Telespazio (Finmeccanica/Thales) participa da Conferência Rio+20

0

Rio de Janeiro, 18 de junho de 2012 – A Telespazio, uma joint venture entre a Finmeccanica (67%) e a Thales (33%), participa da Conferência Rio+20, sobre o Desenvolvimento Sustentável promovida pelas Nações Unidas, no Rio de Janeiro.

O evento acontece 20 anos após a Cúpula da Terra sobre o Ambiente e o Desenvolvimento, que também ocorreu no Rio de Janeiro em 1992. Ela representou o início formal das grandes convenções internacionais sobre o clima, biodiversidade e desertificação.

A Telespazio, empresa que atua no campo de serviços espaciais há mais de 50 anos, é uma das líderes na Área de Observação da Terra e contribuiu para o design do “Pavilhão Itália”. Ele foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente Italiano, que apresenta sua excelência nacional em tecnologia nos setores de Meio Ambiente e Energia.

Junto com as suas filiais Telespazio Brasil e a e-GEOS (ASI/Telespazio), a empresa cobriu todo o chão do “Pavilhão Itália” com uma imagem de cerca de 1.000 m2, de altíssima resolução, da floresta de Novo Aripuanã na Amazônia. Este foi o resultado de uma série de aquisições de imagens de satélite realizadas pela constelação Italiana COSMO-SkyMed entre 28 de janeiro e 14 de fevereiro de 2012. A imagem demonstra a importância das florestas primárias como lugares ideais para a conservação da biodiversidade e preservação do Meio Ambiente.

Como prova do seu foco permanente nos problemas de desenvolvimento sustentável, a Telespazio apresentará em suas instalações na Rio+20 um vídeo chamado “Love Planet Earth”, que apresenta os vários problemas de Meio Ambiente associados às mudanças climáticas, que foram obtidos por meio de imagens de satélite. Trata-se de um intenso vôo virtual que começa no espaço e leva o público a enxergar com a visão do satélite alguns dos lugares mais espetaculares da Terra, como também os lugares mais afetados, como: os Pólos Norte e Sul, Oceanos, Desertos, Florestas e as Grandes Cidades.

Cada uma das grandes imagens apresenta um tema de interesse ambiental, que é atualmente monitorado, estudado e controlado graças à tecnologia espacial. A beleza das imagens de satélite do nosso planeta está em contraste com a natureza dramática dos problemas que enfrentamos, tais como: desertificação, o uso intensivo dos recursos, o derretimento das geleiras, a expansão das grandes cidades, como também o desflorestamento, o uso irracional da terra e os danos irreversíveis que causam à natureza.

Na programação dos eventos promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente no “Pavilhão Itália”, no dia 20 de junho, o Presidente da Telespazio, Carlo Gualdaroni, participará da apresentação do projeto de revitalização urbana da favela do Leme do Rio de Janeiro, que foi realizado com o suporte de algumas empresas Italianas. A Telespazio, em especial, forneceu às autoridades locais imagens de satélite da área que permitiram monitorar o andamento dos trabalhos. Já no dia 19 de junho, o Presidente da Telespazio Brasil, Marzio Laurenti, realizará duas palestras sobre os seguintes temas: “Monitoramento e Detecção do Desflorestamento na Amazônia” e “Monitoramento e Detecção dos Vazamentos de Óleo”.

DIVULGAÇÃO: Hill+Knowlton

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments