Declaração de Dilma sobre ação militar no Mali irrita governo francês

 

Presidente_Dilma_2

Murillo Camarotto

vinheta-clipping-forte1Não pegou bem em Paris a declaração da presidente Dilma Rousseff sobre a intervenção do exército francês no Mali. Após uma reunião com líderes europeus, há três semanas, Dilma afirmou que o combate ao terrorismo não deveria “reavivar antigas tentações coloniais”.

Fontes do governo francês informaram ao Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, que a observação de Dilma foi muito mal recebida em Paris. “Um comentário como esse revela, acima de tudo, desconhecimento”, disse uma pessoa com trânsito na diplomacia francesa.

De acordo com a fonte, a operação militar está amparada nos requisitos necessários, como pedido oficial de ajuda pelo governo do Mali e aval da Organização das Nações Unidas (ONU). “A intervenção também conta com apoio dos países vizinhos ao Mali, que temem a proliferação do terrorismo na região”, reforça a mesma fonte.

Colônia da França até 1960, o Mali passa por uma onda de violência após o envolvimento de grupos terroristas de origem muçulmana e ocidental em disputas políticas locais. As forças francesas entraram em ação no dia 11 de janeiro, no momento em que rebeldes ameaçavam derrubar o governo local.

No último dia 24, Dilma se reuniu em Brasília com os presidentes da União Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman van Rompuy. Na ocasião, a presidente cobrou solução para os conflitos no Mali, na Síria, em Israel e na Guiné-Bissau.

Dilma defendeu a submissão das ações militares às decisões do Conselho de Segurança da ONU e mencionou eventuais tentações coloniais. “O combate ao terrorismo também não pode ele mesmo violar os direitos humanos nem reavivar nenhuma das tentações, inclusive as antigas tentações coloniais”, disse a presidente.

Na avaliação dos franceses, a declaração revela também o “desinteresse” do governo Dilma pela política externa. Os europeus reclamam de dificuldades em conseguir agendar reuniões e coletar informações junto aos ministérios e demais órgãos do governo. Os empecilhos, segundo os franceses, teriam aumentado após Dilma assumir a Presidência da República.

Em um primeiro momento, os diplomatas franceses avaliaram a declaração como um arroubo presidencial e esperaram, em vão, por um esclarecimento do Ministério das Relações Exteriores. “Um país que tem a sexta economia do mundo e quer um assento no Conselho de Segurança da ONU não pode falar em colonialismo em pleno século 21”, arrematou a fonte no governo francês.

FONTE: Valor

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
11 anos atrás

Dilma, ao invés de dar pitaco nos terroristas dos outros, deveria cuidar dos seus próprios. Porque esses ataques deflagrados por essas organizações criminosas, tipo CV e PCC, no Rio, São Paulo e Santa Catarina, nada mais são que ataques terroristas.
Mas parece que essas ações tem forte interesse político, já que podem ajudar muitos cumpanheros a assumirem governos estaduais.

Giordani
Giordani
11 anos atrás

Terrorista que defende terrorista tem cem anos de perdão…e CC garantido numa das tantas estatais…indenização por perseguição política…indicação para conselheiro de estatal…financiamento público para escrever suas memórias…

Esperar o quê de uma turba que ficou do lado de um terrorista-assassino confesso e condenado?!?!?!!?!?!

Vader
11 anos atrás

A política externa brasileira sob a batuta de ideólogos do Foro de São Paulo do naipe de um Marco Aurélio Garcia é absolutamente bisonha, errática, infantil e beócia. Chega a ser cretina de tão ingênua. Desde que a PeTralhada foi em muitieramá galgada ao poder o Brasil se arrogou o direito de defesa dos “pobriziuprimidudumundu” e, sob tal argumento tem cometido as maiores barbaridades que jamais se viu “nefte paíf” em matéria de relações internacionais. É a política externa do “pobrismo”: país bom para a política externa do Foro de São Paulo (Brasil) é aquele pobre, isolado, condenado internacionalmente, cheio… Read more »

rsbacchi
rsbacchi
11 anos atrás

Vader,

Estou contigo.

Excelente.

Bacchi

klesson
klesson
11 anos atrás

Vader, faço das suas palavras as minhas. Há muito que critico a patética e bisonha política externa brasileira. Seja ela no caso de Honduras, Irã, Bolívia, Venezuela, Líbia, Síria e DEUS sabe o que mais besteiras estão fazendo ou vão fazer. É simplesmente ridículo. Como é que pessoas que enfrentaram um regime militar se sai com essas? As surpresas são latentes a cada palavra ou atitude! Chega dói! A nossa Presidente, assim como muitos não deve confundir Democracia e liberdade com libertinagem e o tudo eu posso. Não é bem assim! Aos franceses, somente peço: Perdoa-lhes pois eles não sabem… Read more »

GBento
GBento
11 anos atrás

Vader,

Onde assino?

Klesson,

Não se iluda meu amigo, só enfrentaram uma ditadura militar porque queria uma ditadura comunista no lugar (o que indubitavelmente acarretaria a montanha de mortos que é marca registrada do regime comunista).

Se pra você as surpresas são latentes, creio que então lhe falta um pouco de conhecimento sobre a história dessas pessoas hoje aboletadas no (des)governo federal.

A mim não causam surpresa nenhuma.

Saudações.

GBento
GBento
11 anos atrás

Onde se lê: …porque queria..

Leiam: …porque queriam…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
11 anos atrás

Parabéns Vader! Irretocável!

Almeida
Almeida
11 anos atrás

O baixinho Sarkozy deu um gelo na gerente quando esta ainda era candidata e foi lá no Eliseu pedir apoio. Agora, como seu mestre iluminado vive fazendo, levou pro lado pessoal e cagou pros interesses do Brasil só pra fazer revanche. Típico desta corja.

