to  Minuteman
4 anos atrás

Precisamos,na verdade, de um presidente que pare de desmontar o sistema brasileiro de proteção ao meio ambiente; de um presidente que pare de negar fatos com ideologia rasteira; de um presidente que pare de incentivar queimadas e desmatamentos; de um presidente que pare de arrumar falsas polêmicas internacionais; de um presidente minimamente inteligente e equilibrado, enfim.

Caravaggio
Caravaggio
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Perfeito.

Joelson
Joelson
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Alto lá, desmontar o sistema br de proteção ao meio ambiente? Me perdoe, mas até anos atrás veio um rei da Europa visitar uma tribo no seio da nossa Amazônia e o alto escalão do Exercito ficou sabendo quando o monarca já estava tomando banho no rio. Tem brasileiro que realmente prefere nosso pais invadido a reconhecer o texto do vice-presidente. Lamentável! O atual presidente só falou verdades sobre a Amazônia, querem é as riquezas que possuímos, que é de NOSSO direito. Do jeito que o pais estava, tinha de ter um presidente que chegasse chutando a banca, como o… Read more »

Sequim
Sequim
Reply to  Joelson
4 anos atrás

Meu caro, o sistema brasileiro de proteção do meio ambiente é composto, basicamente por IBAMA e INPE, dois órgãos que estão sendo atacadas impiedosamente pelo senhor que ocupa a presidência da República. Repare bem: enquanto IBAMA e INPE estavam fazendo seu trabalho, ninguém nos perturbava com essa história de queimadas. Bastou o senhor que atualmente ocupa a presidência começar a interferir de forma desastrada na política ambiental, para atrair para nós atenção da pior forma possível.

Francico Farias
Francico Farias
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Duas instituições que recebem dinheiro de países estrangeiros para fazer tudo o que eles querem. INPE e FUNAI são subordinados ao executivo, portanto, devem obedecer ao Presidente e não fazer-lhe oposição.
Esses 16 anos de PT no poder só serviu para enfraquecer as instituições. Hoje cada órgãozinho mixuruca se acha no direito de fazer o que quer e de desrespeitar seu superior hierarquíco (Presidente).

Alison Lene
Alison Lene
Reply to  Francico Farias
4 anos atrás

Falar dados é desrespeitar? Esses minions…

Francico Farias
Francico Farias
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Sequim, se você não sabe, fique sabendo que nos governos do PT foram os anos que mais queimadas aconteceram. O INPE divulgo que em 2002, 2003, 2004, 2005 e 2010. Houve muito mais queimadas do que nesse mês de agosto.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Francico Farias
4 anos atrás

Que bom que nós sabemos disso né? Pq agora depois da demissão do diretor e a obrigatoriedade de apresentar os dados primeiro aos políticos do governo (sob o pretexto de nacionalismo) nem os dados do INPE serão tão confiáveis né?

João Moro
João Moro
Reply to  carcara_br
4 anos atrás

carcara_br, Já não eram confiáveis antes. Agora podem ter mais credibilidade.

Alison Lene
Alison Lene
Reply to  carcara_br
4 anos atrás

vdd absoluta

carcara_br
carcara_br
Reply to  Francico Farias
4 anos atrás

A propósito em outro post o cara colocou o link dos gráficos e 2019 no estado do amazonas esta semelhante aos piores índices histórico, com o agravante do tempo ter passado e o Brasil assumido compromissos. E outra havia mais florestas é um bolso ficando vazio, então o peso relativo é ainda maior

Alison Lene
Alison Lene
Reply to  carcara_br
4 anos atrás

grande vdd

Sequim
Sequim
Reply to  Francico Farias
4 anos atrás

Não é o que a NASA diz. Além disso, a questão não é ter ou não mais ou menos queimadas. A Amazônia é do tamanho de um continente. Impossível impedir queimadas totalmente. O que acontece com este (des)governo é que ele incentiva, a pretexto de se explorar os recursos naturais, uma atuação sistemática e deliberada de queimadas na Amazônia.

Alison Lene
Alison Lene
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Se tiver que resumir mais que isso, desista, minion so respira pq é automatico…

Alessandro
Alessandro
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Sequim, “atacado’ ou sendo REMODELADO aos anseios apenas do Brasil e do seu povo? Pq oq vc diz atacado, não é isso que acontece na prática, pq há várias DENÚNCIAS existentes que mostram o IBAMA, FUNAI e outras instituições brasileiras SUBALTERNAS aos interesses de ONGs, empresas e até autoridades ESTRANGEIRAS, explorando índios e levando riquezas naturais para seus respectivos países, se essa “proteção do meio ambiente” era boa do jeito que estava antes, só se for para a Noruega, Alemanha, EUA, Japão, Suécia, França e etc. Pq para o povo brasileiro que mora na região não estava sendo, é só… Read more »

Sequim
Sequim
Reply to  Alessandro
4 anos atrás

Cara, há vários cientistas dizendo que se as coisas continuarem como estão, a Amazônia vira uma savana. Se isso ocorrer, lugares como Rio, Minas e São Paulo viram desertos. É só ver o que ocorre com regiões da África que estão na mesma latitude que a Região Sudeste brasileira. Ai que você vai ver como dói a dor de uma “remodelação”.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Sequim interessante essa tese, e sabe oq é mais interessante ainda? Muitas dessas empresas e ONGs PATROCINAR esses cientistas, CONTRIBUINDO em explorar e poluindo os rios e florestas (pode procurar as denúncias tem várias).

Mas vai ver eles só querem ajudar esses pobres cientistas com sua tese de transformar a Amazônia numa savana, então eles estão acelerando o processo, vai entender né!? rsrs…

Alison Lene
Alison Lene
Reply to  Alessandro
4 anos atrás

Deve ta sendo agora ne ameba…

JPC3
JPC3
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Ninguém perturbava porque não tinha vermelho fazendo escândalo e querendo derrubar o governo. Nada mais que isso.

Realmente acho que precisamos preservar sim, explorar de forma sustentável. Mas essa crise toda a gente sabe muito bem qual é a causa e não é preocupação com a floresta.

Só nos governos vermelhos os assassinatos de índios subiram 168%.

Caravaggio
Caravaggio
Reply to  JPC3
4 anos atrás

Vermelho? Ser contra o fascismo não precisa ser vermelho, só precisa ter decencia humana.

