Baixa assinatura visual, num trabalho com a nossa assinatura de qualidade
Camuflagem do novo helicóptero da Polícia Militar do Paraná foi criada por Alexandre Galante, editor da revista ‘Forças de Defesa’
Ontem (22.08), durante a feira de equipamentos de segurança pública Interseg, que está sendo realizada no Rio Centro (Rio de Janeiro – RJ), tivemos uma grata surpresa ao visitarmos o estande da Helibras.
O segundo helicóptero EC 130 B4 do Grupamento Aeropolicial-Resgate Aéreo da Polícia Militar do Estado do Paraná estava pintado com a camuflagem proposta pelo jornalista e designer gráfico Alexandre Galante, editor chefe da revista Forças de Defesa e dos sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres.
A proposta da nova pintura nasceu de uma conversa na LAAD, entre nosso coeditor Guilherme Wiltgen e o major Adonis da PM do Paraná, com indicação do capitão de corveta Zamir (esquadrão HU-2), da Marinha o Brasil. O major Adonis nos contou que estava pensando numa camuflagem urbana para o novo helicóptero. Ele já havia feito alguns rascunhos de uma nova pintura, baseada na camuflagem facetada de uma foto de um Su-35 russo, em tons de cinza.
Analisamos os rascunhos e fizemos um estudo de camuflagens, aproveitando a experiência que teve na Suécia em 2010, onde observou e fotografou aeronaves suecas. Fizemos 3 propostas de pintura (abaixo), que foram enviadas ao major Adonis.
Depois de aprovada a proposta pelo alto escalão, com pequenas alterações, o pessoal da Helibras teve um grande trabalho para pintar a aeronave, mas ficou perfeita. A nova pintura, criada com o objetivo de tornar menos visível a aeronave em diversas situações em que irá operar, conseguiu um agradável efeito contrário no ambiente da feira: atraiu a atenção de todos os visitantes!
Recebemos os cumprimentos de militares do GRAER e fomos convidados pelo Comandante Geral da PM do Paraná, Coronel Marcos Teodoro Scheremeta, a visitar o Grupamento Aeropolicial no recebimento da nova aeronave.
Na próxima edição (número 3) da revista Forças de Defesa, publicaremos um “making of” completo de como a camuflagem foi idealizada, além de uma matéria sobre o recebimento da nova aeronave, que em breve iremos acompanhar.