E ainda tem gente que acredita no Rafale pro falecido FX-2…

Requena
Requena
11 anos atrás

Vader

Assino embaixo.
Sem mais nada a declarar.

Rogério
Rogério
11 anos atrás

É isso mesmo Vader, ótimo texto.

[]s

Optimus
Optimus
11 anos atrás

E ainda volta e meia vem gente aqui escrever que estes governantes, com esse tipo de mentalidade vai “reamar” as FA’s com “máquinas de matar” – seja yankee, russo, frances, chines, etc. Não interessa: não há interesse ideológico algum nisso: Pra eles isso é coisa de “imperialistas e colonialistas”.. Aos que passaram anos defendendo esse governo, vcs conseguiram, o dia que tivermos um strike carrier group na nossa costa, tomahawks e B-2 voando sobre nossas cabeças e simplesmente não pudermos fazer nada a respeito, lembrem-se: isso não é culpa dos “tucanos”, “pig”, “zelite”, só… É de VCS TBM!!! Parabéns!!! Enquanto… Read more »

Leo Rezende
Leo Rezende
11 anos atrás

Caro Vader:

Faço coro as felicitações que recebeste.
Apesar da pertinência de cada palavra colocada,o que mais me chamou atenção ,foram as suas conclusões.
Acredito (torço!) que essa fase esquerdopata pela qual o país passa, seja MUITO passageira,pois não é possível que durem muito mais tempo fazendo hagada atras de hagada!
Se bem que depois que o Renan voltou a presidência do Senado… eu não duvido de mais nada.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Leo Rezende

O país está afundando e meu medo é que na hora que a carroça virar, essa gente que está ai use a situação para, de fato e de direito, transformar isso aqui em um país comuna.
Alguém irá dizer: os milicos não irão permitir.
Mas é bom lembrar que se há milicos de direita, há também os de esquerda.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Ia esquecendo: Vader, parabéns pelo belo texto.

Leo Rezende
Leo Rezende
11 anos atrás

Um golpe militar de “esquerda”? O País tem que ta muito na shit pra isso poder ter a mínima possibilidade de dar certo…Além do que brasileiro presa muito suas ‘liberdades’ pra engolir um troço desse quieto!
É mais fácil continuar essa zona…

Marine
11 anos atrás

Vader, Seu texto me lembrou de um que a anos atras li e guardei. Apesar de se referir a progressistas americanos, o contexto e o mesmo e demonstra que a “esquerda” ocidental e a mesma, independente do pais: “War IS an ugly thing, but as long as nations and leaders exist that detest freedom, sometimes it is the only way to secure a lasting peace. Most leftist anti-war protesters and pundits don’t understand this. They state that this use of force is always unnecessary — that war, ANY war, is never good. Some of them, born into the luxury of… Read more »

ricardo_recife
ricardo_recife
11 anos atrás

A tia mor do Cesare Battisti ( o tio é o Tarso Genro) falou muita, muita bobagem.

Vander parabéns, comentário irretocável.

Abs,

Ricardo

Ivan
Ivan
11 anos atrás

Calma aí pessoal. Não é questão de direita ou esquerda. Mas de ter bom senso sobre o que está acontecendo no mundo e a responsabilidade de manter a estabilidade em regiões potencialmente quentes. Isto falta ao governo brasileiro já há alguns anos. Afinal, o atual Presidente da República e Primeiro Ministro da França são do Partido Socialista, supostamente de esquerda. A questão é que eles defendem os interesses deles e nós deveríamos defender os nossos, sem querer posar de ‘bom moço’ (‘ou boa moça’). Simples assim. Por outra, é sempre bom lembrar a desfeita que o nosso governo engoliu sem… Read more »

Mauricio R.
Mauricio R.
11 anos atrás

“…não pode falar em colonialismo em pleno século 21”, arrematou a fonte no governo francês.”

Que tal então falarmos sobre os subsídios agrícolas pagos pelo governo francês e a insistência em inviabilizar nossas exportações de commodities agrícolas p/ a EU???

erabreu
erabreu
11 anos atrás

Descuple Mauricio R,
mas o que tem a ver uma coisa com a outra?
Cortina de fumaça?
Tirar a esquerdalha da defensiva?
A verdade é que dona Vanda falou m*#da. Perdeu mais uma excelente chance de ficar calada.

Marcelo "Ostra" Lopes
11 anos atrás

Felipe, perfeito

funciona mai ou meno assim

Corpo deplomatico da Banania

Dar uma resposta para algum eventu mundil (MULTIPLA ESCOLHA)

( ) Resposta embasada e pensada
(X) Falar Merda pra variar
(X) Aonde fica mesmo o Burkina Faso, Kiribati e Butão ?

MAD DOG
MAD DOG
11 anos atrás

Caro Vader, o Iluminado!!! Simplesmente… PERFEITO!!! Agora fica cada vez mais clara os motivos da nossa “pseuda ditadura de 64”. Muitos irão me criticar por essa afirmação! Sem dúvida nenhuma.. rsrsrs Mas a cada dia fica mais claro o pq passamos por ela em nossa história! Imaginemos essa corja, hoje no poder, naquela época se alinhando a antiga URSS, em meio a GUERRA FRIA, com certeza teríamos um conflito estilo Vietnã em nosso Brasil e claro um genocídio ideológico aos moldes de Mao Tse Tung, Ho Shi Min, entre outros. Até hoje, pintam uma DITADURA MILITAR, mão de ferro, passaram-se… Read more »