E quem falou isso ” não tinha vermelho fazendo escândalo e querendo derrubar o governo”, foi quem passou quinze anos tentando derrubar o outro governo.

Alison Lene
Alison Lene
Reply to  JPC3
4 anos atrás

Pelo seu raciocinio deve explorar seu corpo “de forma sustentavel”…

Paulo Siqueira
Paulo Siqueira
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Vc quis dizer:”Quando ibama e inpe pouco se importavam com queimadas piores do que essa que ocorreu.”

João Moro
João Moro
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Sequim, Se o IBAMA e o INPE eram incompetentes e publicavam dados imprecisos, tem que ser corrigidos. Doa a quem doer.
Ademais, estas instituições estavam trabalhando muito bem para as potências colonialistas da Europa.

Alison Lene
Alison Lene
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Falou tudo. quem negativou é minion…

Sequim
Sequim
Reply to  Joelson
4 anos atrás

” o próxima presidente conservador, já virá mais “equilibrado””! Repara o que está acontecendo na Argentina e veja se teremos um próximo presidente conservador.

JPC3
JPC3
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Vocês tem que achar representantes que não sejam bandidos condenados.

Caravaggio
Caravaggio
Reply to  JPC3
4 anos atrás

Ele estão tentando achar representantes que sejam bandidos ainda soltos feito os q te representam.

Alison Lene
Alison Lene
Reply to  JPC3
4 anos atrás

Manda retirar a susénsão do de investigar o filho do presidente pra vc ter uma surpresa…

Aldo Ghisolfi
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Isso aí! Urgente e de verdade!

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Conversinha.

Não precisamos é de gente de cérebro minúsculo, que vomita seu ódio ideológico contra um Presidente “brasileiro”, um “patriota” que defende a soberania da nação.

Quem prefere simplesmente “entregar” o solo brasileiro – leia-se o futuro de nossos Filhos, a uma ideologia “camarada”, não é brasileiro.

Sequim
Sequim
Reply to  Cinturão de Orion
4 anos atrás

Quando a Amazônia virar uma savana, você verá que futuro lindo terão nossos filhos…

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Em que cidade vc mora?

João Moro
João Moro
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Sequim, A Amazônia virar uma savana se a Amazônia for internacionalizada.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Sequim, porque voce nao pensa antes de digitar? AO menos se deu o trabalho de procurar os links com a suspeita de envolvimento de agentes publicos da funai com ONGs internacionais? Ou entao se deu o trabalho de conferir em varias fontes diferentes sobre a confiabilidade dos dados do INPE? Agora vir com essa historia de ”dados da Nasa” voce esta insultando nossa inteligencia. Como vc pode garantir que os dados apresentados era idoneos? E se eles nao foram alterados, para dado o momento de ataque multiplo contra a nossa soberania, servisse de pretexto para futuras acoes para atender interesses… Read more »

Sequim
Sequim
Reply to  Canarinho
4 anos atrás

Nem me dou ao trabalho de te responder. Estou aqui para trocar ideias , e não insultos. Estes últimos, deixo para pessoas do seu naipe.

Alison Lene
Alison Lene
Reply to  Cinturão de Orion
4 anos atrás

se enterra… faz esse favor…

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Quem vê isto..

Pensa que a Amazônia nunca teve um incêndio antes do Bolsonaro.

João Augusto
João Augusto
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

A Amazônia viu muito incêndio e desmatamento, mas vínhamos em tendência de redução e agora experimentamos um intenso crescendo com um discurso e ações do presidente favoráveis a esse quadro.

Claudio
Claudio
Reply to  João Augusto
4 anos atrás

João Augusto , não é discurso, é que a mamata das ONGs acabou mesmo, tem madeireiro , garimpo e índios, sim índios, trabalhando pra ONGs , garimpo e madeireiras nas reservas dos índios tudo com permissão dos caciques e
Cadê aquele cacique que estava na França com o macron hein?????? o porquê daquele dinheiro que seria destinado ao índio para aprender a usar Bitcoins…Eles podem garimpar e vender sem ter nenhum rastreio…criam reservas aonde tem ouro , nióbio e outros minerais e vendem pra ONGs , exploram para ONGs e ainda ganham tudo do governo.

Caravaggio
Caravaggio
Reply to  Claudio
4 anos atrás

VC não sabe nada do q está falando, palpiteiro de Amazonia hahaha

Alison Lene
Alison Lene
Reply to  Claudio
4 anos atrás

deve ter tratamento pra isso que vc tem… tenho fé…

Francico Farias
Francico Farias
Reply to  João Augusto
4 anos atrás

João Augusto você está sendo enganado pelas fakes divulgadas pela imprensa. Veja o que diz o INPE em https://www.poder360.com.br/brasil/dados-do-inpe-mostram-que-queimadas-na-amazonia-superam-media-historica/:
“O recorde para agosto, contudo, é de 63.764 incêndios, em 2005. O número de focos para o período em 2019 ainda é menor que outros 6 anos: 2002, 2003, 2004, 2007, 2010.”

O ano de 2005, o Lula era presidente foi o ano de mais incêndios.
Os maiores responsáveis por queimadas são os assentamentos da reforma agrária do MST. É claro, os assentados são pobres e não tem tratores, portanto utilizam-se do fogo.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Francico Farias
4 anos atrás

https://www.globalfiredata.org/forecast.html#amazon
O tiro saiu pela culatra, não fossem vocês mesmo postarem….
Esta ai o gráfico 2019 é o pior ano até o momento pra essa época do ano na Amazônia. Não tape o sol com a peneira (ou seria fumaça?)

carcara_br
carcara_br
Reply to  carcara_br
4 anos atrás

Engraçado postaram pra dizer que não havia queimada. Faltou saber interpretar o gráfico…
Então vale que dado?

Cobra1960
Cobra1960
Reply to  João Augusto
4 anos atrás

Prenderam um GFrupo do MST queimando a vontade na Amazônia… Por que será….

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  João Augusto
4 anos atrás

Recordar é viver…

Espero que a moderação permita este link
comment image

Do tempo que a Veja ainda prestava serviço a Nação.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Corrobora os dados do INPE, mas eles não valem disse o colombeli. Na época tb se cogitou demitir o diretor? Estou esquecido me lembre….

Alison Lene
Alison Lene
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Teve… e muito, mas nunca teve um presidente incentivando….

JPC3
JPC3
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Sugere um aí então?

João Moro
João Moro
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Para de publicar mentiras!! é esse tipo de mentiras repetidas ao máximo que está colocando a soberania do brasil em risco. Chega disso!!!

Alison Lene
Alison Lene
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Pefeito ¹°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Space jockey
Space jockey
Reply to  Minuteman
4 anos atrás

Devíamos tentar persuadir a África do Sul e algum outro país emergente a desenvolver a bomba simultaneamente conosco para diluir o peso das sanções e tentar dialogar que o clube comporta mais três. Uma boa tentativa poderia ser o japão, que tem a CN ali fungando no cangote. Poderíamos tentar argumentar que isso funcionaria como um ‘cinturão estratégico’ em torno da China ou coisa parecida, ja que a China anda ciscando na Africa. temos que tentar, se a Índia e o Pakistão puderam nós tambem temos o direito. Ou então se não deixarem compramos 300 caças e 20 submarinos, ou… Read more »

Claudio
Claudio
Reply to  Space jockey
4 anos atrás

O Japão por anos escravizou as populações da Coreia e da China, hoje a China é a segunda maior potência militar do mundo, e em pouquíssimo tempo será a primeira. A Coreia do Sul e do Norte só tem uma coisa em comum, o ódio pelo Japão, que a China tbm o compartilha.

Space jockey
Space jockey
Reply to  Minuteman
4 anos atrás

Temos quase 400 bilhões de dólares de reserva, tá na hora de usar um pouco disso em defesa caros generais !

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Space jockey
4 anos atrás

Melhor não. Real tá fraquejando e isso impulsionaria (para baixo).

Francico Farias
Francico Farias
Reply to  Space jockey
4 anos atrás

Bomba atômica é a solução.

RENAN
RENAN
Reply to  Space jockey
4 anos atrás

Tem 25 bilhões de dólares este ano no orçamento de defesa Tá na hora de cortar previlégios, cargos e instituições e investir 16 bilhões de dólares ano em compra de materiais bélicos e todos os pensionistas (204814 pensionista no total) maiores de 21 e menores de 50 anos serem transferidos para o INSS com o teto de R$ 5839,45 centavos, por força de lei. Pegar os 160948 militares da reserva e transferir para o INSS com o valor do teto de 5839,45, com lei aprovada evitando uma onda de processo. Revogar todos os benefícios, e ajudas extra salarial dos militares… Read more »

Thulio manhaes
Thulio manhaes
Reply to  Minuteman
4 anos atrás

Precisamos de investimento RESPONSAVEL nas forcas armadas!!!

Aldo Ghisolfi
Reply to  Thulio manhaes
4 anos atrás

E fiscalização e preservação ambiental!

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Aldo Ghisolfi
4 anos atrás

Também, inclusive para nossa própria segurança aliemtar e ambiental.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Minuteman
4 anos atrás

Que exagero. Se cada país que sofresse alguma pressão internacional fosse obter armas nucleares já não haveria planeta. O Brasil tem uma das maiores forças armadas do planeta e nenhuma ameaça iminente.
E de que forma a posse de armas nucleares iria desenvolver o Brasil? O respeito internacional não se conquista por ameaças de ataque.
O simples não existe.

Minuteman
Minuteman
Reply to  Hcosta
4 anos atrás

O Brasil não é como Madagascar, o Brasil é o país mais rico do mundo de longe em reservas naturais. Seria o suficiente para termos armas nucleares.

Veja o último vídeo do Comandante Farinazzo no YouTube e vai entender.

Francico Farias
Francico Farias
Reply to  Hcosta
4 anos atrás

Pois me responde qual é o pais que tem coragem de atacar outro que tenha armas nucleares? a pobre Coreia do Norte ainda existe hoje porque tem bombas atômicas e o Trump respeitou esse fato.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Francico Farias
4 anos atrás

A CN é atacada todos os dias pelas sanções internacionais.
O que impedia uma invasão era a retaliação contra a CS através de armamento convencional ou químico/biológico e o apoio da China.
A CN resistiu durante 60 anos sem armas nucleares e o facto de as terem não me parece que tenha grande impacto no desenvolvimento do país.
Utilizar a CN como exemplo para o Brasil ter armas nucleares é algo muito assustador.

Alison Lene
Alison Lene
Reply to  Hcosta
4 anos atrás

Acho que o Trumpete discorda… Força, é respeito… Não precisamos de arma nuclear, basta misseis balisticos…

cdickens@hotmail.com
cdickens@hotmail.com
Reply to  Minuteman
4 anos atrás

Bomba nuclear? Nisso nem os americanos ficarão ao nosso lado. Precisamos é de um presidente com cérebro.

WVJ
WVJ
Reply to  cdickens@hotmail.com
4 anos atrás

O jogo é difícil de jogar, e Bolsonaro, definitivamente, nada sabe das regras e parece que não aprende.
no meu entender, Mourão é o mais confiável líder do governo.

Caravaggio
Caravaggio
4 anos atrás

Mourão sendo militar brasileiro. E não deixa de ter razão. Mas vamos falar do outro lado e o principal porquê dessa reação europeia: “Precisamos,na verdade, de um presidente que pare de desmontar o sistema brasileiro de proteção ao meio ambiente; de um presidente que pare de negar fatos com ideologia rasteira; de um presidente que pare de incentivar queimadas e desmatamentos; de um presidente que pare de arrumar falsas polêmicas internacionais; de um presidente minimamente inteligente e equilibrado, enfim.” – Sequim, aí em cima. Negar isso na atual conjuntura não é só fanatismo ideológico – a negação de fatos –… Read more »

Francico Farias
Francico Farias
Reply to  Caravaggio
4 anos atrás

Deixe de escrever besteiras ideológicas. Ninguem pode voltar a viver como na idade da pedra. Em breve a terra terá 10 bilhões de pessoas e precisará de muita terra para produzir comida para tanta gente.

Caravaggio
Caravaggio
Reply to  Francico Farias
4 anos atrás

50% de nosso território com potencial agrícola fora da Amazônia está ainda inexplorado para a agricultura, sem cultivo. Se se preocupar com a exploração deslavada do meio ambiente e da maior biodiversidade do planeta é “besteira ideológica” ou seja, sua ideologia não se importa com a devastação indiscriminada dela, fico com a minha.

Vc é daqueles para quem preservação do meio ambiente é uma questão de direita ou esquerda. Vá ser ignorante e fanático no inferno.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Caravaggio
4 anos atrás

Caravaggio. A questao eh o interesse financeiro por tras disso. Voces que sao a favor do discurso internacional sobre a amazonia nao refletem sobre isso? Voce acha mesmo que certos paises do hemisferio norte querem a amazonia para a isolar em uma bolha? Vou te dar uma dica: pesquise quem sao os maiores consumidores de madeireiras ilegais na amazonia e voce vai ter uma surpresa: A questao eh queria voce ou nao: O Bolsonaro colocou a mao numa caixa de vespa, ao atingir em cheio ONGs de natureza duvidosa que atendiam interesses escusos de conglomerados farmaceuticos, industrias quimicas e mineradoras… Read more »

carcara_br
carcara_br
Reply to  Caravaggio
4 anos atrás

Correto, e lembremos o motivo da situação chegar onde chegou:
A fumaça das queimadas chegou no maior centro urbano do Brasil. Nossa maior ameaça não é a França somos nós mesmo.
Só pra lembrar não fosse a pressão internacional e p M.M.A. nem mais existiria. Não existe defesa possível para isto….

João Moro
João Moro
Reply to  Caravaggio
4 anos atrás

Estupidez é o que vivemos nesses 13 aos de PT e anos anteriores: Só corrupção, entreguismo a “potências” como Cuba e Venezuela e pau mandado das potências mundiais. Além de afundar o país.

Alison Lene
Alison Lene
Reply to  Caravaggio
4 anos atrás

39 estupidos negantivando ate agora… kkkkkkkkkk

C. César
C. César
Reply to  Alison Lene
4 anos atrás

Quer dizer que vc ¨escreveu¨ aqui 39 vezes?? Estúpido não é um MAV va ga bun do com muito tempo livre tro llan do 39 vezes e enchendo isso aqui com besteiras?

wwolf22
wwolf22
4 anos atrás

o falecido Eneas tinha a solução na ponta da língua…

Minuteman
Minuteman
Reply to  wwolf22
4 anos atrás

E e o povo o chamava de louco. Hoje vemos que são os loucos.

Aldo Ghisolfi
Reply to  wwolf22
4 anos atrás

E fiscalização e preservação ambiental!

Brunow Basillio
4 anos atrás

“Nossa Amazônia” e Capitalismo Liberal parece não combinar muito…
Se o Brasil quiser ter a “nossa Amazônia” terá que ter uma política específica para a região, hoje a dezenas de Grupos estrangeiros explorando a Amazônia, e isso não ajudou a desenvolver e nem melhorar a vida dos locais, mas os recursos tanto minerais quanto da própria floresta estão indo embora..Noruegueses, Americanos,Australianos, Chineses, Japoneses, Coreanos etc, por enquanto tem sido os verdadeiros dono da Amazônia, pois são suas Mineradoras ou madeireiras que tem enriquecido, enquanto o povo vive na me$&@..

Francico Farias
Francico Farias
Reply to  Brunow Basillio
4 anos atrás

Bomba atômica é a única solução.

João Moro
João Moro
Reply to  Brunow Basillio
4 anos atrás

Essa foi o resultado da foi a política adotada pelos presidentes anteriores. Vamos dar uma chance a uma nova forma de política ambiental, que também visa a preservação.

Fawcett
Fawcett
4 anos atrás

A Antártida é internacionalizada, mas o que tem que países clamando para explorar os recursos naturais do continente gelado ou por soberania não é brincadeira. Eles querem transformar a Amazônia numa nova Antártida, para no futuro poderem explorar seus recursos livremente.

A C
A C
4 anos atrás

Da alivio em ler um texto sobrio com resgate historico, escrito por alguem que conhece do assunto. Bom saber que tem algum adulto na sala.

Victor Moraes
Victor Moraes
4 anos atrás

Sinceramente a primeira vez que eu vi o General Mourão, respondendo a maçons, eu não gostei dele, me pareceu um criador de problemas. Depois, quando ele foi escolhido para ser vice de Bolsonaro, eu fiquei desconfiado, achando que era impopular e fanático. Mas hoje me surpreendo. A cada dia que passa ele se mostra uma pessoa muito equilibrada, culta, justa e um bom político, além, é claro de ser um vívido patriota. Hoje eu tenho certeza que, Deus não permita, em faltando Bolsonaro, Mourão seria um ótimo presidente. Ele me surpreende satisfatoriamente a cada dia. Parabéns General. Nos fez falta… Read more »

João Moro
João Moro
Reply to  Victor Moraes
4 anos atrás

Amém!

Joel Soares
Joel Soares
4 anos atrás

Serra do cachimbo, abre o poço

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Joel Soares
4 anos atrás

Pra onte!

Francico Farias
Francico Farias
Reply to  Joel Soares
4 anos atrás

O poço está aberto, nunca foi fechado, foi só encenação do Collor.

Hcosta
Hcosta
4 anos atrás

Qual é a maior ameaça para Amazónia? Uma invasão de outros países ou a sua desmatação? Do meu ponto de vista, como português, o presidente do Brasil só actuou de forma a proteger a Amazónia após esta pressão internacional, demonstrando alguma falta de vontade de actuar. Tal como Trump, o presidente brasileiro parece ser anti-ambientalista, algo que pode ser confirmado pelos ataques à comunidade cientifica e que vai para além da dicotomia esquerda-direita. Quais são as causas da desmatação? E que tipo de valor trará? A economia do Brasil deve ser dominada pela extracção e exportação dos recursos naturais? A… Read more »

Sequim
Sequim
Reply to  Hcosta
4 anos atrás

Hcosta, o senhor que atualmente ocupa a presidência do Brasil adora arrumar uma polêmica internacional para desviar a atenção pública de sua inabilidade em governar. Foi assim com aquela loucura de intervenção na Venezuela, idéia que desapareceu tão rápido quanto apareceu. E agora com esse bate-boca que mais parece discussão de bêbados com o presidente Macron. Tudo cortina de fumaça.

Francico Farias
Francico Farias
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Engano. O Sr. que ocupa a Presidência está mais do que certo em mostrar para o mundo que o Brasil é soberano. Basta de baixar a cabeça e sustentar ditaduras de terceiro mundo.
O PT enviava para Cuba mensalmente, camuflado no programa mais médicos, a bagatela de 20 milhões de dolares. Basta fazer as contas (8 mil médicos vezes 10 mil reais )

Sequim
Sequim
Reply to  Francico Farias
4 anos atrás

Você, muito provavelmente, mora em uma grande cidade e tem acesso a médicos a hora que quiser. Vai falar essas coisas para os brasileiros do Brasil Profundo que eram atendidos pelo Mais Médicos e que por miopia ideológica desse (des)governo estão agora sem atendimento médico.

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Vc mora aonde mesmo?

João Moro
João Moro
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Quase todas as vagas foram preenchidos com médicos brasileiros. Essa mentira não cola mais, Sequim.

Caravaggio
Caravaggio
Reply to  Francico Farias
4 anos atrás

Tenha algum senso de ridiculo, seu presidente é um lambe-botas dos EUA q bate continencia pra bandeira deles. Soberano é uma piada, “patrotismo” de meia tigela. Nunca teve, é um entreguista ignorante de tudo

C. César
C. César
Reply to  Caravaggio
4 anos atrás

Tenha vc senso de ridículo tentando sem nem disfarçar mais defender um presidiário que foi preso por roubar o país, MAV sem vergonha.
A primeira coisa que devemos resolver antes até de uma bomba atômica é acabar com os inimigos es quer dis tas quinta colunas internos aqui como vc, isso sim.

carcara_br
carcara_br
Reply to  C. César
4 anos atrás

Pare de fazer ameaças. Isso é crime virtual….

C. César
C. César
Reply to  carcara_br
4 anos atrás

¨Crime virtual¨ só na sua cabeça, asno. ¨Crime virtual¨ pior é ficar aqui defendendo pagando de isentão a volta ao poder de corrupto condenado por roubar o país inteiro.

carcara_br
carcara_br
Reply to  C. César
4 anos atrás

Podia até responder no mesmo nível, mas na internet tudo fica gravado, tudo fica devidamente registrado e “printado”. Quem sabe se no futuro alguém queira abrir uma ação penal né? Ai fica na cabeça do juiz decidir….

C. César
C. César
Reply to  carcara_br
4 anos atrás

Não tenho mais paciência em ser legal com es quer dis tas que defendem algo como o Lu la e o partidão dele que só fizeram roubar o país. Enquanto isso fica aí esperando e sonhando com a sua ação penal, crianção chorão.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  carcara_br
4 anos atrás

Ta na hora da moderação remover quem quer falar de política aqui, o tema é defesa. Se vc não tem nada a acrescentar ao debate volte lá pro antro do 247.

WVJ
WVJ
Reply to  C. César
4 anos atrás

Estamos numa democracia minion, respeite o contraditório. Por mais difícil que seja aturar militontos de qualquer extremo, precisamos manter o diálogo e atuar como um só povo, como somos fortes. Divididos, os inimigos precisam apenas ficar olhando e chegar no final. Para te dar um exemplo prático, os Petistas devem te achar um ‘quinta coluna’ dos EUA, que foi às manifestações de 2013 (uma primavera em nossa casa), que levou a uma divisão sem precedentes de nosso país e pôs um presidente fraco no poder. As FFAAs deveriam servir como aglutinadoras de nosso povo, não como chibata de ideologia A… Read more »

C. César
C. César
Reply to  WVJ
4 anos atrás

O contraditório para vc é bater palmas enquanto vcs es quer dis tas defendem a volta do Lu la (ou pelo menos do poste dele!) e o partidão que cansaram de roubar o país ao poder?? Espera sentado, MAV.
E eu ligo para o que pe tra lhas como vc acham? Falando em ¨quinta coluna¨ vou colar de novo quem são realmente esses lesa-pátria:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/16148/o-manifesto-da-traicao-a-patria

WVJ
WVJ
Reply to  C. César
4 anos atrás

Rapaz, lê de novo o que escrevi.
Militontos de qualquer extremo incluem você, do azul, e outros, do vermelho.
Não quero LulaLivre; por motivos bem diferentes do seu (que parece não passar de um minion), espero que ele reflita muito na prisão sobre democracia, alternância de poder, sobre o custo que o país está pagando por seu personalismo e vaidade.

C. César
C. César
Reply to  WVJ
4 anos atrás

Mas militonto, aliás melhor MAV, é vc quando tu defende usando a tático do ¨isentão¨ uma ideologia fracassada com o es quer dis mo.

WVJ
WVJ
Reply to  C. César
4 anos atrás

Sua interpretação de texto diz muito sobre você, vou respeitar sua deficiência.
Nenhum dos líderes de esquerda que eu gosto estão nesse manisfesto e, caso um dia, venham a estar em iniciativas cisórias, deixo de seguir eles na mesma hora.

C. César
C. César
Reply to  WVJ
4 anos atrás

Deficiência não tem aquele que não consegue enxergar que é um erro tremendo defender um corrupto preso por roubar o país ou uma ideologia que fracassou no mundo inteiro? E se nenhum líder seu (Sei!) esta neste manifesto veio chorar aqui porque?

WVJ
WVJ
Reply to  C. César
4 anos atrás

Porque vc insiste nessa mentira, nessa tese bolsonariana de que o Brasil se divide em petralhas e bozominions.
Sorte que temos Mourão no governo.

C. César
C. César
Reply to  WVJ
4 anos atrás

E onde foi que eu disse dessa divisão? Vc que veio aqui cheio de dores e bancando o isentão defender seus companheiros das críticas que eu fiz porque sempre que eles podem fazem tro lla gens baratas ¨nada a ver¨ ao governo Bolsonaro. Ou um deles ou todos são outros Nicks que vc usa para ¨comentar¨ aqui?

WVJ
WVJ
Reply to  C. César
4 anos atrás

Apenas acho que não se deve dizer que devem ser caçados quem pensa diferente de você. Quis lhe lembrar que estamos numa democracia e isso de perseguir oponentes políticos é coisa de gente covarde que está montada no poder, sejam nazistas, comunistas, ambientalistas, desenvolvimentistas, etc. Daí a coisa foi piorando porque parece que não entende os textos, o português.

C. César
C. César
Reply to  WVJ
4 anos atrás

Não, MAV. Eu critiquei o tal Caravaggio e o Carcará lá em cima que são es quer dis tas até o talo e vc veio defendê-los. E não é a primeira vez que vc faz isso. Então ou vc gosta de pegar as dores dos outros se forem, claro, es quer dis tas ou esses Nicks são todos seus mesmo, o que não é de se estranhar.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  WVJ
4 anos atrás

E o que vc propõe ? Fale, vai que concordemos. Só te vejo falar de política .

WVJ
WVJ
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Space, deveríamos não ter assinado o TNPN pra começo. FHC o fez e agora estamos amarrados nesse sentido (e não vejo pessoas aqui esculhambando o cretino). Desenvolver Nukes a essa altura acho impossível sem a ONU ficar sabendo pois nossos serviços de inteligência não são páreo para os internacionais. Uma hora vaza e aí o cerco aperta pro nosso lado. Deveríamos correr com projetos tipo o 14-X para tentar viabilizar uns hipersônicos como dissuasão contra concentrações de forças ao nosso redor (essa é minha melhor ideia em termos bélicos pra hoje). No mais, em vez de sermos apenas bons moços… Read more »

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  WVJ
4 anos atrás

1- mas o canalha do FHC assinou e não temos como voltar no tempo; 2 – realmente não tem como fazer escondido, pelo menos pelo que pesquisei; mas minha opinião deve ser esperar um momento de distração la fora e testar na cara-de-pau, mas tentar testar ao mesmo tempo com mais um ou dois países amigos, não tem como aplicar sanções em todos os países em desenvolvimento. 3 – Quanto ao 14-X concordo que poderiamos começar a investir mais recursos nele, mas sua serventia creio que seja apenas para dispensar uma ogiva. 4 – Defesa do meio ambiente sempre, não… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Francico Farias
4 anos atrás

Imaginem este cenário: Bolsonaro impõe uma ditadura e a comunidade internacional impõe sanções ao Brasil. O Presidente está certo porque não baixa a cabeça às pressões internacionais e o país é soberano?
Vivemos num mundo globalizado e o que acontece no Brasil, quer sejam questões económicas, sociais ou ambientais, pode afectar as relações internacionais.
A soberania de um país mede-se pelos seus princípios, que do meu ponto de vista português, parece-me muito semelhantes aos da ditadura militar.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Sequim
4 anos atrás

é verdade ate pq o Bolsonaro não tinha nada pra fazer e começou a provocar o Macron que tava quietinho lá na adega dele em Paris. O “erro” do Bolsonaro foi não ter sido igual os presidentes anteriores, SUBMISSO ao interesses internacionais, na próxima vamos pedir pra ele não defender mais a SOBERANIA do Brasil, afinal isso é tão “infantil”, vamos pedir para ele entregar de uma vez por todas a Amazônia, assim os brasileiros não vão mais se estressar com a “inabilidade” dele de governar, vão ter tempo pra discutir quem ganhou o BBB, e como foi o próximo… Read more »

Caravaggio
Caravaggio
Reply to  Alessandro
4 anos atrás

“O “erro” do Bolsonaro foi não ter sido igual os presidentes anteriores, ”

hahaha Nunca o Brasil, em toda sua historia, foi tão submisso a interesses estrangeiros quanto o Bozo em oito meses de governo com sua servilidade nojenta ao Trump e aos EUA hahaha

C. César
C. César
Reply to  Caravaggio
4 anos atrás

Olha aqui o que faziam os seus ídolos que não eram ¨submissos¨(Kkkk) que ou estão presos, ou investigados ou indo para a cadeia, MAV:

https://www.tercalivre.com.br/7-ditaduras-financiadas-pelos-governos-do-pt-nos-ultimos-anos/

carcara_br
carcara_br
Reply to  C. César
4 anos atrás

Não existe vácuo de poder. Se não estão na nossa esfera de influência, vão pra esfera de outros. Essa caça a bruxa eleitoreira vai custar caro ao Brasil, inclusive em termos dissuasórios.

João Moro
João Moro
Reply to  Caravaggio
4 anos atrás

Caravaggio, Não sabe de nada, inocente…

Alessandro
Alessandro
Reply to  Caravaggio
4 anos atrás

Caravaggio, o Bolsonaro é tão submisso aos EUA que construiu um porto em Miami com o dinheiro do contribuinte brasileiro

O Bolsonaro é tão submisso aos EUA que dava mais de 1 bilhão por ano, para sustentar a economia deles através do mais médicos tirando empregos de brasileiros

O Bolsonaro é tão submisso aos EUA que praticamente deu mais de 4 bilhões do nosso dinheiro para os EUA em forma de empréstimo, e tomamos um CALOTE!

Esse Bolsonaro é muito capacho dos americanos né? rsrs…

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  Sequim
4 anos atrás

Tua fala é só mentira. Pura farsa. Não sai nada daí.

Francico Farias
Francico Farias
Reply to  Hcosta
4 anos atrás

Havendo uma invasão fatalmente haverá desmatamento e exploração do s recursos naturais. Ou você acredita que os paises capitalistas vão simplesmente invadir a Amazônia para conservar as matas? não seja ingÊnuo, se a preocupação fossem as matas cada pais europeu plantaria uma Amazônia em seu território.

Sequim
Sequim
Reply to  Francico Farias
4 anos atrás

Gzuis, olha o nível dos argumentos…

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Francico Farias
4 anos atrás

Francisco, uma Amazónia não, mas bem que eu gostava que o meu país, Portugal, ressuscitasse a Floresta Mediterrânea que aqui antes existia, cujas espécies eram aliás, das mais resistentes a incêndios e das que melhor conservavam os terrenos aqui presentes. Actualmente Portugal tem eucaliptos e pinheiros (nem estes mediterrâneos), ambas árvores que têm sido o principal contributo para a destruição de solo, extinção de fontes de água e desertificação do meu querido país, por culpa, precisamente, do estado português, que incentivou, tal como bolsonaro, uma “floresta” de rentabilidade. Ressuscitar o que antes aqui havia, demoraria décadas, longas décadas, assim como… Read more »

Claudio
Claudio
4 anos atrás

A Sibéria está pegando fogo também, porque será que a Europa não fala nada em internacionalizar a Sibéria? Porque será? Kk

Francico Farias
Francico Farias
Reply to  Claudio
4 anos atrás

Porque a Russia tem bombas atômicas. SIMPLES ASSIM.

Claudio
Claudio
Reply to  Francico Farias
4 anos atrás

Néh!

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Claudio
4 anos atrás

Entre outras razões, o facto de que a Rússia não estará a incentivar uma crise diplomática de proporções internacionais, ao contrário de Bolsonaro, que põe depois as culpas nos outros, porque com jeitinho são os índios e ONG´s, talvez o próprio Macron, mas nunca o que possa pôr em causa às suas acções ou políticas. Entre outras razões, o facto de que, ao contrário do Brasil (que tem, de facto, meios), Angola, que também arde de momento, carece de um sistema suficiente para combater, conter ou prevenir, situações de incêndio. Por outro lado, os incêndios em Angola, que mais uma… Read more »

João Moro
João Moro
Reply to  Peter nine nine
4 anos atrás

“Entre outras razões, o facto de que a Rússia não estará a incentivar uma crise diplomática de proporções internacionais,”
E os assassinatos de espiões sob proteção britânica? e as frequentes invasões de territórios com seus aviões? A tomada da Criméia da Ucrânia?
Peter nine nine, esse argumento não “cola”.

WVJ
WVJ
Reply to  João Moro
4 anos atrás

No caso presente João Moro… estamos falando das queimadas

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  João Moro
4 anos atrás

João, O que não cola é você distorcer o contexto do que abordei no comentário.

Diogo
Diogo
Reply to  Peter nine nine
4 anos atrás

É, a culpa é do Bolsonaro mesmo, quem mandou ele mexer no vespeiro e cortar a mamata de muita gente….

Caravaggio
Caravaggio
Reply to  Claudio
4 anos atrás

O Pere ninenine já respondeu sua ignorancia de bolsominion .

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
4 anos atrás

A Amazônia não é minha, não comprei nenhum centímetro de terra lá. Então quem quiser invadir lá que fiquem à vontade. Eu fico aqui em casa vendo os bestas se matarem pela TV. Agora se pisarem os pés aqui na fazenda, aí sim o bicho pega.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Como sempre um poço de sabedoria só que virado do avesso!

C. César
C. César
Reply to  Carlos Gallani
4 anos atrás

Fica evidente o ¨tipo¨ de liberdade e/ou liberdade de ¨quem¨ esse sujeito defende.
É o famosos machão dos teclados mas como bom es quer dis ta quando o bicho pegar mesmo ele foge dando chiliques e gritando palavras de ordem.

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Carlos Gallani
4 anos atrás

Mas é exatamente o mesmo argumento usado pelos estatistas de plantão: A Petrobras, a Eletrobras, etc. não são minhas, não comprei nem um tijolo delas, estão aparelhadas pela esquerda(que já não governa o país a pelo menos 3 anos), são focos de corrupção(então meu gado está com carrapato, vamos matar o carrapato).

Valim
Valim
4 anos atrás

Puts……. Mas que orgulho de ter um Vice Presidente desse calibre.
Brasil acima de tudo

Orgulho de ser brasileiro

Peter nine nine
Peter nine nine
4 anos atrás

“No contexto de uma campanha internacional movida contra o Brasil, ressurgiu a antiga pretensão de relativizar, ou mesmo neutralizar, a soberania brasileira sobre a parte da região amazônica que nos cabe, a nossa Amazônia.” Parei de ler aqui, campanha internacional contra o Brasil? No máximo poderiam dizer contra Bolsonaro, mas não contra o Brasil. Sendo um tema sensível, escuso de me prolongar mais sobre o assunto. Depois retornei à leitura, e contra nada neste texto estou contra, reconheçam no entanto que a actual crise diplomática teve como precedentes uma impressionante falta de acção por parte do actual governo brasileiro, perante… Read more »

João Moro
João Moro
Reply to  Peter nine nine
4 anos atrás

Sò dá pra colocar meu repudio a esse comentário.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  João Moro
4 anos atrás

Eu bem que disse que perceberão, mais tarde que cedo

Rafaelsrs
Rafaelsrs
4 anos atrás

Simplesmente o “nosso” presidente não está nem aí para a Amazônia, simples assim, ele incentiva indiretamente aos madeireiros, grileiros e ruralistas a destruir mais a floresta quando vai contra órgãos federais de proteção e fiscalização do meio ambiente, edita medidas provisórias para dificultar as multas do IBAMA, etc. O que esperar de um presidente que exonera um fiscal que a anos atrás o multou por estar em uma APA pescando, infringindo claramente a lei? O que esperar de um presidente que pega um dos maiores especialistas oceanógrafos do país, que trabalhava em Fernando de Noronha, e o remove de ofício… Read more »

Diogo
Diogo
Reply to  Rafaelsrs
4 anos atrás

Amigo, eu vejo ao contrário. Eu vejo o desenvolvimento e não dá forma agressiva que você está imaginando. Vejo um governo atuando contra órgãos aparelhados que são verdadeiras fábricas de multas, vejo um governo que está tentando aproveitar da melhor forma o potencial turístico desse país. Vejo um governo que irá tirar do nosso cangote estatais que foram aparelhadas e sugadas até o osso por governos anteriores. Agora me responda, o que estava antes deu certo? Era bom?

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Diogo
4 anos atrás

Sobre os Parques Nacionais: Todos são visitados, bem cuidados e não necessitam de uma empresa que visará o lucro para cuidar deles, visando o lucro o limiar do que é ou não depredação e aceitável passa a ser a visão do concessionário. O IBAMA era fábrica de multas por ser aparelhado por esquerdistas? Fala sério né, realmente, essa sua afirmação é séria? Estatais aparelhadas e sugadas? Todas estão superavitárias e serão vendidas, em média, pelo valor de um TRIMESTRE de lucros, sabe o que é vender uma empresa para sempre pelo valor de um trimestre de lucro? É crime, simples… Read more »

Diogo
Diogo
Reply to  Rafaelsrs
4 anos atrás

Amigo, os parques são pouco visitados pelo potencial que eles tem…mas eu não ouvi ou li nada dizendo sobre privatização de parques, vou pesquisar para ver se não é apenas falácia da extrema imprensa. Agora, me aponte uma estatal que estava dando lucro? Até a gigante Petrobras quase foi pro saco. Crime é encarecer a nossa vida como afirmou o João Moro.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Rafaelsrs
4 anos atrás

Chega a revoltar a irresponsabilidade do discurso político por razões puramente eleitoreiras. Gostaria de destacar no seu texto: Quando vejo pessoas do governo defendendo tanto assim nossa soberania sou obrigado a rir pois são as mesmas pessoas que defendem a venda de nossas estatais a preços de banana pois não sabemos administra-las, mas pera, se não estamos sabendo administrar a Amazônia por que não entrega-la também a preço de banana? Repararam como é o mesmo pensamento? É aqui que os militares estão criando a cobra que vão picar eles no futuro, é obvio onde isto vai parar, não agora, mas… Read more »

João Moro
João Moro
Reply to  carcara_br
4 anos atrás

As estatais eram antros de ratos corruptos que encareciam muito a nossa vida.

carcara_br
carcara_br
Reply to  João Moro
4 anos atrás

Em dois tempos dá pra transformar este discurso pra boa parte do território nacional, cuidado…

João Moro
João Moro
Reply to  carcara_br
4 anos atrás

Dá pra aplicar aqui no Paraná: A Sanepar (estatal de água e esgoto) é a mesma coisa.

JPC3
JPC3
4 anos atrás

Os muitos dos caras que foram demitidos dos órgão ambientais são justamente alguns dos que mais estão postando fakenews na internet.

Não tinham que ser demitidos, tinham que ser presos.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  JPC3
4 anos atrás

Fake news? São um problema, de facto, mas refere-se a qual notícia, acho que não chega fazer soar “fake news” e andar a apelar a essa frase como grito de guerra.

Diogo
Diogo
4 anos atrás

Eu acho engraçado ao ler alguns comentários aqui dizendo que o governo atual incentiva o desmatamento..eu não ouvi o Bolsonaro dizer que está aberta a temporada de queimadas. Isso que está ocorrendo é sazonal e já teve anos piores, e essas queimadas não foram feitas para plantio ou pasto, então logo essas áreas estarão reflorestadas, é o ciclo da selva. Parece para alguns que o Brasil era um paraíso, sem corrupção, com um ótimo planejamento e tudo funcionando corretamente. Alguém lembra da transposição do Rio São Francisco, a m…que foi? E nem terminaram a obra para variar…que saudades desse Brasil… Read more »

Caravaggio
Caravaggio
Reply to  Diogo
4 anos atrás

Eu acho engraçado é viver no mundo da lua do fanatismo religioso ao Bozo. rs

C. César
C. César
Reply to  Caravaggio
4 anos atrás

Agora troque o ¨Bozo¨ e coloque Lu la para ver, MAV.

Chame os outros do que vc é e do que vc faz, né Tro ll!?

Diogo
Diogo
Reply to  Caravaggio
4 anos atrás

Engraçado é ver o poste e a a vice do poste comungando para ganhar votos..

Caravaggio
Caravaggio
4 anos atrás

O que o Bozo pensa sobre meio ambiente e amazônia está aqui.

Frase de Bolsonaro em 1998 destacada pelo The New York Times, o jornal mais importante do mundo: “A cavalaria brasileira foi incompetente. Competente, sim, foi a norte-americana que dizimou seus índios no passado e, hoje em dia, não tem mais esse problema em seu país” (O Globo)

Vcs são patéticos.

Lucas
Lucas
4 anos atrás

Cuidados com os ânimos exaltados ,sei que muitos aqui preferem chutar o “pau da barraca” e dizer que a Amazônia e nossa e foda se , porém analisando um pouco e lembrando que nossas forças armadas não tem condições nenhuma para atuarem em um cenário de guerra ou ate mesmo lutando por guerra de insurgência , quem estaria disposto a entrar em confonto direto com países desenvolvidos anos luz do nosso ? Ninguém ! Então essa discussão que a meu ver é muito superficial , deve ser debatia com exata experiência política !

Alison Lene
Alison Lene
4 anos atrás

É nojento ver o Mourão tentando proteger o Bozo pra não ter atrito com a ameba do filho dele…

Fabio Oliveira
Fabio Oliveira
4 anos atrás

Não perderemos nada , pois , nunca usamos como deveríamos correto??? So se perde algo que se tem. Não no papel mas na realidade. Temos que reconhecer que somos incompetentes para gerir isto tudo. Alguém mexe com o Paquistão , Índia , Israel , Coreia do Norte ……. qual o diferencial deles ?? Vamos esperar o mundo ficar sem nada para depois explorarmos ???? É obvio que quem deixar ter ou precisar de mais , e tiver condições , vem tomar . De que adianta ter uma Ferrari se vc não sabe e tem medo de dirigir ? Nossa politica… Read more »

RENAN
RENAN
4 anos atrás

Mourão sei que o senhor lê os comentários aqui do site Quero lhe parabenizar pelas palavras do texto E lhe implorar para utilizar estes acontecimentos para fortalecer a defesa nacional. Não fortalecer os militares e sim as instituições dotando de administração séria, racionalidade de recursos, investimento pesado em compras de materiais relevantes, acelerar os projetos em andamento e iniciar uma nova mentalidade de defesa. Cortar na própria carne para sacrificar o benefício e previlégios de 700 mil militares e pensionista (373 mil ativos, 161mil reserva 205mil pensionista) Para salvar uma nação de 200 milhões de pessoas. Uma nova mentalidade Baseado… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
4 anos atrás

A parte da Amazônia que nos cabe, está até muito bem.Claro os séculos passam e a mesma, não poderia estar ainda intacta.O aproveitamento racional da floresta é o que se persegue.Mas até aí vão arrumar confusão.

J Curitiba
J Curitiba
4 anos atrás

Eu via o Chaves, o Maduro, o gordinho e seu pai da Coreia do Norte,o presidente do Irã, os ditadores africanos amigos do Lula e os irmãos Castro inventando inimigos externos para se segurar em meio a sua compmeta falta de capacidade de governar um país. E pensava… Como o povo desses países cai nessa de se unir contra um inimigo externo? Quando menos esperava eis que o Messias brasileiro arruma o seu inimigo externo também. Para alegria de alguns militares e os entusiastas de plantão. A palavra da moda é patriotismo. Mesmo que ele venha acompanhado de “ajuda” sincera… Read more »